Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal

Autores

  • Alessandro Roberto de Oliveira Universidade de Brasília
  • Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073

Palavras-chave:

Temática indígena, Práticas pedagógicas interculturais, Descolonização de currículos

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pedagógica com a temática indígena em uma escola pública do Distrito Federal. Embora a Lei Federal 11.645/2008 tenha sido promulgada há mais de uma década, instituindo a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileira e indígena no currículo da educação básica brasileira, a sua implementação permanece um problema multifatorial para o sistema escolar. O objetivo da pesquisa foi abordar as percepções de estudantes sobre os povos indígenas e os desafios enfrentados por professores participantes da iniciativa sobre o ensino dos conteúdos previstos na Lei. A pesquisa foi desenvolvida com base nos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Nesse sentido, envolveu a execução de um conjunto de intervenções pedagógicas em cooperação com docentes da disciplina de artes e a observação dos efeitos dessa ação à luz de uma perspectiva intercultural crítica. Os resultados desse exercício revelam que ainda há uma forte reprodução de imagens estereotipadas do imaginário nacional brasileiro nas percepções estudantis acerca dos “índios”. Mostram também que permanecem lacunas e superficialidade na formação de professores e nos recursos didáticos sobre o assunto, ainda que atualmente tenhamos uma variedade de fontes produzidas por indígenas em diferentes linguagens. Por outro lado, a intervenção pedagógica indica a fertilidade da temática indígena para a diversificação de práticas pedagógicas e a descolonização dos currículos, com efeitos significativos no ambiente educativo do ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias. Educação ambiental e étnico-racial nas licenciaturas do ensino superior: é preciso transgredir o currículo. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Carlos: Edições 70, 2011.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ZEN, Maria Isabel Habckost Dalla; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas (org.). Povos indígenas & educação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 151-166.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 01 jun. 2021.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 01 jun. 2021.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 01 jun. 2021.

» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1997.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 14/2015. Diretrizes Operacionais para implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27591-pareceres-da-camara-de-educacao-basica-14-2015-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 01 jun. 2021.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27591-pareceres-da-camara-de-educacao-basica-14-2015-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192

CARNEIRO. Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CANDAU, Vera Maria. “Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica”. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU; Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 161, p. 802-820, 2016.

COLLET, Célia; PALLADINO, Mariana; RUSSO, Kelly. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Laced, 2014.

DISTRITO FEDERAL. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, PDAD. Brasília, DF: Codeplan, 2018. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/pdad-2018/ Acesso em: 23 jun. 2021.

» http://www.codeplan.df.gov.br/pdad-2018/

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Quinze anos do Parecer CP 3/2004, do Conselho Nacional de Educação: perspectivas acerca da educação antirracista. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, DF, n. 31, p. 149-158, 17 nov. 2019.

FUNARI, Pedro Paulo; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para professores. Campinas: Contexto, 2011.

GOBBI, Izabel. A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 109-123, jan./jun. 2003.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Ciências Sociais Hoje, Rio de Janeiro, p. 223-244, 1984. Apresentado na reunião do Grupo de Trabalho “Temas e problemas da população negra no Brasil”, IV Encontro Anual da Associação Brasileira de Pós-graduação e Pesquisa nas Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1980.

GRUPIONI, Luis Donisete Benzi. Imagens contraditórias e fragmentadas: sobre o lugar dos índios nos livros didáticos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 77, n. 186, p. 409-437, maio/ago. 1996.

HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK, Liv (org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: UFMG; Brasília, DF: Unesco, 2003.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Distribuição percentual das pessoas indígenas de 5 anos ou mais de idade, por tipo de língua falada no domicílio, segundo a localização do domicílio – Brasil: censo demográfico 2010. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/lingua-falada Acesso em: 26 abr. 2021.

» https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/lingua-falada

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org). A outra margem do Ocidente. Campinas: Minc Funarte/Companhia Das Letras, 1999. p. 1-6.

KUBEO, Raquel Rodrigues. Reivindicar nosso espaço e protagonismo é importante na luta pela educação indígena. Brasil de Fato, Porto Alegre, 4 fev. 2021.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. A inclusão da temática indígena na escola: desafios para a educação. In: KELLY RUSSO, Mariana Paladino (org.) Ciências, tecnologias, artes e povos indígenas no Brasil: subsídios e debates a partir da Lei 11.645/2008. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2016. p. 59-72.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, DF: MEC/SECAD: LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf Acesso em: 01 jun. 2021.

» http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/indio_brasileiro.pdf

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. [S. l.: s. n.], 2003. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO, 3., 2003. Palestra proferida [...]. Niterói: [s. n.], 2003.

MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. Campinas: Global, 2009.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970- 1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

NASCIMENTO, Raimundo Nonato Ferreira do. Interculturalidade e educação escolar indígena em Roraima: da normatização à prática cotidiana. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010.

PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012.

PALAVIZINI, Roseane Simões. Uma abordagem transdisciplinar à pesquisa-ação. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 67-85, 2012.

RAMOS, Alcida Rita. Indigenismo: um orientalismo americano. Anuário Antropológico, Brasília, DF, v. 2011, n. 1, p. 27-48, jul. 2012.

ROCHA, Everardo Guimarães. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 1984. (Primeiros passos; 124).

RUSSO, Kelly; PALADINO, Mariana. A Lei n. 11.645 e a visão dos professores do rio de janeiro sobre a temática indígena na escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21 n. 67 out./dez. 2016.

SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília, DF: INCTI/UnB, 2015.

SILVA, Edson. Os povos indígenas e o ensino: reflexões e questionamentos às práticas pedagógicas. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n. 2, p. 89-105, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/ Acesso em: 01 jun. 2021.

» https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/

SILVA, Giovani José; COSTA, Anna Maria Ribeiro. Histórias e culturas indígenas na Educação Básica. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidades: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. (Temas básicos de pesquisa ação).

TUBINO, Fidel Arias-Schreiber. Interculturalizando el Multiculturalismo. Bibliotheque de la Méditerranée, Sciences Humaines en Méditerranée, Provence, 2002.

TUBINO, Fidel. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. In: ENCUENTRO CONTINENTAL DE EDUCADORES AGUSTINOS, 2005, Lima. Anais [...]. Lima: [s. n.], 2005. p. 24-28.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (ed.). Educação intercultural hoje na América Latina: concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: Editora, 2009. p. 12-44.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e258073. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073