Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática

Autores

  • Michela Tuchapesk da Silva Universidade de São Paulo
  • Tássia Ferreira Tártaro Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252809por

Palavras-chave:

Filosofia da diferença, Educação matemática, Formação de professoras, Processos de subjetivação

Resumo

Este texto movimenta o conceito da cartografia a partir de devires, geografias, direções, entradas e saídas, linhas de forças produzidas em duas teses cartográficas que apresentam uma possibilidade outra de pensar a formação de uma professora de matemática a partir de suas múltiplas subjetivações. Nesta escrita, a ideia é provocar atravessamentos que, a partir de um exercício cartográfico, criam espaços que movimentam práticas e táticas de professoras tanto na educação como na educação matemática, que tensionam as relações de sala de aula e promovem visibilidades outras, desnaturalizando certo cenário escolar. A apropriação conceitual da cartografia tem como base a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, uma vez que esses filósofos a tratam como uma prática do conhecer que provoca no pensamento forças que privilegiam a diferença enquanto uma produção de si mesma. A cartografia possibilita, por meio da sua intervenção, uma prática em que o sujeito possa pensar/agir frente à própria formação, um processo para além das discussões de práticas escolares que discutem apenas metodologicamente a melhoria do ensino da matemática. Os conceitos movimentados permitem inventar mapas-rizomas que desenham caminhos com propostas que abrem margem para pensar o múltiplo na formação de professoras, na escola e na educação matemática.

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Biografia do Autor

  • Michela Tuchapesk da Silva, Universidade de São Paulo

    tem pós-doutorado com ênfase em educação matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é doutora e mestre em educação matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).

  • Tássia Ferreira Tártaro, Instituto Federal de São Paulo

    é mestre em educação pela Universidade de Uberaba (2009) e doutora em educação matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), 2016. Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Birigui.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Cartografias de professoras: a quarta dimensão em aula de matemática. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e252809. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252809por