A educação infantil em municípios com distintas capacidades orçamentárias: acesso, condições de oferta e financiamento

Autores

  • Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Aparecida Dragone Silveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254082

Palavras-chave:

Infância, Direito à educação infantil, Condições de qualidade, Financiamento da educação, Políticas educacionais

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o contexto da oferta da educação infantil, em municípios que têm distintas capacidades orçamentárias, e apresentar possíveis relações entre disponibilidade de recursos, ampliação do acesso e condições de oferta na educação infantil. Adotou-se como recurso metodológico a análise de indicadores educacionais e de financiamento selecionados de bancos de dados oficiais e a criação de um índice sintético a partir de indicadores de condições de oferta da educação infantil observados na região. Os municípios que compõem o primeiro anel metropolitano de Curitiba constituem a referência espacial do estudo que utiliza como recorte temporal o ano de 2018. A análise dos resultados indica que, para esse grupo de municípios, a capacidade orçamentária parece estar mais associada ao gasto aluno/ano da educação básica e às condições de oferta da educação infantil do que à expansão do acesso das crianças de 0 a 5 anos. Em alguns casos, a expansão pode ser associada a menores índices de condições de oferta, o que pode demonstrar que a ampliação nem sempre tem sido acompanhada pela garantia das condições necessárias para a garantia de um padrão mínimo de qualidade na educação infantil e a materialização do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno, Universidade Federal do Paraná

    é doutoranda e mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de políticas educacionais, atua como professora e pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (PR).

Referências

ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. As múltiplas realidades educacionais dos municípios no contexto do Fundeb. Fineduca, Porto Alegre, v. 10, n. 23, p. 01-23, 2020.

ALVES, Thiago; SILVEIRA, Adriana A. Dragone; BRUNO, Dhaiene de Jesus dos Reis. Financiamento da educação infantil em condições de qualidade: um estudo dos municípios da região metropolitana de Curitiba a partir do SimCAQ, Inter-ação, Goiânia, v. 45, p. 493-514, 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009: revisão das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC, 2009

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3º Ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação 2018. Brasília, DF: Inep, 2020.

CAMPOS, Maria Malta; FULLGRAF, Josete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006.

CAMPOS. Roselane Fatima. Democratização da educação infantil: as concepções e políticas em debate. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 299-311, jul./dez. 2010.

DIDONET, Vital. A educação infantil na LDB/1996: mudanças depois de 2007. In: BRZEZINSKI, Iria (org.). LDB/ 1996 contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014. p. 143-170.

FIRJAN. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Rio de Janeiro: Firjan, 2017.

FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone dos Santos. de. Direito à educação infantil no contexto da obrigatoriedade de matrícula escolar na pré-escola. Textura, Canoas, v. 18, n. 36, p. 87-110, 2016.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar. Brasília, DF: Inep, 2018.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar. Brasília, DF: INEP, 2020.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social. Base de dados do Estado do Paraná (BDEweb), Curitiba, 2018. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/imp/index.php Acesso em: 3 jun. 2021.

» http://www.ipardes.gov.br/imp/index.php

PINTO, José Marcelino Rezende. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades. Retratos Escola, Brasília, DF, v. 6, n. 10, p. 1-290, jan./jun. 2012.

PINTO, José Marcelino Rezende. Federalismo, descentralização e planejamento da educação: desafios aos municípios. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 153, p. 624-644, set. 2014.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil pós-Fundeb: avanços e tensões. In: SEMINÁRIO EDUCAR NA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS HISTÓRICO-SOCIAIS, 2007, Curitiba. Apresentação [...]. Curitiba: [s. n.], 2007.

SICONFI. Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Brasília, DF: Ministério da Economia, 2018. Disponível em: https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/index.jsf Acesso em: 3 jun. 2021.

» https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/index.jsf

SIOPE. Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação. Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). Anexo X da Lei de Responsabilidade Fiscal. Brasília, DF: SIOPE/FNDE, 2018. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/siope/relatorioRREOMunicipal.do Acesso em: 3 jun. 2021.

» https://www.fnde.gov.br/siope/relatorioRREOMunicipal.do

TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. O controle judicial da qualidade da oferta da educação infantil: um estudo das ações coletivas nos Tribunais de Justiça do Brasil (2005-2016). 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

A educação infantil em municípios com distintas capacidades orçamentárias: acesso, condições de oferta e financiamento. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e254082. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254082