Extensão universitária na pandemia: tecnologias digitais para o ensino de eficiência energética e proteção climática

Autores

  • Ruana Tomaz de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Cilene Rodrigues Madruga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Reginaldo Geremias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Knöpker Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264343por

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia, Covid-19, Extensão universitária, Eficiência energética, Proteção climática

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar a implementação de uma iniciativa de extensão universitária, envolvendo tecnologias digitais, voltada à sensibilização de estudantes dos anos finais do ensino fundamental para o uso racional de energia e a proteção climática, realizada no contexto da pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se um minicurso, ministrado de forma remota, do qual participaram vinte alunos, com idade entre 10 e 13 anos, matriculados em escolas da rede estadual de Santa Catarina, localizadas na cidade de Araranguá. Para esse minicurso, elaboraram-se materiais didáticos, cujos temas foram os seguintes: a) fontes de energia e emissões, b) energia para o transporte e emissões e c) eficiência energética e proteção climática. A partir dos dados coletados, verificou-se que a abordagem de temas relacionados à eficiência energética e à proteção climática pode contribuir para o desenvolvimento de percepções voltadas à redução de impactos sobre o meio ambiente. Identificou-se também a importância desses temas serem abordados de forma contextualizada, como proposto no minicurso, tanto por facilitar a aprendizagem dos estudantes quanto por favorecer que eles levem para suas famílias saberes importantes sobre o papel de cada um na proteção ambiental. Pode-se concluir, portanto, que a extensão universitária se mostra como uma oportunidade para aproximar escolas e academia na construção de metodologias que levem ao ensino e ao aprendizado de diferentes assuntos e, quiçá, à adoção de novos hábitos, especialmente no caso da educação ambiental. Ademais, concluiu-se que as tecnologias digitais são ferramentas potentes na realização de iniciativas de extensão em contextos pandêmicos.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

Extensão universitária na pandemia: tecnologias digitais para o ensino de eficiência energética e proteção climática. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e264343. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349264343por