Desafios pedagógicos na formação médica: experiências de um curso recentemente implementado no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283209porPalavras-chave:
Educação médica, Aprendizagem baseada em problemas, Estudantes de medicinaResumo
Os cursos de medicina implantados no Brasil no âmbito do Programa Mais Médicos tinham como foco promover formação voltada às necessidades de saúde da população. Os projetos pedagógicos preconizavam a formação por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, principalmente a aprendizagem baseada em problemas, com desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva acerca dos determinantes sociais em saúde. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios pedagógicos experienciados por estudantes de um curso de medicina recentemente implementado no sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a participação de 10 acadêmicos da primeira turma do curso de medicina. Foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturada que abordou a percepção dos estudantes sobre a formação médica em um novo curso de graduação em medicina. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo temático. A apuração das entrevistas produziu três categorias: (1) interação entre escola médica e serviços de saúde; (2) influência da pandemia no Aprendizado Baseado em Problemas; e (3) dinâmica da sessão tutorial e relacionamentos interpessoais. Os desafios envolvem a integração teórico-prática e o desenvolvimento da metodologia do aprendizado baseado em problemas que, mesmo sendo responsável pela maior carga horária da matriz curricular, tornou-se isolado no contexto da relação entre ensino e serviço.
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