A adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto

Autores

  • Sérgio Domingues Centro Universitário de Viçosa
  • Rita de Cássia de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Carolina Silva Bandeira de Melo Universidade Federal de Viçosa
  • Beatriz Monteiro da Cruz Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349266765por

Palavras-chave:

Ensino superior, Primeiro ano, QVA-r, Educação, Pandemia

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida no início de 2022, com 186 estudantes que ingressaram no ensino superior durante o período remoto, ou seja, 2020 e 2021, em uma universidade federal e em uma faculdade particular, ambas do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada de maneira remota com o envio de um formulário por e-mail e a realização de uma roda de conversa online com duas estudantes. O questionário continha perguntas sobre o perfil dos estudantes, suas experiências no ensino remoto e o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido – QVA-r que tem por objetivo investigar as vivências e a adaptação de estudantes ao ensino superior. Os dados mostraram que as relações interpessoais dos estudantes foram afetadas pelo ensino remoto e a dimensão pessoal, medida pelo QVA-r e relacionada com a saúde mental e bem-estar, estava bastante prejudicada, o que pode ser um efeito do distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Por outro lado, surpreendeu o quanto os estudantes e as próprias instituições de ensino criaram meios de aproximação, tanto intra quanto extraclasse, utilizando as tecnologias de informação e comunicação para criar conexões, mesmo à distância. Os resultados mostram, ainda, que os estudantes consideravam que a aprendizagem tinha sido prejudicada pelo ensino remoto e que, apesar de suas facilidades e comodidade, estavam ansiosos por uma melhor aprendizagem com o retorno das aulas presenciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Leandro Santos; SOARES, Ana Paula; FERREIRA, Joaquim Armando. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, nov. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200002&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 14 jun. 2022.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200002&lng=pt&nrm=iso

ANJOS, Diego Roberto Lima dos; AGUILAR-DA-SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R): avaliação de estudantes de medicina em um curso com currículo inovador. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/2968 Acesso em: 28 jun. 2022.

» http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/2968

ARAÚJO, Alexandra Maria et al. Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: um estudo com alunos do primeiro ano. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Coruña, v. 3, n. 2, p. 102-111, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/76178187.pdf Acesso em: 30 jun. 2022.

» https://core.ac.uk/download/pdf/76178187.pdf

FIOR, Camila Alves; MARTINS, Maria José. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24742 Acesso em: 30 jun. 2022.

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24742

GRANADO, José Inácio Fernandes et al. Integração acadêmica de estudantes universitários: contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 31-41, dez. 2005.

GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 50-65, 2011.

IGUE, Érica Aparecida; BARIANI, Isabel Cristina Dib; MILANESI, Pedro Vitor Barnabé. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. PsicoUSF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 155-164, dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 04 ago. 2022.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003&lng=pt&nrm=iso

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. e200067, 18 maio 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=html Acesso em: 29 jul. 2021.

» https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=html

MARTINS, Rosana Maria Mohallem; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em universitários ingressantes: estudo correlacional. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. v. 23, 2019. https://doi.org/10.1590/2175-35392019016346

» https://doi.org/10.1590/2175-35392019016346

MILAGRES, Viviane Martins Ferreira. Atenção psicossocial no ensino superior: implicações para as vivências acadêmicas dos estudantes de graduação. 2022. Dissertação (Magister Scientiae) – Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; ASSIS, Valdegil Daniel de; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271/4049 Acesso em 07 de nov.2022.

» https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271/4049

OSTI, Andreia; PONTES, José Airton de Freitas Pontes; ALMEIDA, Leandro Santos. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 18, n. 3, p. 275-292, set./dez. 2021. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/74311/1/2676-Texto%20do%20artigo-8196-1-10-20210901.pdf Acesso em: 07 nov. 2022.

» http://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/74311/1/2676-Texto%20do%20artigo-8196-1-10-20210901.pdf

RODRIGUES, Yangla Kelly Oliveira et al. Questionário de vivências acadêmicas: avaliação dos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 47., [e] II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 2., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: [s. n.], 2019.

ROSA, Leonor Raquel Valadas Martins Nascimento. Expectativas e burnout dos alunos do primeiro ano do ensino superior em contexto de pandemia: análise no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/20251/1/DM-LRVMNR-2020.pdf Acesso em: 07 nov. 2022.

» https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/20251/1/DM-LRVMNR-2020.pdf

SILVA, Andrey Ferreira da et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 02, n. 30, 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/yx7V4TkBTMGZdthMQmyQy7R/?format=html⟨=pt Acesso em: 29 jul. 2021.

» https://www.scielo.br/j/physis/a/yx7V4TkBTMGZdthMQmyQy7R/?format=html⟨=pt

SOUZA, Joicilaine Faustino; DOMINGUES, Sérgio. Questionário de Vivência Acadêmica QVA-R: adaptação do estudante ao ensino superior, a sua satisfação na escolha do curso e rendimento acadêmico. Revista UniScientiae, Viçosa, v. 2, n. 1, p. 106-119, jan./jun. 2019.

SOUZA, Luciana Karine de; LOURENÇO, Erika; SANTOS, Mariana Rúbia Gonçalves dos. Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 42, p. 35-48, jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 04 ago. 2022.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; CASTRO, Graciele Dotto; PICCOLO, Luciane da Rosa. Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 11, n. 2, p. 211-220, 2007.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino a distância frente às demandas do contexto pandêmico: Reflexões sobre a prática docente. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153 Acesso em: 29 jul. 2021.

» https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153

YAZEDJIAN, Ani; TOEWS, Michelle; NAVARRO, Alice. Exploring parental factors, adjustment, and academic achievement among white and Hispanic college students. Journal of College Student Development, Maryland, n. 50, p. 458-467, 2009.

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

A adaptação de estudantes que chegaram à educação superior em Minas Gerais durante o ensino remoto. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e266765. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349266765por