A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades

Autores

  • Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho Instituto Federal de Santa Catarina
  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259865

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Leitura, Pesquisa em leitura, Avaliação de leitura, Testes de leitura, Instrumentos de avaliação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão sistemática que teve como tema geral a avaliação da leitura. O problema que moveu a pesquisa foi: Que parâmetros, critérios e condições da avaliação podem ser distinguidos nas investigações sobre a avaliação da leitura no Brasil? Objetivou-se, portanto, identificar, caracterizar e discutir pesquisas que foram realizadas no Brasil sobre a avaliação da leitura, entre os anos 2014 e 2020. Neste estudo, focalizaram-se três aspectos centrais das 151 publicações selecionadas, conforme rigorosos critérios de inclusão descritos no método: 1) os processos cognitivos investigados; 2) as habilidades de leitura medidas; e 3) os instrumentos de testagem utilizados. Como critério de análise foram observados os perfis das pesquisas (tipo, ano, local, instituição de vínculo, programa de pós-graduação, autoria, base de dados) e os seus conteúdos (foco, objetivo, público-alvo, instrumento de avaliação da leitura, habilidades medidas, resultados). A análise indicou que as pesquisas experimentais, voltadas principalmente para estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, foram as mais frequentes, tendo como processos cognitivos investigados pela maioria a decodificação e suas habilidades relacionadas (reconhecimento de palavras, acesso lexical e fluência). Os resultados mostraram ainda que, de forma geral, os métodos de pesquisa são relatados com poucos detalhes, o que limita a identificação das justificativas para balizar as decisões de elaboração ou escolha dos instrumentos empregados. Além disso, entende-se que a falta de rigor ou clareza desses aspectos também dificulta ao leitor a compreensão de como a pesquisa foi desenvolvida e do quão confiável ela é.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACHIEVE.ORG. A framework to evaluate cognitive complexity in reading assessments. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED603577.pdf Acesso em: 02 fev. 2021.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED603577.pdf

ALDERSON, J. Charles. Assessing reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Ideb – resultados 2019. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/documentos/2020/Apresentacao_Coletiva_Imprensa_Saeb_2019.pdf Acesso em: 12 fev. 2021.

» https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/documentos/2020/Apresentacao_Coletiva_Imprensa_Saeb_2019.pdf

CAPELLINI, Simone A.; OLIVEIRA, Adriana Marques de; CUETOS, Fernando. Prolec: provas de avaliação dos processos de leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

CARVALHO, Margarete Gonçalves Macedo de. Avaliação da compreensão leitora: parâmetros e critérios essenciais para a construção de instrumentos. 2022. 222 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PLLG0877-T.pdf Acesso em: 09 jan. 2023.

» https://tede.ufsc.br/teses/PLLG0877-T.pdf

DIAS, Natália M. et al. Avaliação da leitura no Brasil: revisão da literatura no recorte 20092013. Psicologia: Teoria & Prática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 113-128, abr. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872016000100009&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 01 jun. 2020.

» http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872016000100009&lng=pt&nrm=iso

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HOOVER, Wesley A. TUNMER Willian E. The components of reading. In: THOMPSON, Brian et al. Reading acquisition processes. Philadelphia: Multilingual Matters, 1992. p. 1-17.

KEENAN, Janice M.; BETJEMANN, Rebecca S.; OLSON, Richard K. Reading comprehension tests vary in the skills they assess: differential dependence on decoding and oral comprehension. Scientific Studies of Reading, London, v. 12, n. 3, p. 281-300, 2008. https://doi.org/10.1080/10888430802132279

» https://doi.org/10.1080/10888430802132279

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil [recurso eletrônico]. 2. ed. São Paulo: Unesp Digital, 2019. Edição do Kindle.

MORTATTI, Maria do Rosário L. et al. (org.). Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil. São Paulo: SciELO: Unesp, 2014. Edição do Kindle.

NATION, Kate; SNOWLING, Margareth. Assessing reading difficulties: the validity and utility of current measures of reading skill. British Journal of Educational Psychology, London, v. 67, p. 359-370, 1997. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.2044-8279.1997.tb01250.x Acesso em: 16 out. 2020.

» https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.2044-8279.1997.tb01250.x

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148/2105 Acesso em: 01 mar. 2019.

» http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2148/2105

OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão de leitura: teoria e prática. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Hogrefe, 2017.

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. PISA 2015 assessment and analytical framework: science, reading, mathematic, financial literacy and collaborative problem solving. Paris: PISA: OECD, 2017. http://dx.doi.org/10.1787/9789264281820-en

» https://doi.org/10.1787/9789264281820-en

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. PISA 2018 results. Paris: PISA: OECD, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/PISA-results_ENGLISH.png Acesso em: 12 fev. 2021.

» https://www.oecd.org/pisa/PISA-results_ENGLISH.png

PEARSON, P. David; HAMM, Diane N. The assessment of reading comprehension: a review of practices - past, present, and future. In: PARIS, Scott G.; STAHL, Steven A. Children’s reading comprehension and assessment. Oxfordshire: Routledge, 2005. p. 13-70.

PERFETTI, Charles A.; LANDI, Nicole; OAKHILL, Jane. A aquisição da habilidade de compreensão da leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 519-538. Edição do Kindle.

PRIMI, Ricardo; MUNIZ, Monalisa; NUNES, Carlos Henrique S. S. Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. In: HUTZ, Claudio S. (org.). Avanços e polêmicas em avaliação psicológica: em homenagem a Jurema Alcides Cunha. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. p. 243-265.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; BUROCHOVITCH, Evely; OLIVEIRA, Katya. L. (org.). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

SOUZA, Ana Cláudia de; CARVALHO, Margarete Gonçalves Macedo. Professor-leitor: o que dizem as pesquisas brasileiras. (Con)textos Linguísticos, Vitória, v. 13, p. 156-175, 2019.

SOUZA, Ana Cláudia de; RODRIGUES, Cristiane Seimetz; WEIRICH, Helena Cristina. Ensinar a estudar ensinando a ler: potências dos roteiros de leitura. In: SOUZA, Ana Cláudia et al. (org.). Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. Florianópolis: Insular, 2019. p. 164-200. Disponível em: https://insular.com.br/produto/dialogos-linguisticos-para-a-leitura-e-a-escrita-nao-comercializado/ Acesso em: 09 jan. 2023.

» https://insular.com.br/produto/dialogos-linguisticos-para-a-leitura-e-a-escrita-nao-comercializado/

STEIN, Lilian M. TDE Teste de desempenho escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

TAYLOR, Wilson L. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, Columbia, v. 30, p. 415-433, 1953. Disponível em: https://www.gwern.net/docs/psychology/writing/1953-taylor.pdf Acesso em: 03 dez. 2021.

» https://www.gwern.net/docs/psychology/writing/1953-taylor.pdf

VIANA, Fernanda Leopoldina. O ensino da leitura: a avaliação. Lisboa: Direcção-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/31558/1/ensino_leitura_avaliacao.pdf Acesso em: 03 dez. 2021.

» http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/31558/1/ensino_leitura_avaliacao.pdf

Publicado

2023-12-22

Como Citar

A avaliação da leitura no Brasil entre os anos 2014-2020: instrumentos e habilidades. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e259865. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349259865