Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mariana Vasconcelos Negrini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bárbara de Falchi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251659

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ensino de cálculo diferencial e integral, Raciocínio matemático, Ações do professor

Resumo

Considerando o desenvolvimento do raciocínio como aspecto central no processo de aprendizagem matemática, compreender modos de promovê-lo e ações desempenhadas pelo professor neste processo são questões importantes para investigação. No intuito de aprofundar essas discussões, este artigo tem, por objetivo, compreender como as ações do professor podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático de estudantes que cursam cálculo diferencial e integral. Assumindo uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, analisamos uma aula dessa disciplina, na qual promoveu-se uma discussão a respeito de uma tarefa exploratória envolvendo a concentração de uma mistura de água e sal variando com o tempo, e, a partir dela, introduziu-se o conceito de função racional e seu comportamento a longo prazo. Com base em um quadro teórico que classifica as ações do professor a partir de quatro categorias – a constar: convidar; guiar/ apoiar; informar/sugerir; e desafiar, são analisados seis trechos da aula. Como resultados, reconhecemos um movimento contínuo e crescente nas ações do professor durante a condução da discussão, destacando as implicações para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes e compreensão do conceito de função racional.

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Biografia do Autor

  • André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    é doutor em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Ações do professor para a promoção do raciocínio matemático em aulas de cálculo diferencial e integral. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e251659. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251659