Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238947porPalavras-chave:
Transtorno do espectro autista (TEA), Universidade, InclusãoResumo
Neste artigo, buscamos analisar a inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) em um curso de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa qualitativa foi realizada com um estudante com TEA, um professor e dois monitores, além da pedagoga e psicopedagoga do Núcleo de Acessibilidade. Utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o questionário. Para análise dos dados, seguimos os pressupostos da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A análise evidenciou os esforços da instituição para incluir o aluno com TEA, o que pôde ser constatado através do monitor, que acompanha o estudante autista, do professor, que se coloca como tutor, e do envolvimento dos profissionais do Núcleo de Acessibilidade. No tocante à aprendizagem, verificamos que o aluno com TEA apresenta dificuldades em relação às habilidades organizacionais e atencionais, tendo consequentemente problemas para cumprir prazos ou mesmo para realizar atividades não condizentes com seu foco de interesse. Quanto às relações sociais construídas pelo estudante ao longo do curso, percebemos que, embora ele tenha uma boa convivência com os colegas e seja aceito pelo grupo, não consegue estabelecer relacionamentos mais intensos, tendo poucas interações sociais nos espaços acadêmicos. Por fim, nosso estudo aponta a necessidade de formar professores, monitores e a comunidade acadêmica no sentido de compreender e identificar as necessidades e especificidades dos estudantes com TEA, contribuindo para o sucesso deles em âmbito acadêmico.
Downloads
Referências
ATTWOOD, Tony. Tudo sobre a síndrome de Asperger. Lisboa: Babel, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2011.
BEYER, Hugo Otto. O projeto político-pedagógico da educação inclusiva e a gestão educacional: reflexões com a área de educação especial da Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul. In: FREITAS, Soraia Napoleão (org.). Tendências contemporâneas de inclusão. Santa Maria: UFSM, 2008. p. 77-90.
BIALER, Marina Martins. Das narrativas de sofrimento ao “artismo” no espectro do autismo: discurso de pais de autistas, discurso de especialistas e discurso de autistas. Curitiba: CRV, 2016.
BOSA, Cleonice. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; BOSA, Cleonice (org.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 21-39.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília DF, 28 dez. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm Acesso em: 12 fev. 2021.
» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 19 mar. 2020.
» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 5 fev. 2019.
» http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia e Sociedade, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 65-74, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100008 Acesso em: 16 mar. 2020.
» http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100008
DALLA DEA, Vanessa Helena Santana; OLIVEIRA, Ana Flavia Teodoro de Mendonça; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Uma análise do perfil dos núcleos de acessibilidade das universidades públicas federais da região centro-oeste. Educação Especial em Debate, Vitória, v. 2, n. 5, p. 96-113, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20984 Acesso em: 8 abr. 2022.
» https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20984
FERRARI, Juliana Barbosa. Inclusão de um estudante autista no ensino superior, um relato de experiência na UFPR Litoral. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (CBEE), 7., 2016, São Carlos. Anais […]. São Carlos: UFSCar, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee7/papers/inclusao-de-um-estudante-autista-no-ensino-superior%2C-um-relato-de-experiencia-na-ufpr-litoral Acesso em: 14 mar. 2019.
GIACONI, Catia; RODRIGUES, Maria Beatriz. Organização do espaço e do tempo na inclusão de sujeitos com autismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 687-7058, 2014. Disponível em: http://old.scielo.br/pdf/edreal/v39n3/v39n3a04.pdf Acesso em: 8 abr. 2022.
» http://old.scielo.br/pdf/edreal/v39n3/v39n3a04.pdf
GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Record, 2016.
GRANDIN, Tample; SCARIANO, Margaret M. Uma menina estranha: autobiografia de uma autista. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica. Brasília, DF: MEC, 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar Acesso em: 13 abr. 2022.
» https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior. Brasília, DF: MEC, 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior Acesso em: 13 mar. 2022.
MALEVAL, Jean-Claude. O autista e a sua voz. São Paulo: Blucher, 2017.
OLIVATI, Ana Gabriela; LEITE, Lucia Pereira. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com transtornos do espectro autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 729-746, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 abr. 2022.
» https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/abstract/?lang=pt
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; ABREU, Tiago Florencio de. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, v. 6, n. 2, p. 69-86, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8897#:~:text=A%20pesquisa%20constatou%20a%20necessidade,particularidades%20desse%20grupo%20de%20alunos Acesso em: 19 mar. 2020.
ORRÚ, Sílvia Ester. Aprendizes com autismo: aprendizagem por eixos de interesse em espaços não excludentes. Petrópolis: Vozes, 2016.
PEREIRA, Maria Amélia Dias. O sofrimento psíquico na formação médica: percepções e enfrentamento do estresse por acadêmicos do curso de Medicina. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4381/5/Tese%20-%20Maria%20Am%C3%A9lia%20Dias%20Pereira%20-%202014.pdf Acesso em: 20 out. 2019.
SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 15-34.
UFG. Universidade Federal de Goiás. Edital nº 02/2019 – SINAce/UG. Estabelece normas do Processo Seletivo para monitoria de Inclusão e Acessibilidade – Regional Goiânia. Goiânia: UFG, 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/Edital_2-2019_SINAce-UFG_monitoria.pdf?1554404396 Acesso em: 8 abr. 2022.
» https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/Edital_2-2019_SINAce-UFG_monitoria.pdf?1554404396
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.