Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286935Palavras-chave:
Literatura indígena, Formação de professores, Educação antirracista, EJA, DecolonialidadeResumo
Este trabalho versa sobre uma prática docente sistematizada no projeto pedagógico Literatura Indígena: poetizando e protagonizando múltiplos saberes na EJA que, por um lado, buscou promover o ensino do gênero textual poema, e, por outro, fomentou a educação antirracista, de forma interdisciplinar, por meio de círculos de leitura de poemas de autoria indígena. A prática foi vivenciada na EJA, em duas turmas do Ciclo VI (3º ano do ensino médio) de uma escola pública estadual em João Pessoa, PB. Nesse sentido, este escrito busca refletir sobre essa experiência, discutindo a função humanizadora da literatura em sala de aula e sua potencialidade como forma de valorizar e visibilizar a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, conforme preconiza a Lei nº 11.645/2008. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica, considerando os estudos da literatura em diálogo com a educação antirracista. O aporte teórico-metodológico se embasa nos estudos de diversos autores. Ademais, revisitaram-se documentos educacionais norteadores, como o Guia de orientações gerais da EJA, a Base Nacional Comum Curricular e a lei federal supracitada. Como resultados, aponta-se que, apesar dos entraves específicos do contexto da EJA e das particularidades de seu público-alvo, a prática foi realizada de forma exitosa. Destaca-se, sobretudo, uma adequada formação docente ao trabalhar a literatura indígena, contribuindo tanto para o processo de ensino-aprendizagem dos (as) educandos (as) quanto para tecer uma educação antirracista.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMARAL, Ana Paula Taigy; SOUTO, Rinah de Araújo. Direito à literatura indígena e a pluralização do cânone: um diálogo a partir da concepção de Candido. Revista Leia Escola, Campina Grande. v. 22, n. 1, p. 9-28, abr. 2022.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 28-63.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 11 dez. 2024.
» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 1, 11 mar. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 20 abr. 2024.
» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Ssobre Azul, 2011. p. 169-191.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2021b.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021a.
FREITAS, Camilla. O que é racismo institucional e como combatê-lo? UOL, 15 nov. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/11/15/o-que-e-racismo-institucional-e-como-podemos-combate-lo.htm Acesso em: 20 maio 2024.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil, uma breve discussão. Portal Geledés, 13 mar. 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/alguns-termos-e-conceitos-presentes-no-debate-sobre-relacoes-raciais-no-brasil-uma-breve-discussao/ Acesso em: 12 maio 2024.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 2, n. 23, p. 95-108, jan./dez. 2008. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127 Acesso em: 10 maio 2024.
» https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/127
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013.
KAMBEBA, Márcia Wayna. Ay kakyri tama - Eu moro na cidade. [ S. l.: s. n .], 2022. Poema. 1 vídeo (93 s). Publicado pelo canal Márcia Wayna Kambeba. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mkGUmteqaww Acesso em: 10 maio 2024.
» https://www.youtube.com/watch?v=mkGUmteqaww
MERCES, Tatiana. Quais são as suas principais características? [ S. l.: s. n .], 2022. Poema. 1 vídeo (14 min). Publicado pelo canal Tatiana das Merces. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5q4XpEz42QU Acesso em: 10 maio 2024.
» https://www.youtube.com/watch?v=5q4XpEz42QU
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto; MORALES, Ofélia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. (Mídias contemporâneas; v. II). p. 15-33. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 10 maio 2024.
» https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf
MUNDURUKU, Daniel. Memórias de índio: uma quase autobiografia. Porto Alegre: Edelbra. 2016.
PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes operacionais das escolas da rede Estadual de Educação da Paraíba 2023. João Pessoa: SEE-PB, 2023. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/consultas/DiretrizesOPEscolas.pdf Acesso em: 11 dez. 2024.
» https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/consultas/DiretrizesOPEscolas.pdf
PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Guia de orientações gerais da EJA. João Pessoa: SEECT, 2020.
PMJP. Prefeitura Municipal de João Pessoa. Filipeia - atlas da cidade de João Pessoa. João Pessoa: PMJP, [20--]. Disponível em: https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/ Acesso em: 2 jul. 2024.
» https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/
RIBEIRO, Rodrigo Barbosa. O racismo contra os povos indígenas: panorama dos casos nas cidades brasileiras entre 2003 e 2019. Mana, Rio de Janeiro. v. 28, n. 2, e282204. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/mSJpdCM6QMCTFCKyVsGSTVn/?lang=pt Acesso em: 14 maio 2024.
» https://www.scielo.br/j/mana/a/mSJpdCM6QMCTFCKyVsGSTVn/?lang=pt
THIÉL, Janice Cristine. A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, São Paulo, n. 5, p. 88-99, 2016. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/107454 Acesso em: 15 maio 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.