Educação física no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo

Autores

  • Clarissa Gimenes Balaguer Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alan Camargo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gustavo da Motta Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254083

Palavras-chave:

Escola, Educação, Ensino, Aprendizagem, Escolaridade

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as percepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o corpo e como a disciplina de educação física contempla as abordagens pedagógicas acerca do tema. O material empírico é constituído por observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com treze alunos do ensino médio da EJA de uma escola estadual localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Detectou-se que os discentes percebem a importância de cuidar de si, porém a falta de tempo e a limitação de recursos financeiros comprometem a preocupação com o próprio corpo. Além disso, foi possível identificar uma carência de debates relacionados ao corpo nas aulas de educação física. Os alunos do ensino médio da EJA desta escola aparentavam não terem sido estimulados a pensar sobre assuntos relacionados ao corpo até o momento, e temas relacionados ao corpo pareceram distantes da realidade cotidiana desses discentes. Tais dados contribuem não somente para (re)pensar a particularidade da intervenção pedagógica em educação física, como também revelam até que ponto o contexto sociocultural atravessa as questões relacionadas ao corpo, o que pode nortear o ofício docente dessa e de outras disciplinas nessa modalidade de ensino.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Educação física no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos: (im) possibilidades pedagógicas sobre o corpo. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e254083. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349254083