Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?

Autores

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Carlo Schmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251469

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autobiografias, Bullying, Intervenções na escola

Resumo

O bullying tem sido descrito como um conjunto de comportamentos agressivos repetidos e intencionais em que existe uma desigualdade de poder entre agressor e vítima. Pessoas com deficiência têm maior risco de serem vitimizadas por bullying, especialmente aquelas com transtorno do espectro autista (TEA). Este estudo tem por objetivo identificar situações de bullying relatadas por pessoas com TEA, a partir dos relatos autobiográficos de Temple Grandin e Donna Williams. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a revisão secundária de dados e a análise de conteúdo de Bardin. Dessa forma, os relatos autobiográficos analisados evidenciam uma série de situações de bullying vividas no ambiente escolar, indicando que ambas as pessoas com TEA foram vítimas de ofensas diretas verbais, na forma de gozações constantes, ridicularizações, uso de apelidos e nomes aviltantes. O bullying direto com manifestações físicas também foi uma realidade na vida das autoras autistas, revelando um cenário de agressões e intimidação física, tendo como um dos algozes a própria professora. As agressões de caráter indireto foram reveladas nas narrativas autobiográficas, especialmente quando as autoras relatam os momentos de solidão vividos na escola. De fato, os depoimentos de Grandin e Williams desafiam a escola a tomar um novo posicionamento diante da dor e da humilhação sofridas pelos indivíduos com TEA no ambiente escolar, um posicionamento que exige de todos os atores da instituição de ensino a adoção de uma postura mais humanitária e solidária, em oposição a uma atitude indiferente diante desse fenômeno social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    é graduada em fonoaudiologia com especialização em educação infantil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestra e doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Faculdade de Educação (FE) da UFG e coordenadora do núcleo de acessibilidade na unidade.

  • Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

    é psicólogo, professor do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), editor-chefe da Revista Educação Especial (UFSM) e coordenador do Fórum de Editores de Periódicos em Educação da Região Sul, pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e superação. In: AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-30.

ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 20, n. 1, p. 33-42, 2008.

ATTWOOD, Tony. Tudo sobre a síndrome de Asperger. Lisboa: Verbo, 2010.

BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 35-44, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Cecília Georgina Domingues Gonçalves. Alunos com perturbação do espetro do autismo (PEA) e bullying em contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2017. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6521/1/DM_Cec%C3%ADlia%20Barros.pdf Acesso em: 21 out. 2018.

» https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6521/1/DM_Cec%C3%ADlia%20Barros.pdf

BESAG, Valerie E. Bullies and victims in schools: a guide to understanding and management. Philadelphia: Open University Press, 1989.

BIALER, Marina. Literatura de autistas. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 451-464, 2014.

BOSA, Cleonice Alves. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 28, p. s47-s53, 2006. Suplemtento.

CAPPADOCIA, M. Catherine; WEISS, Jonathan A.; PEPLER, Debra. Bullying experiences among children and youth with autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 42, n. 2, p. 66-277, 2012.

CHAMBERLAIN, Brandt; KASARI, Connie.; ROTHERAM-FULLER, Erin. Involvement or isolation? The social networks of children with autism in regular classrooms. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 37, n. 2, p. 230-242, 2007.

FALCÃO, Carla Samya Nogueira; STELKO-PEREIRA, Ana Carina; ALVES, Dayse Lôrrane Gonçalves. Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e217359, 2021.

FALLA, Daniel; ORTEGA-RUIZ, Rosario. Los escolares diagnosticados com Trastorno del Espectro Autista y víctimas de acoso escolar: una revisión sistemática. Psicología Educativa, Madrid, v. 25, n. 2, p. 77-90, 2019.

FORREST, Danequa L.; KROEGER, Rhiannon A.; STROOPE, Samuel. Autism spectrum disorder symptoms and bullying victimization among children with autism in the United States. Journal of Autism and Developmental Disorders, New York, v. 50, n. 2, p. 560-571, 2020.

FRITH, Uta; HAPPÉ, Francesca. Autism: beyond “theory of mind”. Cognition, Hague, v. 50, n. 1-3, p. 115-132, 1994.

GRANDIN, Temple; SCARIANO, Margaret M. Uma menina estranha: autobiografia de uma autista. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

HEATON, Janet. Secondary analysis of qualitative data: an overview. Historical Social Research, Köln, v. 33, n. 3, p. 33-45, 2008.

HIGASHIDA, Naoki. O que me faz pular. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

HUMPHREY, Neil; SYMES, Wendy. Responses to bullying and use of social support among pupils with Autism Spectrum Disorders (ASDs) in mainstream schools: a qualitative study. Journal of Research in Special Educational Needs, Oxford, v. 10, n. 2, p. 82-90, 2010.

MARTLEW, Margaret; HODSON, Jean. Children with mild learning difficulties in an integrated and in a special school: comparisons of behaviour, teasing, and teachers’ attitudes. British Journal of Educational Psychology, Edinburgh, v. 61, p. 355-372, 1991.

MOONEY, Sibhan; SMITH, Peter K. Bullying and the child who stammers. British Journal of Special Education, Hoboken, v. 22, n. 1, p. 24-27, 1995.

OLIVATI, Ana Gabriela; LEITE, Lucia Pereira. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com transtorno do espectro autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 729-746, 2019.

OLWEUS, Dan. Bullying at school: what we know and what we can do. Malden: Blackwell, 1993.

ROBISON, John Elder. Olhe nos meus olhos: minha vida com a síndrome de Asperger. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008.

ROSE, Chad A.; MONDA-AMAYA, Lisa E.; ESPELAGE, Dorothy L. Bullying perpetration and victimization in special education: a review of the literature. Remedial and Special Education, Thousand Oaks, v. 32, n. 2, p. 114-130, 2011.

SÁ, José Ilídio Alves de. Bullying nas escolas: prevenção e intervenção. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/9281/1/Tese.pdf Acesso em: 22 set. 2018.

» https://ria.ua.pt/bitstream/10773/9281/1/Tese.pdf

SALES, Nicolas Brito; BRITO, Anita. Tudo o que eu posso ser. São Paulo: Autor, 2017.

SCHMIDT, Carlo et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 222-235, 2016.

SILVA, Mirella Cassia da; ARANTES, Ana; ELIAS, Nassim Chamel Elias. Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, e43094, 2020.

SMITH, Peter K. Understanding school bullying: its nature and prevention strategies. Thousand Oaks: Sage, 2014.

SMITH, Peter K.; DEL BARRIO, Cristina; TOKUNAGA, Robert S. Definitions of bullying and cyberbullying: how useful are the terms? In: BAUMAN, Sheri;CROSS, Donna; Walker, Jenny (ed.). Principles of cyberbullying research: definition, measures, and methodology. New York: Routledge, 2013. p. 64-86.

SMITH, Peter K.; GÖRZIG, Anke; ROBINSON, Susanne. Issues of cross-cultural variation in cyberbullying across Europe and beyond. London: Media@LSE Working Paper Series, 2018.

SWEENY, Timothy D.; HAROZ, Steve; WHITNEY, David. Reference repulsion in the categorical perception of biological motion. Vision Research, Oxford, v. 64, p. 26-34, 2012.

TAMMET, Daniel. Nascido em um dia azul: por dentro da mente de um autista extraordinário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2007.

THORNE, Sally. Secondary qualitative data analysis. In: BECK, Cheryl Tatano (org.). Routledge international handbook of qualitative nursing research. Abingdon: Routledge, 2013. p. 423-434.

WAINSCOT, Jennifer J. et al. Relationships with peers and use of the school environment of mainstream secondary school pupils with Asperger syndrome (high functioning autism): a case-control study. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, Almería, v. 8, n. 1, p. 25-38, 2008.

WILLIAMS, Donna. Meu mundo misterioso: testemunho excepcional de uma jovem autista. Brasília, DF: Thesaurus, 2012.

ZEEDYK, Suzanne M. et al. Bullying of youth with autism spectrum disorder, intellectual disability, or typical development: victim and parent perspectives. Research in Autism Spectrum Disorders, Amsterdam, v. 8, n. 9, p. 1173-1183, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Bullying e Transtorno do Espectro Autista (TEA): o que nos revelam as autobiografias?. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e251469. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251469