Pedagogia da infância e contextos educativos no Brasil e na Itália
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289949porPalavras-chave:
Educação infantil, Pedagogia da infância, Crianças, Brasil, ItáliaResumo
No Brasil e na Itália, a educação infantil se constituiu como uma importante etapa da educação e um espaço sociopolítico para garantia dos direitos das crianças, entre eles os de aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto, uma formação docente inicial e continuada de qualidade tem como objetivo ampliar e fortalecer conhecimentos e práticas das professoras. Além disso, é uma educação orientada para um trabalho pedagógico que envolva análises, reflexões e compreensões a respeito das condições físicas, cognitivas, econômicas e socioculturais das crianças, uma vez que elas vivem realidades diversas, complexas e amplas. Um significativo trabalho estruturado entre escolas e universidades, a partir de estudos, debates, análises e reflexões formativas é necessário para assegurar os direitos e a formação das professoras, objetivando conectar teorias e práticas. Com esse intuito, a parceria acadêmico-científica entre professoras-pesquisadoras das faculdades de Educação de uma universidade brasileira e de outra italiana as levou a refletir a respeito dos contextos educativos e da pedagogia da infância nos dois países. Como são as Pedagogias da Infância nesses dois países? O que as diferenciam? Ambos são países com dimensões, diferenças e diversidades próprias, mas as análises aqui apresentadas mostram que entender a Pedagogia da Infância nos auxilia a atender essas realidades, considerando os parâmetros objetivos e subjetivos.
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