Produção e comunicação de conhecimento: dos condicionantes aos caminhos

Autores

  • Lúcia Helena Sasseron Universidade de São Paulo
  • Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio Universidade de São Paulo
  • Emerson de Pietri Universidade de São Paulo
  • Hugo Heredia Universidad de Cádiz
  • Monica do Amaral Universidade de São Paulo
  • Rosana Passos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-970220245001001

Palavras-chave:

Editoria, Pareceres, Produção científica

Resumo

Ao fechar o ano de 2024, apresentamos um balanço de ações ocorridas no âmbito da editoria da Educação e Pesquisa. Por ser um periódico de reconhecida política editorial no campo da Educação, contamos com a satisfação de receber um considerável número de manuscritos a cada ano. Se por um lado isso é motivo de orgulho, por outro impacta diretamente a necessidade de organizar a política editorial de modo a que a avaliação possa, ao mesmo tempo, ter celeridade e qualidade. A emissão de pareceres tem sido parte central e importante no processo e, por isso, merece atenção e cuidado constantes. Neste texto, discutimos alguns elementos que estão associados à avaliação de textos por editores e pareceristas e que circunscrevem a atividade editorial e a produção científica. Posicionamo-nos favoráveis à avaliação em duplo cego, por entendermos que este é um elemento importante na garantia de rigor e isenção à produção científica, e discutimos como estímulos à produção constante e rápida podem impactar a atividade editorial. Além disso, apresentamos uma ideia geral sobre os textos publicados ao longo de 2024, com especial destaque para as seções temáticas em que as coletâneas de artigos dialogam com temas atuais e importantes para a pesquisa em Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Horta, Hugo; Santos, João M. Determinants of peer review engagement and quality in scientific journals: insights for academic research and the sustainability of the peer-review system. Studies in Higher Education, London, v. 49, n. 9, p. 1553-1568, 2024. DOI: 10.1080/03075079.2023.2270488

» https://doi.org/10.1080/03075079.2023.2270488

Longino, Helen E. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Princeton: Princeton University Press, 1990.

Nygaard, Lynn P. Publishing and perishing: an academic literacies framework for investigating research productivity. Studies in Higher Education , London, v. 42, n. 3, p. 519-532, DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1058351

» https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1058351

Salvadori, Maria Ângela B. Olhar o outro, olhar a si, olhar junto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 877-884, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164204001

» https://doi.org/10.1590/S1517-970220164204001

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Produção e comunicação de conhecimento: dos condicionantes aos caminhos. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e20245001001. https://doi.org/10.1590/s1517-970220245001001