Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos

Autores

  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Daniel Capella Pereira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261780

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Política educacional, Educação profissional e tecnológica, Educação profissional e tecnológica;, Gerencialismo, São Paulo, Classes descentralizada

Resumo

As estratégias de centralização e descentralização de responsabilidades administrativas e seus reflexos na qualidade da educação oferecida em instituições públicas e privadas têm merecido estudos específicos que buscam compreender como esse processo ocorre em diferentes contextos escolares. O presente estudo parte da seguinte indagação: no âmbito das reformas neoliberais da educação, qual é a função do Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública no Estado de São Paulo? O estudo contempla referencial bibliográfico com autores que versam sobre aspectos políticos, sociais e históricos que resultaram na atual estrutura do ensino profissional público, especialmente no Estado de São Paulo. Elas também são analisadas por meio de pesquisa documental, a partir de dados disponíveis pelos órgãos responsáveis pela educação profissional pública no Estado, com foco no Programa de Classes Descentralizadas. A pesquisa evidencia a expansão de matrículas no programa e sua relação com as metas do Plano Estadual da Educação, bem como a prevalência da oferta de cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios. Tais habilitações demandam estruturas menos custosas e atendem às abordagens tecnicistas e gerencialistas presentes nas políticas, discursos e ações públicas. Cabe destacar que a lógica neoliberal que rege as políticas públicas reduz a função do processo educacional ao desenvolvimento de aptidões economicamente relevantes, desconsiderando aspectos sociais, culturais e regionais, com foco na oferta quantitativa privada, em detrimento da qualidade do ensino público e profissional ofertado.

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Biografia do Autor

  • Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    é pós-doutorada no Departamento de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É mestre e doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora e pesquisadora do mestrado profissional do Centro Paula Souza (CEETEPS).

  • Daniel Capella Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    é mestre em gestão e desenvolvimento da educação profissional pela Unidade de Pós-Graduação do Ceeteps. Bacharel em administração e ciências contábeis. É professor de ensino técnico do Ceeteps e de ensino superior na Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Programa de Classes Descentralizadas na expansão da educação profissional pública paulista: histórico e desdobramentos. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e261780. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261780