A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural

Autores

Palavras-chave:

literatura indígena, literatura infanto-juvenil, pluralidade, letramento multicultural

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a literatura indígena e sua contribuição para a formação de crianças e jovens leitores. Para tanto, discutimos como a literatura indígena pode promover a percepção da pluralidade cultural brasileira, proporcionar o desenvolvimento de competências leitoras de textos multimodais, suscitar a valorização de produções literárias de diferentes tradições e visões de mundo e nutrir o diálogo intercultural.

Biografia do Autor

  • Janice Cristine Thiél, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutora em Estudos Literários pela UFPR (2006); Professora Titular da PUCPR, atua na área de Letras desde 1992; Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa: Metodologia do Ensino e Tradução da PUCPR; atua também nas áreas de Literatura Indígena Brasileira e Norte-Americana, Literaturas de Língua Inglesa, Leitura e Multiletramentos, Estudos Culturais e Tradução.

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Publicado

2016-10-16

Como Citar

THIÉL, Janice Cristine. A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 5, p. 88–99, 2016. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/107454.. Acesso em: 3 dez. 2024.