Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada

Autores

  • Robson Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por

Palavras-chave:

Mancala Awelé, Formação de professores, Decolonialidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O festival acontece anualmente, desde de 2016, e é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O jogo de Awelé é de origem africana que apresenta aspectos filosóficos africanos em seus fundamentos. No IV Festival ocorreram apresentações culturais que trouxeram a arte africana e afro-brasileira por meio da música, dança, vestuário, decoração, entre outros. Porém, a forma como foram organizadas a estrutura e dinâmica do festival não permitiu que os estudantes vivenciassem livremente aquelas manifestações culturais, o que favoreceu a competição entre os estudantes e não a cooperação, que é a essência do jogo. Apenas em um espaço fora da área oficial do jogo foi possível observar os corpos dos estudantes livres para praticá-lo e vivenciá-lo de modo que pudessem sentir e internalizar a cultura da qual se origina o jogo. A proposta do artigo foi de apresentar um olhar crítico à organização do festival, com base na teoria afrocêntrica e na fenomenologia. Concluiu-se que o modelo de Festival de Mancala Awelé organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo necessita de uma reformulação, caso pretenda descolonizar os saberes e práticas educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

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Publicado

2025-05-19

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O DEBATE DECOLONIAL E AS LEIS 10639/03 E 11645/08

Como Citar

Festival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: análise fenomenológica afrocentrada. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e288414. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288414por