Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa

Autores

  • Bianor Valente Instituto Politécnico de Lisboa
  • Mariana Feio Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Teresa Leite

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454

Resumo

Em Portugal, a Licenciatura em Educação Básica, criada em virtude da reformulação dos cursos decorrente do Processo de Bolonha, constituiu uma novidade no âmbito da formação inicial de professores e uma especificidade da formação dos profissionais que educam crianças entre 0 e 12 anos. No presente trabalho procurou-se compreender como as diferentes instituições de ensino superior operacionalizaram as orientações da tutela, relativamente ao desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica, e que decisões tomaram no âmbito da sua autonomia. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa dos planos de estudo de 25 cursos de Licenciatura em Educação Básica existentes no país e em vigor no ano letivo de 2021/2022, quanto à organização das diferentes componentes de formação da licenciatura (formação na área de docência, formação educacional geral, didáticas específicas e iniciação à prática profissional). Fruto da análise realizada, é possível concluir que os cursos de Licenciatura em Educação Básica se caracterizam por uma valorização, no âmbito da autonomia das instituições, da componente de formação educacional geral e por uma organização curricular alicerçada numa lógica eminentemente disciplinar. No entanto, sobressaem grandes diferenças relativamente à forma como a iniciação à prática é operacionalizada, nomeadamente quanto: ao número de créditos e às horas de estágio; ao número de contextos que a iniciação à prática profissional contempla; e ao momento de introdução destas unidades curriculares/disciplinas ao longo do curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Sílvia; LOPO, Teresa. Tendências da organização curricular da formação inicial de professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. In: GREGÓRIO, Maria; FERREIRA, Sílvia (org.). Formação inicial de professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2015. p. 85-138.

ANDRADE, Ana Isabel; ALARCÃO, Isabel; SANTOS, Leonor. A aprendizagem por projeto na formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 210-216, 2008.

BRITO, Elisabete. (Re)pensar a formação de professores no contexto do Processo de Bolonha: que constrangimentos? Que alternativas? In: GREGÓRIO, Maria; FERREIRA, Sílvia (org.). Formação inicial de professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2015. p. 249-271.

CAPELO, Ana et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: um projeto de cooperação Portugal - Brasil. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Corunha, n. 6, p. 364-368, 2017.

DARLING-HAMMOND, Linda. Teacher education around the world: what can we learn from international practice? European Journal of Teacher Education, Bruxelas, v. 40, n. 3, p. 291-309, 2017.

ESTRELA, Maria; ESTEVES, Manuela; RODRIGUES, Ângela. Síntese da investigação sobre formação inicial de professores em Portugal: 1990-2000. Porto: Porto Editora, 2002.

EUROPEAN COMMISSION/EACEA/EURYDICE. The teaching profession in Europe: practices, perceptions, and policies. Luxembourg: Office of the European Union, 2015. (Eurydice report).

FEIMAN-NEMSER, Sharon. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. Teachers College Record, New York, v. 103, n. 6, p. 1013-1055, 2001.

FLORES, Maria. Formação de professores: questões críticas e desafios a considerar. In: GREGÓRIO, Maria; FERREIRA, Sílvia (org.). Formação inicial de professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2015. p. 192-222.

JACOB, James. Interdisciplinary trends in higher education. Palgrave Communications, London, v. 1, p. 1-5, 2015.

KORTHAGEN, Fred. A prática, a teoria e a pessoa na formação de professores. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 36, p. 141-158, 2012.

LEITE, Teresa; AREZ, Abel. A Formação através de projetos na iniciação à prática profissional. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 1, n. 3, p. 79-99, 2011.

MOURAZ, Ana; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A formação inicial de professores em Portugal decorrente do Processo de Bolonha: uma análise a partir do “olhar” de professores e de estudantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 46, n. 2, p. 189-209, 2012.

PINTASSILGO, Joaquim; OLIVEIRA, Hélia. A formação inicial de professores em Portugal: reflexões em torno do atual modelo. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 24-40, 2013.

PORTUGAL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março. Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior. Lisboa: MCTES, 2006. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/74/2006/03/24/p/dre/pt/html Acesso em: 15 set. 2021.

» https://data.dre.pt/eli/dec-lei/74/2006/03/24/p/dre/pt/html

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei n. 43/2007, de 22 de fevereiro. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Lisboa: ME, 2007. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/43-2007-517819 Acesso em: 15 set. 2021.

» https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/43-2007-517819

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei n. 79/2014, de 22 de maio. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Lisboa: ME, 2014. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2014/05/14/p/dre/pt/html Acesso em: 15 set. 2021.

» https://data.dre.pt/eli/dec-lei/79/2014/05/14/p/dre/pt/html

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-lei n. 344/89, de 11 de outubro. Define o ordenamento jurídico da formação inicial e contínua dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário. Lisboa: ME, 1989. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/344-1989-548826 Acesso em: 15 set. 2021.

» https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/344-1989-548826

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Decreto-lei n. 55/2018, de 6 de julho. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Lisboa: PCM, 2018. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html Acesso em: 15 set. 2021.

» https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html

ROLDÃO, Maria. Um currículo de currículos. Chamusca: Cosmos, 2011.

RUSSELL, Tom; FLORES, Maria Assunção. Fazer investigação self-study na formação inicial de professores: A importância de ouvir os alunos futuros professores. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 82, n. 1, p. 11-30, 2020.

SANTOS, Paulo; MARTINS, Maria. A Universidade do Porto e a formação inicial de professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, n. 16, p. 181-199, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e261454. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349261454