Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo
  • Hericka Karla Alencar de Medeiros Wellen Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cileda dos Santos Sant’Anna Perrella Faculdade Zumbi dos Palmares
  • Maria Aparecida Guedes Monção Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262052por

Palavras-chave:

Pesquisa educacional, Estado da arte, Estado do conhecimento, Metodologia

Resumo

Neste artigo foi realizado um estudo de revisão sistemática com base na análise de 47 produções resultantes de pesquisas do tipo “estado da arte”, selecionadas de um universo de 113 estudos de revisão produzidos no período de 2000 a 2016. Foram coletados artigos publicados em revistas nacionais da área de educação, registradas na Scielo; livros e a série Estado do conhecimento do INEP. O objetivo do artigo foi analisar as características teóricometodológicas das pesquisas, identificar os desafios a sua realização e indicar tendências, potencialidades e desafios ao metaconhecimento na área de educação. Como resultado, pode-se afirmar que existe um repertório básico comum sobre o desenho metodológico de “estados da arte” compartilhado pelos pesquisadores, mas ainda é necessário avançar no estabelecimento de critérios que são fundamentais ao desenvolvimento destes estudos, que podem ser sistematizados em quatro desafios principais: maior diálogo com a literatura sobre estudos de revisão; constituição de redes de pesquisadores; avançar na leitura completa dos trabalhos ou ler partes que possam trazer informações relevantes sobre as características da pesquisa, tais como, introdução, metodologia e conclusões; aprimorar e aumentar o número de pesquisas que mapeiem, avaliem e produzam sínteses para orientar os pesquisadores em seu compromisso com a ciência e as demandas sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Conferência- reflexões sociológicas sobre a pesquisa em educação em tempos de crise(s). Revista Exitus, Santarém, vl. 12, p. 01 -21, e022042, 2022.

ANDRÉ, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 11-24, 2006.

ANDRÉ, Marli. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília, DF, MEC/INEP/Comped, 2002.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 51-64, 2001.

ANDRÉ, Marli. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 34-44, 2015.

ANDRÉ, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá; PINTO, Regina Pahim (coord.). Avaliação da educação básica (1990-1998). Brasília, DF: MEC/INEP/Comped, 2001.

BARRETO, Raquel Goulart (coord.). Educação e tecnologia (1996-2002). Brasília, DF: MEC/INEP, 2006a.

BARRETO, Raquel Goulart et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006b.

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de (org.). O estado da arte da pesquisa em história da educação da população negra no Brasil. [S. l.]: SBHE/Virtual Livros, 2015.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, p. 7-18, 2006.

CUNHA, Luiz Antônio. Os (des) caminhos da pesquisa na pós-graduação em educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1979, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: MEC/Capes, 1979. p. 3-15.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Tendências e perspectivas historiográficas e novos desafios na história da matemática e na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 336-347, 2012.

DAVIES, Philip. Revisões sistemáticas e a campbell collaboration. In: THOMAS, Gary. PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a atualização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 31-43.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. A prática de “ler literatura” como distinta de muitas outras práticas de leitura. Nuances, Presidente Prudente, v. 13, n. 21, p. 76-92, 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

FERREIRA, Rosilda Arruda; OLIVEIRA, Alcivam Paulo de. A pesquisa em política educacional: contribuições para superar os déficits epistemológicos. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 46-68, 2019.

FINEDUCA. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação. Os vetos ao orçamento da união de 2022: mais uma vez a Educação não é priorizada. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2022/02/2022_02.04_Nota-da-Fineduca-sobre-os-ve-tos-/2022/07ao-Orcamento-da-Unia%CC%83o-de-2022.pdf Acesso em: 2022.

» https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2022/02/2022_02.04_Nota-da-Fineduca-sobre-os-ve-tos-/2022/07ao-Orcamento-da-Unia%CC%83o-de-2022.pdf

FINFGELD, Deborah L. Metasynthesis: The state of the art - so far. Qualitative Health Research, v. 13, n. 7, p. 893-904, Sept. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/9086053_Metasynthesis_The_State_of_the_Art-So_Far Acesso em: 30 ago. 2023.

» https://www.researchgate.net/publication/9086053_Metasynthesis_The_State_of_the_Art-So_Far

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Por que o conflito entre tendências metodológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 66, p. 75-80, 1988.

GAMBOA, Silvio S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argus, 2012.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.

GOUGH, David. Síntese sistemática de pesquisa. In: THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a atualização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 57-78.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James. Learning from research: systematic reviews for informing policy decisions. A Quick Guide. EPPI-Centre, Social Science Research Unit, London, dez. 2013. Disponível em: https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2013-12/apo-nid71119.pdf Acesso em: 15 jul. 2022.

» https://apo.org.au/sites/default/files/resource-files/2013-12/apo-nid71119.pdf

GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, p. 1-15, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc3533815/ Acesso: 03 jul. 2019.

» https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc3533815/

GOUVEIA, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 19, p. 75-79, 1971.

HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília, DF: MEC/INEP/Comped, 2002. (Estado do conhecimento).

JACOMINI, Márcia Aparecida. Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 807-828, jul./set. 2014.

JACOMINI, Márcia Aparecida; SILVA, Antonia Almeida. Pesquisas em políticas educacionais: questões epistemológicas e desafios à consolidação da área da educação (2000-2010). Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 5, 2019.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, 2009.

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319, 2018.

MAINARDES, Jefferson; TELLO, Cesar. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos analíticos de políticas educativas, Arizona, n. 24, p. 1-17, 2016.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, 2004.

PALUDO, Conceição. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-20, 2018.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, 2006.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1996.

SILVA, Antonia Almeida; JACOMINI, Marcia Aparecida. Pesquisa em políticas educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330069563_Pesquisa_em_Politicas_Educacionais_escolhas_tematicas_e_fontes_em_debate_2000-2010 Acesso em: 30 ago. 2023.

» https://www.researchgate.net/publication/330069563_Pesquisa_em_Politicas_Educacionais_escolhas_tematicas_e_fontes_em_debate_2000-2010

SILVA, Julia Bustamante; ZELESCO, Gabriel. Balanço anual: orçamento do conhecimento 2021. Observatório do Conhecimento, 2022. Disponível em: https://observatoriodoconhecimento.org.br/wp-content/uploads/2022/05/balanco-anual-orcamento-do-conhecimento-2021_compactado.pdf Acesso em: 30 ago. 2023.

» https://observatoriodoconhecimento.org.br/wp-content/uploads/2022/05/balanco-anual-orcamento-do-conhecimento-2021_compactado.pdf

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca (org.). Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/Comped, 2000.

SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: inintegrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 2008-2018, 2012.

SPOSITO, Marília Pontes (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2002.

TELLO, Cesar; MAINARDES, Jefferson. Pluralismos e investigação em política educativa uma perspectiva epistemológica. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, DF, v. 20, n. 66, p. 763-788, 2015.

TONIETO, Carina; FÁVERO, Altair Alberto. A pesquisa em política educacional: análise de aspectos teórico-epistemológicos em teses de doutorado (2010-2012). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-21, 2020.

VERMELHO, Sônia Cristina; AREU, Graciela Inês Presas. Estado da arte da área de educação e comunicação em periódicos brasileiros. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, p. 1413-1434, 2005.

VOSGERAU, Dilmere Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

WARDE, Mirian Jorge. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 73, p. 67-75, 1990.

WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes. Políticas e gestão da educação (1991-1997). Brasília, DF: MEC/INEP, 2001.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Pesquisas estado da arte em educação: características e desafios. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e262052. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262052por