Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551X278366porPalavras-chave:
Saberes da prática educativa, Carpintaria naval, Escola vocacional, Professor-formadorResumo
Em São Luís – MA, foi inaugurado, em 2006, o Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola que tem o propósito de tornar os mestres carpinteiros navais, portadores de saberes provenientes da experiência, doutores que ensinam as etapas e as técnicas construtivas de uma embarcação artesanal no âmbito de uma escola vocacional. Diante disso, este artigo buscou responder à seguinte questão norteadora: como podemos reconhecer um mestre carpinteiro naval como professor-formador do curso técnico de construção de embarcações artesanais maranhenses no âmbito do Estaleiro Escola? Para isso, objetivou identificar saberes da prática educativa revelados durante atuação docente de um mestre carpinteiro naval e que possibilitam reconhecê-lo como professor-formador. Este estudo seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa, ancorados em Dorothy Jean Clandinin e Michael Connelly. A composição dos textos de campo ocorreu por meio de registros realizados durante a oferta do curso de construção de embarcações artesanais maranhenses, ministrado por um mestre carpinteiro naval, e de entrevista narrativa com ele realizada. Com os dados da pesquisa, foi possível identificar que o mestre carpinteiro naval tem um vasto saber sobre o universo da carpintaria naval; desenvolveu um saber prático baseado em suas vivências e experiências cotidianas com seus antigos mestres, alunos e demais professores; e tem uma concepção sobre a maneira de ensinar e uma ordem metodológica para transmitir os seus saberes. Esses saberes foram, portanto, categorizados em saberes do ofício, saberes da experiência e saberes de tradição pedagógica.
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