Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul Ricoeur

Autores

  • Vanessa Sievers de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264315

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Hannah Arendt, Paul Ricoeur, Ato de leitura, Crise da tradição

Resumo

A educação oferece aos mais novos uma herança de conhecimentos e experiências, porém, com a crise da tradição, a relação das novas gerações com esse legado se torna problemática, seja porque ele perdeu sua legibilidade, seja porque é visto como ultrapassado. Este artigo sustenta que, apesar disso, cabe aos herdeiros ler, interpretar e ressignificar essa herança imperfeita. Nessa perspectiva, indaga-se, por um lado, se a tentativa de se apropriar desse legado pode provocar transformações no passado supostamente findo, e, por outro lado, questiona-se em que medida essa herança afeta os que com ela se envolvem. Ponto de partida para essa reflexão são o pensamento sobre educação de Hannah Arendt, em especial, o ensaio “A crise na educação” e a obra Tempo e narrativa de Paul Ricoeur, em particular sua abordagem da leitura no contexto da mímese III. O ato de ler, de acordo com o filósofo, se caracteriza por uma dialética que provoca transformações na narrativa e no leitor. Esse movimento mimético transformador entre leitor e texto ocorre também na dinâmica entre herdeiros e herança, que está no centro da formação dos jovens e das crianças? A partir dessa questão, busca-se estabelecer um diálogo entre a análise de Ricoeur da leitura e a reflexão sobre a tarefa da educação, segundo Arendt, de convidar os mais novos à “leitura” da herança de um mundo que os antecede.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Tradução de Antônio Abranches, Cesar Augusto R. de Almeida e Helena Martins. 4. ed. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, 2000.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Revisão e apresentação Adriano Correia. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BRAYNER, Flávio. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

CARVALHO, José Sérgio. Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência escolar. São Paulo: Summus, 2016.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarton. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

OAKESHOTT, Michael. Learning and teaching. In: OAKESHOTT, Michael. The voice of liberal learning. Carmel: Liberty Fund, 2001. p. 35-61.

PENNAC, Daniel. Diário de escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Tradução de Sá Correia. Porto: Rés, 1988.

RICOEUR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenéutica II. México, DC; Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.

RICOEUR, Paul. Educación y política: de la historia personal a la comunión de libertades. Buenos Aires: Prometeo Libros: Universidad Católica Argentina, 2009.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução C. Berliner. Introdução H. S. Gentil. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 2: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Tradução M. V. M. de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa 3: o tempo narrado. Tradução C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010c.

RICOEUR, Paul. Entre tempo e narrativa: concordância/discordância. In: Kriterion, Belo Horizonte, n. 125, junho 2012, p. 299-310.

RICOEUR, Paul. Escritos e conferências 3: antropologia filosófica. Tradução de L. C. Malimpensa. São Paulo: Loyola, 2016.

WALKER, Alice. Em busca dos jardins de nossas mães: prosa mulherista. Tradução Stephanie Borges. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Uma herança a ser lida: reflexões educacionais a partir de Hannah Arendt e Paul Ricoeur. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e264315. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264315