Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento

Autores

  • Adriene Damasceno Seabra Seabra Universidade Federal do Pará
  • Victor Oliveira da Costa Universidade Federal do Pará
  • Estefanny da Silva Bittencourt Hospital Universitário de Brasília
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • João Bento-Torres Universidade Federal do Pará
  • Natáli Valim Oliver Bento-Torres Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299

Palavras-chave:

Monitoria, Metodologia ativa, Conhecimento científico, Aprendizagem significativa, Formação profissional

Resumo

As metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições de uma disciplina baseada nas metodologias ativas ao desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional e ao aprendizado significativo de alunos-monitores, tanto em termos de conhecimentos científicos no estudo de temas em Ciências do Movimento quanto de iniciação à pesquisa. A pesquisa da qual deriva esse artigo usou metodologia qualitativa de abordagem narrativa, pela qual investigamos o desenvolvimento de alunos-monitores por meio de relatos de si e da experiência vivida ao participarem de uma disciplina de introdução à metodologia científica e ao estudo das Ciências do Movimento. Assumimos, para a análise dos dados construídos, a Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando pesquisa e reflexão sobre o aprendizado dos alunos-monitores durante a disciplina “Experimentando ciências: o corpo humano em movimento”. Os dados foram coletados por meio de questionário, via Google Forms. Com base na análise textual discursiva, emergiram as seguintes categorias: i) reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico; ii) construção de conhecimento científico; iii) postura crítica ao aprendizado e conduta/perspectiva profissional. Concluímos que, por meio da estratégia pedagógica utilizada na disciplina, centrada nas metodologias ativas, tendo em vista a iniciação à pesquisa, o grupo de alunos-monitores manifestou desenvolvimento acadêmico e pessoal, construção de conhecimento científico e aprendizado significativo ao orientar, sob supervisão docente, grupos de estudantes em experimentos sobre o corpo humano em movimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Estefanny da Silva Bittencourt, Hospital Universitário de Brasília

    é graduado em tecnologia em gestão de saúde pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) e em licenciatura plena em educação física pela UFPA e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA.

Referências

ADADA, Flávia. Estudo sobre a percepção do discente sobre as metodologias ativas na educação superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3340/5/Fl%C3%A1via_Adada2017.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

ANDRES, Hayward. The role of active teaching, academic self-efficacy, and learning behaviors in student performance. Journal of International Education in Business, Bingley, v. 13, n. 2, p. 221-238, 2020.

ARCHER-KUHN, Beth; WIEDEMAN, Debby; CHALIFOUX, Jeffery. Student engagement and deep learning in higher education: reflections on inquiry-based learning on our group study program course in the UK. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, Athens, v. 24, n. 2, p. 107-122, 2020

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 mar. 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 mar. 2002b.

CARVALHO, Josilayne Patricia Ramos et al. Divulgação científica em saúde: contribuições para a formação acadêmica e letramento científico. In: CASTRO, Luís Henrique Almeida; MORETO, Fernanda Viana de Carvalho; PEREIRA, Thiago Teixeira (org.). Política, planejamento e gestão em saúde 9. Ponta Grossa: Atena, 2020. p. 19-31.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: UFU, 2011

CLARK, Ian; DUMAS, Guillaume. The regulation of task performance: a trans-disciplinary review. Frontiers in Psychology, Pully, v. 6, p. 1-12, 2016

COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Metodologias ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensinoaprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, 2004.

DI DOMENICO, Stefano I.; RYAN, Richard M. The emerging neuroscience of intrinsic motivation: a new frontier in self-determination research. Frontiers in Human Neuroscience, Lausanne, v. 11, p. 1-14, 2017

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017

DONG, Anmei; JONG, Morris Siu-Yung; KING, Ronnel B. How does prior knowledge influence learning engagement? The mediating roles of cognitive load and help-seeking. Frontiers in Psychology, Pully, v. 11, p. 1-10, 2020.

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 143-150, 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011

FENG, Chunliang et al. Common brain networks underlying human social interactions: evidence from large-scale neuroimaging meta-analysis. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, Fayetteville, v. 126, p. 289-303, 2021.

FIDAN, Tuncer; OZTÜRK, Inci. The relationship of the creativity of public and private school teachers to their intrinsic motivation and the school climate for innovation. Procedia, Amsterdam, v. 195, p. 905-914, 2015

FINI, Maria Inês. Inovações no ensino superior: metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino & Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 176-183, 2018

FREEMAN, Scott et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, DC, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GOHAR, Faekah et al. Driving medical innovation through interdisciplinarity: unique opportunities and challenges. Frontiers in Medicine, Lausanne, v. 6, p. 1-6, 2019

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; NARDI, Roberto. Ocorrência de pesquisas narrativas sobre formação de professores de ciências e matemática no Brasil, de 2000 a 2010. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 5, n. 2, p. 1153-1172, 2013.

HERTWECK, Mark L. et al. Attitudes toward interprofessional education: comparing physician assistant and other health care professions students. Journal of Physician Assistant Education, Alexandria, v. 23, n. 2, p. 8-15, 2012.

HWANG, Seon Young; KIM, Mi Ja. A comparison of problem-based learning and lecture-based learning in an adult health nursing course. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 26, n. 4, p. 315-321, 2006.

KUSURKAR, Rashmi A. et al. Motivational profiles of medical students: association with study effort, academic performance and exhaustion. BMC Medical Education, London, v. 13, n. 1, p. 1-8, 2013.

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface, Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, 2017

MAHAN, John D.; STEIN, David S. Teaching adults—best practices that leverage the emerging understanding of the neurobiology of learning. Current Problems in Pediatric and Adolescent Health Care, St. Louis, v. 44, n. 6, p. 141-149, 2014.

MATRIC, Maja. Self-regulatory systems: self-regulation and learning. Journal of Process Management and New Technologies, Belgrade, v. 6, n. 4, p. 79-84, 2018.

MEDINA, Melissa S.; CASTLEBERRY, Ashley N.; PERSKY, Adam M. Strategies for improving learner metacognition in health professional education. American Journal of Pharmaceutical Education, Alexandria, v. 81, n. 4, p. 1-14, 2017.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa: UEPG: Proex, 2015. p. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

MOREIRA, Ildeu de Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. La teoría del aprendizaje significativo crítico: un referente para organizar la enseñanza contemporánea. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Andújar, v. 31, p. 9-20, 2012.

ORSINI, Cesar; BINNIE, Vivian I.; WILSON, Sarah L. Determinants and outcomes of motivation in health professions education: a systematic review based on self-determination theory. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, Seoul, v. 13, p. 1-14, 2016.

PETERS, Kate Z.; CHEER, Joseph F.; TONINI, Raffaella. Modulating the neuromodulators: dopamine, serotonin, and the endocannabinoid system. Trends in Neurosciences, Amsterdam, v. 44, n. 6, p. 464-477, 2021.

QIN, Yongjie; WANG, Yungui; FLODEN, Robert E. The effect of problem-based learning on improvement of the medical educational environment: a systematic review and meta-analysis. Medical Principles and Practice, Basel, v. 25, n. 6, p. 525-532, 2016.

SANGESTANI, Gita; KHATIBAN, Mahnaz. Comparison of problem-based learning and lecture-based learning in midwifery. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 33, n. 8, p. 791-795, 2013

SANTOS, Carlos Alberto Moreira dos. O uso de metodologias ativas de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUC-PR, 2015. p. 27202-27212. Disponível em: https://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/s/14069491/14102218/+9.+O+USO+DE+METODOLOGIAS+ATIVAS+DE+APRENDIZAGEM+A+PARTIR+DE+UMA+PERSPECTIVA+INTERDISCIPLINAR/da9abad3-b04b-1be5-3fb8-9170c76c23e. Acesso em: 15 mar. 2023.

SCHÖN, Donald A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidós; Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia, 1992.

SOUSA, Alana Tamar Oliveira de et al. A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 68, n. 4, p. 713-722, 2015.

TANNER, Kimberly D. Promoting student metacognition. CBE Life Sciences Education, Bethesda, v. 11, n. 2, p. 113-120, 2012

ZUCKER, Deborah. Developing your career in an age of team science. Journal of Investigative Medicine, Thorofare, v. 60, n. 5, p. 779-784, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e255299. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299