The Look Act (2017) em Massachusetts: implicações para a sociedade e a formação de professores

Autores

  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256335eng

Palavras-chave:

The Look Act, Formação profissional, ELLs, Massachusetts, Educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas implicações para a educação em Massachusetts, tendo como foco a legislação denominada The Look Act. Para isto, algumas das mais recentes leis educacionais dos EUA serão apresentadas, pois elas definem o cenário para a Lei Look, que terá alguns de seus itens expostos e discutidos em conexão com o processo de formação de professores e as tensões educacionais relacionadas à implantação dessa lei. Algumas implicações para a sociedade também serão apresentadas como resultado das recentes mudanças nos direitos de ensino de English Language Learners (ELL) em Massachusetts a partir do pressuposto de que a formação de professores, famílias, alunos e demais agentes relacionados com a educação estão intimamente ligados, à medida que buscam a preparação de indivíduos para viver em sociedade. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é de natureza básica, pois permite a construção de novos conhecimentos, sem necessariamente gerar soluções para problemas específicos. Observou-se que nas escolas onde já existem professores qualificados para atender ELLs, a prioridade deve ser dar-lhes papéis de liderança, de maneira que possam defender, com sucesso, os ELLs e seu futuro. No entanto, identificou-se que gestores, por vezes, esquecem que as mudanças devem ser efetuadas de acordo com os professores, que costumam ser postos de lado. Além disso, os ELLs trazem pontos fortes de suas culturas, assim, devendo ser valorizados por sua competência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COUNCIL OF THE GREAT CITY SCHOOLS. English learners in America’s great city schools: demographics, achievement, and staffing. Washington, DC: Council of the Great City Schools, 2019.

DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. Apresentação e comentários: Marcus Vinícius da Cunha. Trad. Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.

ELIAS, Norbert. The society of individuals. New York: Continuum International, 2001.

FRÁNQUIZ, María; ORTIZ, Alba. Co-editors’ introduction: every student succeeds Act – A policy shift. Bilingual Research Journal, London, v. 39, n. 1, p. 1-3, 2016.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. A legislação escolar como fonte para a História da Educação: uma tentativa de interpretação. In: VIDAL, Diana Gonçalves et al. (org.). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 89-125.

FREIRE, Paulo. Daring to dream: toward a pedagogy of the unfinished. Boulder: Paradigm, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of indignation. Boulder: Paradigm, 2004.

GARCÍA, Ofélia. Bilingual Education in the 21st Century: a global perspective. Oxford: Wiley, 2009.

GLATTER, Hayley. Massachusetts Legislature Passes Bilingual Education Bill. Boston Magazine, Boston, 16 nov. 2017. Disponível em: https://www.bostonmagazine.com/education/2017/11/16/bilingual-education-massachusetts/ Acesso em: 17 jun. 2022.

» https://www.bostonmagazine.com/education/2017/11/16/bilingual-education-massachusetts/

HALL, Stuart. Cultural studies in the centre: some problematics and problems. In: HALL, Stuart et al. Culture, media, language. New York: Routledge, 2006. p. 15-47.

LANGUAGE OPPORTUNITY. Bill H. 4032: an act relative to language opportunity for our kids. Massachusetts: Language Opportunity, 2017. Disponível em: https://languageopportunity.files.wordpress.com/2017/11/look_law_summary_112917.pdf Acesso em: 17 jun. 2022.

» https://languageopportunity.files.wordpress.com/2017/11/look_law_summary_112917.pdf

MASSACHUSETTS. Brockton educators recognized for work on dual-language immersion program. The Boston Globe, Boston, 25 jun. 2019. Disponível em: https://www.bostonglobe.com/metro/globelocal/2019/06/25/brockton-educators-recognized-for-work-dual-language-immersion-program/aHISr2cfHRqeCtQHvPvZ5H/story.html?outputType=amp Acesso em: 11 jul. 2019.

» https://www.bostonglobe.com/metro/globelocal/2019/06/25/brockton-educators-recognized-for-work-dual-language-immersion-program/aHISr2cfHRqeCtQHvPvZ5H/story.html?outputType=amp

MASSACHUSETTS. Speaking their languages: how an unusual bilingual high school is changing results for Boston’s fast-growing Hispanic immigrant community, and could be a model for the country. Globe Magazine, Florida, p. 53, 1 out. 2017.

MCGEE, Alyson; HAWORTH, Penny; MACINTYRE, Lesieli. Leadership practices to support teaching and learning for English language learners. Tesol Quarterly, New York, v. 49, n. 1, p. 92-114, 2014.

NEA. National Education Association. Massachusetts overturns one-size-fits-all approach to teaching English Language Learners – It’s another victory for bilingual education! NEA, 8 dez. 2017. Disponível em: https://neaedjustice.org/2017/12/08/massachusetts-overturns-one-size-fits-approach-teaching-english-language-learners-another-victory-bilingual-education/ Acesso em: 11 jul. 2022.

» https://neaedjustice.org/2017/12/08/massachusetts-overturns-one-size-fits-approach-teaching-english-language-learners-another-victory-bilingual-education/

PINTO, Manoela Barbosa. Educação bilíngue em língua inglesa sob perspectiva comparada: Sergipe e Massachusetts. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2021.

PLPE. Portuguese Language partnership for Education. Portuguese Language Partnership Groups io, [S. l.], 2020. Disponível em: https://groups.io/g/Portuguese-Language-Partnership Acesso em: 13 set. 2020.

» https://groups.io/g/Portuguese-Language-Partnership

RUSSELL, Felice Atesoglu; ESCH, Kerry Soo Von. Teacher leadership to support English language learners. Phi Delta Kappan, Arlington, v. 99, n. 7, p. 52-56, 2018. Disponível em: http://www.kappanonline.org/russell-teacher-leadership-support-english-language-learners/ Acesso em: 3 jul. 2018.

» http://www.kappanonline.org/russell-teacher-leadership-support-english-language-learners/

SEAL OF BILITERACY. Steps to implement the Seal of Biliteracy. [S. l.]: Seal of Biliteracy, 2022. Disponível em: https://sealofbiliteracy.org/steps Acesso em: 11 jul. 2022.

» https://sealofbiliteracy.org/steps

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiane Angel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 31-42.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

THE USA. English Language Learners in America’s great city schools: demographics, achievement, and ataffing. Washington, DC: Council of the Great City Schools, 2019.

THE USA. Every Student Succeeds Act (ESSA). U.S. Department of Education. Washington, DC: Council of the Great City Schools, 2020. Disponível em: https://www.ed.gov/essa?src=policy Acesso em: 11 jul. 2022.

» https://www.ed.gov/essa?src=policy

THE USA. Public Law 89-10 – APR. 11, 1965. Elementary and Secondary Education Act of 1965. To strengthen and improv educational quality and educational opportunities in the Nation’s elementary and secondary schools. USC, [S. l.], 11 abr. 1965. Available at: https://pt.scribd.com/doc/49149656/Elementary-and-Secondary-Education-Act-of-1965#fullscreen&from_embed. Access on: 11 jul. 2022.

» https://pt.scribd.com/doc/49149656/Elementary-and-Secondary-Education-Act-of-1965#fullscreen&from_embed

THE USA. Public Law 107-110 –Jan. 8, 2002. No Child Left Behind Act of 2001. To close the achievement gap with accountability, flexibility, and choice, so that no child is left behind. USC, 8 jan. 2002. Available at: https://www.govinfo.gov/content/pkg/PLAW-107publ110/pdf/PLAW-107publ110.pdf Access on: 11 jul. 2022.

» https://www.govinfo.gov/content/pkg/PLAW-107publ110/pdf/PLAW-107publ110.pdf

THE USA. Public Law 114-95–DEC. 10, 2015. Every Student Succeeds Act. To reauthorize the Elemntary and Secondary Education Act of 1965 to ensure that every child achieves. USC, [S. l.], 10 dez. 2015. Available at: https://www.congress.gov/114/plaws/publ95/PLAW-114publ95.pdf Access on: 8 jul. 2022.

» https://www.congress.gov/114/plaws/publ95/PLAW-114publ95.pdf

WEI, Li. The bilingualism reader. London: Routledge, 2000.

WILKCZENSKI, Felicia; COOMEY, Susan. A practical guide to service learning: strategies for positive development in Schools. New York: Springer, 2010.

YELL, Mitchell. The law and special education. Prentice Hall: Massachusetts, 2006.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

The Look Act (2017) em Massachusetts: implicações para a sociedade e a formação de professores. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e256335. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256335eng