Produção e comunicação de conhecimento: dos condicionantes aos caminhos
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-970220245001001Palavras-chave:
Editoria, Pareceres, Produção científicaResumo
Ao fechar o ano de 2024, apresentamos um balanço de ações ocorridas no âmbito da editoria da Educação e Pesquisa. Por ser um periódico de reconhecida política editorial no campo da Educação, contamos com a satisfação de receber um considerável número de manuscritos a cada ano. Se por um lado isso é motivo de orgulho, por outro impacta diretamente a necessidade de organizar a política editorial de modo a que a avaliação possa, ao mesmo tempo, ter celeridade e qualidade. A emissão de pareceres tem sido parte central e importante no processo e, por isso, merece atenção e cuidado constantes. Neste texto, discutimos alguns elementos que estão associados à avaliação de textos por editores e pareceristas e que circunscrevem a atividade editorial e a produção científica. Posicionamo-nos favoráveis à avaliação em duplo cego, por entendermos que este é um elemento importante na garantia de rigor e isenção à produção científica, e discutimos como estímulos à produção constante e rápida podem impactar a atividade editorial. Além disso, apresentamos uma ideia geral sobre os textos publicados ao longo de 2024, com especial destaque para as seções temáticas em que as coletâneas de artigos dialogam com temas atuais e importantes para a pesquisa em Educação.
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Referências
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