Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista

Autores

  • Kilma Cristeane Ferreira Guedes Universidade Federal da Paraíba João Pessoa
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935

Palavras-chave:

Literatura indígena, Formação de professores, Educação antirracista, EJA, Decolonialidade

Resumo

Este trabalho versa sobre uma prática docente sistematizada no projeto pedagógico Literatura Indígena: poetizando e protagonizando múltiplos saberes na EJA que, por um lado, buscou promover o ensino do gênero textual poema, e, por outro, fomentou a educação antirracista, de forma interdisciplinar, por meio de círculos de leitura de poemas de autoria indígena. A prática foi vivenciada na EJA, em duas turmas do Ciclo VI (3º ano do ensino médio) de uma escola pública estadual em João Pessoa, PB. Nesse sentido, este escrito busca refletir sobre essa experiência, discutindo a função humanizadora da literatura em sala de aula e sua potencialidade como forma de valorizar e visibilizar a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, conforme preconiza a Lei nº 11.645/2008. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica, considerando os estudos da literatura em diálogo com a educação antirracista. O aporte teórico-metodológico se embasa nos estudos de diversos autores. Ademais, revisitaram-se documentos educacionais norteadores, como o Guia de orientações gerais da EJA, a Base Nacional Comum Curricular e a lei federal supracitada. Como resultados, aponta-se que, apesar dos entraves específicos do contexto da EJA e das particularidades de seu público-alvo, a prática foi realizada de forma exitosa. Destaca-se, sobretudo, uma adequada formação docente ao trabalhar a literatura indígena, contribuindo tanto para o processo de ensino-aprendizagem dos (as) educandos (as) quanto para tecer uma educação antirracista.

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Publicado

2025-04-18

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08

Como Citar

Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e286935. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935