Self-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248924eng%20

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional, Instituição de ensino superior, Tomada de decisão

Resumo

A autoavaliação nas instituições de ensino superior é um tema que vem atraindo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica, de pesquisadores, do governo e da sociedade. É um processo por meio do qual se busca mapear a realidade da instituição, sendo a base para propostas de ações de melhoria. A autoavaliação oferece potencial de gerenciar mudanças, desde que seja considerada na tomada de decisões; há, porém, dificuldade em se utilizar a autoavaliação como instrumento na gestão universitária. Além disso, o passo a passo desse processo e o uso de seus resultados não são apresentados efetivamente na literatura. Assim, este artigo tem por objetivo analisar diretrizes para métodos de autoavaliação em instituições de ensino superior sob o viés de processos, resultados e eficácia. A análise dos atributos já propostos auxilia na apresentação dos potenciais existentes para desenvolver uma possível melhor prática nessa área. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em bases de dados e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sem limitação de tempo, foram encontrados 119 documentos relevantes para esta pesquisa, sendo que 62 deles apresentaram alguma diretriz que considerou planejamento e gestão para tomada de decisão. Como resultado, foram obtidas diretrizes para serem consideradas em uma possível sistemática para a autoavaliação institucional. A partir disso, identificaram-se lacunas que apoiaram a identificação de oportunidades para pesquisadores e gestores no âmbito da gestão de processos, rotina de trabalho e recursos humanos.

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Biografia do Autor

  • Francisca Goedert Heiderscheidt, Universidade Federal de Santa Catarina

    Francisca Goedert Heiderscheidt is part of the public servants of the Federal University of Santa Catarina, within the Rectory and focuses on Institutional Assessment. In parallel, she is a PhD student in Production Engineering and develops research under the Lean approach applied to public services.

  • Fernando Antônio Forcellini, Universidade Federal de Santa Catarina

    Fernando Antônio Forcellini holds a PhD in Production Engineering and is currently Full Professor at Federal University of Santa Catarina. He participated in the preparation of books and articles in the areas of development, improvement, and management of processes, products, and services.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Self-assessment in higher education institutions: literature analysis and research opportunities. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e248924. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248924eng