Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica

Autores

  • Rainri Back Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260638

Palavras-chave:

Compreensão, Aprendizagem, Experiência, Jogo, Linguagem

Resumo

Este ensaio responde a um problema. Na conferência Educação é educar-se, Gadamer procura justificar a proposição segundo a qual só é possível aprender pela conversação. Todavia, ele não apresenta tal justificação, mas se resume a relatar experiências pessoais com aprendizagem. Assim, este ensaio assume o desafio de justificar sua proposição. A fim de delimitar o problema, a concepção de linguagem aqui pressuposta se baseará metodologicamente apenas em Verdade e método. Em sua obra capital, Gadamer concebe a linguagem estritamente como palavra. A partir daí, este ensaio desenvolve-se resumidamente assim. A compreensão é condição de possibilidade da aprendizagem, pois não é possível aprender algo incompreendido. Compreender significa apreender o sentido de algo, torná-lo familiar. Aprender, por sua vez, requer a aquisição da habilidade necessária para realizar uma atividade relacionada à coisa compreendida. Ora, para aprender a fazer algo, é necessário primeiro elaborar em seu ser o que deve ser aprendido. Senão, permanece indeterminada a coisa mesma da qual deve se ocupar a aprendizagem. Para elaborá-la em seu ser, há apenas um meio: a linguagem, a palavra. A linguagem possibilita determinar o que é aquilo com que alguém está lidando. Assim, este ensaio consiste em um percurso que começa com a determinação da compreensão e aprendizagem como experiência. Então, a experiência estrutura-se como jogo e, por fim, como linguagem, cujo autêntico ser é a conversação. Eis, enfim, como se justifica a proposição segundo a qual só é possível aprender pela conversação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rainri Back, Universidade de Brasília

    é graduado e mestre em filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). É doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, seu principal projeto filosófico é desenvolver uma concepção filosófica de educação.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O aberto: o homem e o animal. Lisboa: Edições 70, 2011.

ARISTÓTELES. Metafísica. v. 2. 2. ed. São Paulo: Loyola 2005.

BACK, Rainri. O jogo da historicidade. Em Tempo de Histórias, Brasília, DF. n. 16, p. 13-32, jan. 2010. https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19909

» https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19909

BACK, Rainri. Por uma concepção filosófica de educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-15, nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293B

» https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293B

BACK, Rainri. Compreensão e aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2023. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358.

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349256358

BROGAN, Walter. Basic concepts of hermeneutics: gadamer on tradition and community. Duquesne Studies in Phenomenology, Pittsburgh, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/3 Acesso em: 27 out. 2022.

» https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/3

DAVEY, Nicholas. The (impossible) future of hermeneutics. Journal of the British Society for Phenomenology, London, v. 48, n. 3, p. 209-221, 2017. https://doi.org/10.1080/00071773.2017.1303115

» https://doi.org/10.1080/00071773.2017.1303115

DAVEY, Nicholas. Displacing hermeneutics with the hermeneutical? Duquesne Studies in Phenomenology, Pittsburgh, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/6 Acesso em: 27.10.22.

» https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/6

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 6. ed. 1. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Gesammelte Werke 1: Hermeneutik I. 10 Bände. Unveränd. Taschenbuchausg. Tübingen: Mohr Siebeck, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. La educación es educarse. Barcelona: Paidós, 2000.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 5. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2003.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. 2. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2004.

GADAMER, Hans-Georg. La dialéctica de Hegel: cinco ensayos hermenéuticos. 6. ed. Madrid: Cátedra, 2005.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Propedêutica filosófica. Lisboa: Edições 70, 1989.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. 2. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2003.

HEIDEGGER, Martin. O princípio do fundamento. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos da floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002a.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I. 12. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2002b.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude e solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

HYPPOLITE, Jean. Gênese e estrutura da Fenomenologia do Espírito de Hegel. 2. ed. São Paulo: Discurso, 2003.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa: Edições 70, 2012.

KANT, Immanuel. Metafísica dos costumes. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2013.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

MARQUARD, Odo. Abschied vom Prinzipiellen: philosophische studien. Stuttgart: Reclam, 2000.

NOBRE, Marcos. Como nasce o novo: experiência e diagnóstico de tempo na Fenomenologia do Espírito de Hegel. São Paulo: Todavia, 2018.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto (ou do conhecimento); Sofista (ou do ser); Protágoras (ou sofistas). Bauru: Edipro, 2007.

RISSER, James. Hermeneutic considerations for understanding music. International Yearbook for Hermeneutics, Tübingen, v. 16, p. 61-75, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/48961372/Hermeneutic_Considerations_for_Understanding_Music_Yearbook Acesso em: 03.11.22.

» https://www.academia.edu/48961372/Hermeneutic_Considerations_for_Understanding_Music_Yearbook

RISSER, James. Hearing the other: communication as shared life. Journal of Applied Hermeneutics, Calgary, v. 1, p. 1-17, 2019a. https://doi.org/10.11575/jah.v0i0

» https://doi.org/10.11575/jah.v0i0

RISSER, James. When words fail: on the power of language in human experience. Journal of Applied Hermeneutics, Calgary, v. 1, p. 1-11, 2019b. https://doi.org/10.11575/jah.v0i0

» https://doi.org/10.11575/jah.v0i0

ROHDEN, Luiz. “Ser que pode ser compreendido é linguagem”: a ontologia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Revista Portuguesa de Filosofia, Lisboa, v. 56, n. 3/4, p. 543-557, jul./dez. 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/44341556 Acesso em: 25 jan. 2022.

» https://www.academia.edu/44341556

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a educação estética da humanidade. São Paulo: EPU, 1991.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

SCHMIDT, Lawrence. Back to basics: the forgotten fore-conception of completeness. Duquesne Studies in Phenomenology, Pittsburgh, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/7 Acesso em: 27 out. 2022.

» https://dsc.duq.edu/dsp/vol1/iss1/7

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e260638. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349260638