Paradoxos entre memória e esquecimento: espaços escolares e suas (des)conexões na cidade de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287413Palavras-chave:
Patrimônio histórico-educativo, Centro Histórico de Porto Alegre, Espaço escolar, Arquitetura escolarResumo
O estudo tem o objetivo perscrutar as múltiplas relações que envolvem o patrimônio histórico-educativo no Centro Histórico de Porto Alegre, tendo como referência as (des)conexões entre memória e esquecimento no Tempo Presente. Realizamos uma pesquisa histórico-documental, iniciando por uma cartografia de um conjunto de onze instituições educativas deste cenário geográfico, adaptados e/ou construídos entre a segunda metade do século XIX e as três primeiras décadas do XX. Problematizamos o lugar da escola na memória e na história, englobando tanto os edifícios monumentais, como os espaços adaptados, que também serviram como lócus de escolarização de minorias étnicas, empreendidos por iniciativas de grupos e associações. Na sequência, selecionamos o caso do Colégio Elementar Paula Soares, construído pelo governo do RS, representativo para a pesquisa, pois, nos remete a uma teia que articula a história da formação de professores do ensino primário e secundário. Os paradoxos entre memória e esquecimento se manifestam de diferentes modos no cenário urbano e uma dessas formas são os edifícios escolares e sua capacidade de, indiciariamente, nos conduzir a pensar nos estratos do tempo e suas reverberações no presente. Conclui-se que o esquecimento atinge a todas essas escolas, tanto aquelas frequentadas pelos filhos das elites, quanto as destinadas aos empobrecidos. No entanto, há intensidades diferentes nesses esquecimentos, de acordo com a classe social ou origem étnica. Podemos dizer que as escolas dos filhos dos operários, de imigrantes e da população negra de Porto Alegre carregam um esquecimento tamanho que se aproxima de um quase apagamento de suas memórias.
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