Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência

Autores

  • Fabíola Fernanda do Patrocínio Alves Centro Universitário UNA
  • André Márcio Picanço Favacho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255083por

Palavras-chave:

Deficiência, Infância, Ética, Experiência, Coragem da verdade

Resumo

O presente artigo visa apresentar um panorama geral de uma pesquisa de doutorado em Educação. O objetivo do estudo foi analisar a experiência de si de duas crianças com deficiência, estudantes de duas escolas municipais de Belo Horizonte (uma criança cega e outra com deficiência física, usuária de cadeira de rodas). Trata-se de uma pesquisa que toma como principal referência as propostas do filósofo Michel Foucault, sobretudo os aportes teórico-metodológicos da ética. Para cumprir a proposta de fazer o relato da pesquisa, o artigo apresenta os aspectos metodológicos mais relevantes; realiza uma discussão sobre infância, deficiência e inclusão; discute as noções de ética e experiência na obra foucaultiana e, por fim, analisa a atividade ética das crianças, evidenciando como elas constroem uma experiência de si. Como conclusão, tenta evidenciar que, embora essas crianças estejam inseridas em um campo escolar permeado por práticas discursivas e não discursivas que tentam submetê-las a situações de normalização e rejeição, elas empreendem um trabalho ético a favor da liberdade. A despeito da vida precária que possuem, as crianças enfrentam, de maneira corajosa, saberes e poderes, a fim de produzirem linhas de deriva que as possibilitam potencializar e afirmar suas existências.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Experiência de si de crianças com deficiência: da vida precária à coragem da existência. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e255083. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255083por