Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil

Autores

  • Elaine Conte Universidade La Salle
  • Cristiele Borges dos Santos Cardoso Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por

Palavras-chave:

Mini-histórias, Educação infantil, Pesquisa-formação;, Documentação, Experiências

Resumo

O trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Seção Temática: Infância, Política e Educação

Como Citar

Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil. (2022). Educação E Pesquisa, 48(contínuo), e257250. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por