As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades

Autores

  • Nuno Miranda e Silva Universidade de Évora
  • Sónia Pereira Dinis Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação física, Pandemia, Ensino, Avaliação

Resumo

As restrições da pandemia desafiaram as caraterísticas de proximidade e contacto físico da Educação Física (EF), o que poderá ter levado à reinvenção da disciplina. Contudo, no contexto português, temos pouco conhecimento da medida dessas limitações, em particular na relação de interdependência entre as práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem. E a reconfiguração dessas práticas não nasceu do vazio, mas decorreu de expectativas de entidades a montante, que afetaram a ação dos docentes. Porém, também se conhece pouco acerca da relação entre esse aconselhamento e a realidade do terreno, em face ao que estava previsto nos programas para condições de normalidade. Esse conhecimento será relevante para a intervenção e intencionalidade educativa do pós-pandemia e, no objetivo de preencher este vazio, implementamos uma investigação para aceder às práticas letivas de ensino, avaliação e aprendizagem aconselhadas pelas entidades representativas da EF e adotadas pelos professores, em função do período pandémico. Inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e na modalidade de estudo interpretativo de base, com os dados recolhidos por análise documental e entrevista com guião semiestruturado e tratados por análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as práticas letivas foram desagregadas e perderam reciprocidade; e que as expectativas das entidades foram desajustadas face às necessidades dos professores no contexto. Assim, a EF, sensível à situação pandémica, dessensibilizou-se, devido à perda de relações entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem; e desprojetou-se, porque perdeu elementos do seu projeto curricular e a sua projeção educativa; o que pode contribuir para consolidar a marginalização da EF e aconselha à reconexão entre o ensino, a avaliação e a aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Angélica Ferreira de et al. Como os profissionais de educação física se reinventaram durante a pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, Itajubá, v. 10, n. 13, p. 1-13, out. 2021.

ATIKOVIĆ, Almir et al. The impact coronavirus disease 2019 (Covid-19) on physical activity and mental health of students. International Journal of Sport, Exercise and Health Research, New Delhi, v. 4, n. 2, p. 55-50, 2020.

AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BAENA-MORALES, Salvador; LÓPEZ-MORALES, Juan; GARCÍA-TAIBO, Olalla. Teaching intervention in physical education during quarantine for Covid-19. Retos, Murcia, v. 39, p. 388-395, 1 jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BETTINGER, Eric et al. Virtual classrooms: How online college courses affect student success? American Economic Review, [S. I.], v. 107, n. 9, p. 2855-2875, 2017.

BOAVIDA, João; AMADO, João. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2008.

BORRALHO, António; FIALHO, Isabel; CID, Marília. A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 29, n. 29, p. 53-69, 2015.

BRUNER, Jerome. O processo da educação. Coimbra: Edições 70, 1998.

CARVALHO, Lídia Madalena. Avaliação das aprendizagens em educação física. Boletim SPEF, Algés, n. 10-11, p. 135-151, 1994.

CENTEIO, Erin et al. The success and struggles of physical education teachers while teaching online during the Covid-19 Pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, Hanover, v. 40, n. 4, p. 667-673, 2021.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Recomendação: a escola no pós-pandemia: desafios e estratégias. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2021. Disponivel em: https://www.cnedu.pt/content/deliberacoes/recomendacoes/REC_A_Escola_no_pos-pandemia.pdf Acesso em: 01 jul. 2021.

» https://www.cnedu.pt/content/deliberacoes/recomendacoes/REC_A_Escola_no_pos-pandemia.pdf

CRESWELL, Jonh. Educatoinal research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. Boston: Pearson Education, 2012.

CRUICKSHANK, Vaugham et al. Encounters in a marginalised subject: the experiential challenges faced by Tasmanian health and physical education teachers. Australian Journal of Education, Melbourne, v. 65, n. 1, p. 24-40, 1 Apr. 2021.

DALLOLIO, Laura et al. The impact of Covid-19 on physical activity behaviour in Italian primary school children: a comparison before and during pandemic considering gender differences. BMC Public Health, London, v. 22, n. 52, 8 jan. 2022.

DAUM, David et al. How do we do this? Distance learning in physical education. Part 1. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, Annapolis Junction, n. 92, n. 4, p. 5-10, 6 may 2021.

DGS. Direção-Geral da Saúde. Orientações para a realização em regime presencial das aulas práticas de educação física. [S. l.: s. n.], 2020. Disponivel em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/orientacoes_educacao_fisica_20202021_dge_dgs.pdf Acesso em: 01 abr. 2021.

» https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/orientacoes_educacao_fisica_20202021_dge_dgs.pdf

Direção-Geral da Educação; Faculdade de Motricidade Humana. FITescola. FITescola, 04 jan. 2022. Disponivel em: https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx Acesso em: 05 fev 2022.

» https://fitescola.dge.mec.pt/home.aspx

EQUIPA Iave do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens. Estudo diagnóstico das aprendizagens: apresentação de resultados. [S. l.]: Instituto de Avaliação Educativa, 2021. Disponivel em: https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/03/ED_Apresentacao-de-Resultados.pdf Acesso em: 29 abr. 2021.

» https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/03/ED_Apresentacao-de-Resultados.pdf

FIGUEIREDO, Zenólia Christina. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 23, n. 2, p. 153-171, 2018.

GOIS, Pamela Karina et al. Reflexões sobre o impacto da pandemia na educação física escolar. Revista Com Censo, Brasilía, DF, v. 8, n. 3, p. 220-227, 2021.

Gonçalves, Gisela. Comunitarismo ou liberalismo? Covilhã: Universidade da Beira Interior, 1998. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/goncalves-gisela-COMUNITARISMO-LIBERALISMO.html Acesso em: 02 out. 2022.

» http://bocc.ubi.pt/pag/goncalves-gisela-COMUNITARISMO-LIBERALISMO.html

GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo et al. The (virtual) teaching of physical education in times of pandemic. European Physical Education Review, London, v. 28, n. 1, p. 205-224, 2022.

GRAHAM, George. Children’s and adults’ perceptions of elementary school physical education. The Elementary School Journal, Chicago, v. 108, n. 3, p. 241-249, 2008.

GUBA, Egon; LINCOLN, Yvonna. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (ed.) The landscape of qualitative research: theories and issues. Thousand Oaks: Sage, 1998. p. 195-219.

HALL, Grenita et al. A tale of two pandemics: How will Covid-19 and global trends in physical inactivity and sedentary behavior affect one another? Progress in Cardiovascular Diseases, United Kingdom, v. 64, p. 108-110, jav./fev. 2021.

HARDMAN, Ken et al. Word-wide survey of school physical education: final report. Paris: Unesco, 2014.

HAY, Peter. Assessment for learning in physical education. In: KIRK, David; MCDONALD, Doune; O’SULLIVAN, Mary (ed.). International handbook of research in physical education. London: Sage, 2006. p. 312-325.

HO, Cyrus Sh; CHEE, Cornelia Yi; HO, Roger Cm. Mental health strategies to combat the psychological impact of Covid-19 beyond paranoia and panic. Annals of the Academy of Medicine of Singapore, Singapore, v. 49, n. 3, p. 155-160, 2020.

JACINTO, João et al. Programa de educação física. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.

KAHAN, David.; MCKENZIE, Thomas. The potential and reality of physical education in controlling overweight and obesity. American Journal of Public Health, Washington, DC, v. 105, n. 4, p. 653-659. 2015.

KILLIAN, Chad et al. How do we do this? Distance learning in physical education. Part 2. Journal of Physical Education, Recreation & Dance,United Kingdom, v. 92, n. 4, p. 11-17, 2021.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Hérbert. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

MACEDO, Laiz Mara; NEVES, Luís Eduardo. Práticas de educação física na pandemia por Covid-19. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1-5, 2021.

MARTINS, Guilherme D`Oliveira et al. Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2017.

MERRIAM, Sharan; TISDELL, Elizabeth. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.

MIRANDA, Nuno; PEREIRA, Sónia. O que a pandemia nos pode ensinar acerca da avaliação externa das aprendizagens? Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3, p. 259-280, 2020.

MOROCHO, Elva Katherine et al. Incidence of work stress In physical education teachers in times of pandemic. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, Turkey, v. 12, n. 7, p. 2837-2844, 2021.

Portugal. MP. Ministério do Planeamento. Plano de recuperação e resiliência: recuperar Portugal, construindo o futuro. Lisboa: Ministério do Planeamento, 2021.

NYENHUIS, Sharmilee et al. Exercise and fitness in the age of social distancing during the Covid-19 pandemic. The Journal of Allergy and Clinical Immunology, Milwaukee, v. 8, n. 7, p. 2152-2155, 2020.

ÖHMAN, Marie; QUENNERSTEDT, Ann. Questioning the no-touch discourse in physical education from a children’s rights perspective. Sport, Education and Society, Oxfordshire, v. 22, n. 3, p. 305-320, 2017.

ONS. Organização sas Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [S. l.]: ONS, 1948. Disponível em: https://unric.org/pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 01 out. 2022.

» https://unric.org/pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/

OPFER, Darleen; PEDDER, David. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011.

PATO, Sara; FONTAINHA, Elsa. Fontes e consequências do stress dos professores durante a pandemia da Covid-19. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, v. 22, p. 1-17, 1 jul. 2021.

PORTER, Rachel; FUSARELLI, Lance; FUSARELLI, Bonnie. Implementing the common core: how educators interpret curriculum reform. Educational Policy, Thousand Oaks, v. 29, n. 1, p. 111-139, 1 jan. 2015.

PORTUGAL. Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho. Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos dos ensinos básico e secundário. Diário da República, Lisboa, n. 129/2012, Série I, p. 3476–3491, 05 jul. 2012.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Diário da República, Lisboa, n. 129/2018, Série I, p. 2928-2943, 06 jul. 2018.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março. Estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19 na área da educação. Diário da República, Lisboa, n. 56/2021, 1º Suplemento, Série I, p. 10-16, 22 mar. 2021.

RENZO JÚNIOR, Paulo; CORREIA, Mesaque Silva. Pandemia da Covid-19 e práticas de atividades físicas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Science and Knowledge in Focus, Amapá, v. 3, n. 2, p. 49-60, 2020.

RICHARDS, Andrew et al. Physical education teachers’ perceptions of perceived mattering and marginalization. Physical Education and Sport Pedagogy Worcester, v. 23, n. 4, p. 445-459, 29 mar. 2018.

SACHS, Judyth. Aprender para melhorar ou melhorar a aprendizagem: o dilema do desenvolvimento profissional contínuo dos professores. In: SIMÃO, Ana Margarida; FLORES, Maria Assunção (org.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores. Mangualde: Edições Pedagogo, 2009. p. 99-18.

SEBASTIÃO, Luís. Manuel Ferreira Patrício: por uma pedagogia da sageza. In: TEIXEIRA, António et al. (coord.). Simpósio de homenagem a Manuel Ferreira Patrício. Évora: Mil, 2017. p. 121-128.

SILVA, Nuno Miranda e; DINIS, Sónia Pereira. A educação física nos tempos de crise: que estatuto emerge? Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, n. 23, p. 1-33, 1 jul. 2022.

» https://doi.org/10.7910/DVN/OTTZVZ

SILVA, Nuno Miranda e. Liderar organizações complexas: o caso das escolas. Lisboa: Chiado Books, 2019.

SILVA, Nuno Miranda e. Resultados: práticas letivas na educação física durante a pandemia. Harvard: Harvard Dataverse, 2022. https://doi.org/10.7910/DVN/OTTZVZ

» https://doi.org/10.7910/DVN/OTTZVZ

SILVA-FILHO, Edson et al. Physical education role during coronavirus disease 2019 (Covid-19) pandemic Physical education and Covid-19. Motriz, Rio Claro, 26, n. 6, 2020.

SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa; SILVA, Melissa Fernanda. Da escola de ofício a profissão educação física: a constituição do habitus profissional de professor. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 1033-1044, 2010.

TULCHIN-FRANCIS, Kirsten et al. The impact of the coronavirus disease 2019 pandemic on physical activity in U.S. children. Journal of Sport and Health Science, Amsterdam, v. 10, n. 3, p. 323-332, may, 2021.

VAN LANCKER, Wim.; PAROLIN, Zachary. Covid-19, school closures, and child poverty: a social crisis in the making. Lancet Public Health, Cambridge, v. 5, n. 5, p. e243-e244, Apr. 2020.

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of Covid-19. Sport, Education and Society, United Kingdom, v. 26, n. 8, p. 831-845, 09 jul. 2021.

VARELA, Andrea et al. Physical inactivity and Covid-19: when pandemics collide. Journal of Physical Activity and Health, Hanover, v. 18, n. 10, p. 1159-1160, 19 aug. 2021.

WHO. World Health Organization. [1946] Constitution. [S. l.], 1946. Disponível em: https://www.who.int/about/governance/constitution Acesso em: 01 out. 2022.

» https://www.who.int/about/governance/constitution

WILLIAMS, Jonh; PILL, Shane. What does the term ‘quality physical education’ mean for health and physical education teachers in Australian Capital Territory schools? European Physical Education Review, London, v. 25, n. 4, p. 1193-1210, Nov. 2019.

WUEST, Deborah; BUCHER, Charles. Foundations of physical education, exercise science, and sport. 20. ed. Columbus: McGraw-Hill, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262256. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262256