A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes

Autores

  • Susana Barbosa Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Mónica Silveira-Maia Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Manuela Sanches-Ferreira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Miguel Santos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Sílvia Alves Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258881por

Palavras-chave:

Mães surdas, Relação família-escola, Participação

Resumo

O desafio de entender as necessidades sociais e acadêmicas de crianças surdas no contexto educativo tem sido alvo de profunda análise na literatura, mas o mesmo não acontece em relação às mães surdas e ao desempenho do papel de responsáveis pela educação dos seus filhos. Com frequência, as mães surdas enfrentam barreiras de natureza comunicacional e atitudinal, tornando necessárias adequações na relação família-escola, de modo a lhes garantir o direito fundamental de participar nas decisões da escola e da vida escolar dos seus educandos. Assim, com este estudo pretendeu-se explorar a perspectiva de mães surdas sobre o seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos ouvintes procurando identificar linhas de ação política e do domínio das práticas que visem a mobilização de facilitadores da relação família-escola. Para isso, realizou-se um grupo focal com 10 mães surdas, cujos filhos frequentavam o ensino básico – 1.º e 2.º ciclos –, de escolas públicas portuguesas. Os resultados sugerem que, apesar da vontade e do empenho das mães surdas para se envolverem na vida escolar dos filhos, esta participação é restringida pela forma como a comunicação e a relação família-escola está tradicionalmente estruturada. As barreiras sentidas estão associadas ao evitamento de situações de interação com a escola, acrescido da preocupação pelo desconhecimento da vida escolar dos seus filhos. A existência generalizada de intérpretes nas escolas ou a formação/capacitação da comunidade escolar para o uso de língua gestual são algumas das mudanças discutidas pelas mães surdas na consecução do seu direito à participação na vida escolar dos seus filhos.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e258881. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258881por