Conceções dos professores na implementação de novas orientações curriculares em Portugal

Autores

  • Teresa Leite Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Patrícia Ferreira Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Nuno Melo Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Caseiro Instituto Politécnico de Lisboa
  • Bianor Valente Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275980

Palavras-chave:

Currículo, Aprendizagens essenciais, Conceções de professores, Competências, Ensino básico

Resumo

As atuais orientações curriculares para o ensino básico português traduzem-se em dois documentos principais, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e as Aprendizagens Essenciais (AE), publicados em 2017 e 2018, respetivamente. Inicialmente estes documentos coexistiram com documentos curriculares anteriores e só em 2021, com o despacho n.º 6605-A/2021, que vem revogar os programas anteriores, é que se constituem como o único referencial para a gestão e flexibilização curricular. Para se poder compreender a funcionalidade e o modo como estes documentos serão implementados, é essencial conhecer as conceções dos docentes sobre estes instrumentos curriculares. Assim, neste estudo, foram realizados 6 grupos focais, com 17 professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, tendo a informação recolhida sido tratada por análise de conteúdo. Procurou-se perceber como é que os professores perspetivam as atuais orientações curriculares e como equacionam a sua adequação aos contextos reais. Os resultados obtidos revelam que os participantes neste estudo conhecem os documentos curriculares atuais e refletem sobre as suas implicações, mas que a sua entrada em vigor e a revogação dos documentos curriculares anteriores não causou alterações significativas no seu modo de trabalho. Os docentes interpretam o PASEO como um referencial para o desenvolvimento de competências essenciais. Quanto às AE, apesar de críticos relativamente à sua formulação, os docentes rejeitam que estas constituam aprendizagens mínimas ou que tenham subjacente um decréscimo de exigência. Não obstante, alguns docentes referem ausência de realismo na sua definição e antecipam dificuldades na sua implementação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMADO, João; FERREIRA, Sónia. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, João (coord.). Manual e investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. p. 207-232.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BEN-PERETZ, Miriam. Teacher knowledge: What is it? How do we uncover it? What are its implications for schooling? Teaching and Teacher Education, London, v. 27, n. 1, 2011. https://doi.org/10.1016/j.tate.2010.07.015

» https://doi.org/10.1016/j.tate.2010.07.015

BORG, Simon. The impact of in-service teacher education on language teachers' beliefs. System, London, v. 39, n. 3, 2011. https://doi.org/10.1016/j.system.2011.07.009

» https://doi.org/10.1016/j.system.2011.07.009

BROWN, Gavin. Teachers' conceptions of assessment: Implications for policy and professional development. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, New York, v. 11, n. 3, 2004. https://doi.org/10.1080/0969594042000304609

» https://doi.org/10.1080/0969594042000304609

CAMBRIDGE ASSESSMENT. A Cambridge approach to improving education: using international insights to manage complexity. Cambridge: Cambridge Assessment, 2017. Disponível em: https://www.cambridgeassessment.org.uk/Images/cambridge-approach-to-improvingeducation.pdf Acesso em: 31 maio 2023.

» https://www.cambridgeassessment.org.uk/Images/cambridge-approach-to-improvingeducation.pdf

COSTA, Fernando; PAZ, Ana; PEREIRA, Carolina; CRUZ, Elisabete; SOROMENHO, Gilda; VIANA, Joana. Relatório de avaliação da implementação das aprendizagens essenciais. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/noticias/relatorio-de-avaliacao-da-implementacao-das-aprendizagens-essenciais Acesso em: 19 mar. 2022.

» http://www.dge.mec.pt/noticias/relatorio-de-avaliacao-da-implementacao-das-aprendizagens-essenciais

ESTEVES, Manuela. Análise de conteúdo. In: LIMA, Jorge Ávila; PACHECO, José Augusto (org.). Fazer investigação. Porto: Porto Editora, 2006. p. 105-126.

FLICK, Uwe. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor, 2005.

FLORES, Maria. Da necessidade de aprofundar o debate sobre currículo e avaliação. In: FLORES, Maria Assunção (org.). Práticas e discursos sobre currículo e avaliação: contributos para aprofundar um debate. Santo Tirso: De Facto, 2017. p. 7-22.

GIMENO-SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

HUGHES, Conrad. Competences: Curriculum on the Move, 2024. Disponível em: https://www.ibe.unesco.org/en/articles/competences Acesso em: 30 mar. 2023.

» https://www.ibe.unesco.org/en/articles/competences

JONNAERT, Philippe; ETTAYEBI, Moussadak; DEFISE, Rosette. Currículo e competências. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

JONNAERT, Philippe; THERRIAULT, Geneviève. Curricula and curricular analysis: some pointers for a debate. Prospects, Amesterdão, v. 43, n. 4, 2013. https://doi.org/10.1007/s11125-013-9285-7

» https://doi.org/10.1007/s11125-013-9285-7

LE MÉTAIS, Joanna. International trends in primary education London: Qualifications and Curriculum Authority, 2003.

MAROPE, Mmantsetsa; GRIFFIN, Patrick; GALLAGHER, Carmel. Future competences and the future of curriculum [ S. l .]: Unesco-IBE, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Portugal). Currículo nacional do ensino básico: competências essenciais. Lisboa: ME, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO (Portugual). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME, 2017.

MONTERO, Lourdes. A construção do conhecimento profissional. Lisboa: Piaget, 2005.

OPERTTI, Renato; KANG, Hyekyung; MAGNI, Giorgia. Comparative analysis of the national curriculum frameworks of five countries: Brazil, Cambodia, Finland, Kenya and Peru. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000263831 Acesso em: 30 mar. 2023.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000263831

PACHECO, José. Currículo: teoria e praxis. Porto: Porto Editora, 1996.

PACHECO, José. Estrutura curricular portuguesa. In: PACHECO, José (org.). Organização curricular portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008. p. 11-52.

PAJARES, Frank. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, Washington, DC, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.

PEPPER, David. Primary curriculum change: directions of travel in 10 countries. Londoin: Qualifications and Curriculum Authority, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Porquê construir competências a partir da escola? Porto: Asa, 2001.

PORTUGAL. Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Despacho n.º 6478/2017, de 26 de junho. Homologa o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Diário da República Eletrónico, Lisboa, 2017. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/6478-2017-107752620 Acesso em: 15 set. 2021.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/6478-2017-107752620

PORTUGAL. Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação. Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho. Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa. Diário da República Eletrónico, Lisboa, 2021. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/6605-a-2021-166512681 Acesso em: 15 set. 2021.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/6605-a-2021-166512681

PORTUGAL. Ministérios das Finanças e da Educação e Ciência. Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril. Cria, na dependência direta do Ministério da Educação e Ciência, um grupo de trabalho de reformulação das Metas Curriculares. Diário da República Eletrónico, Lisboa, 2012. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/5306-2012-3033940 Acesso: 15 set. 2021.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/5306-2012-3033940

PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Diário da República Eletrónico, Lisboa, 2018. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 15 set. 2021.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962

PORTUGAL. SPCE. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Carta ética: instrumento de regulação ético deontológica. Lisboa: SPCE, 2014.

ROLDÃO, Maria. Currículo e debate curricular atual: eixos e contributos para uma análise incompleta. In: FLORES, Maria Assunção (org.). Práticas e discursos sobre currículo e avaliação: contributos para aprofundar um debate. Santo Tirso: De facto, 2017. p. 23-54.

ROLDÃO, Maria. Gestão Curricular: fundamentos e práticas. Lisboa: Ministério da Educação, 1999a.

ROLDÃO, Maria. Gestão do currículo e avaliação de competências. Lisboa: Presença, 2003.

ROLDÃO, Maria. Os professores e a gestão do currículo: perspetivas e práticas em análise. Porto: Porto Editora, 1999b.

ROLDÃO, Maria. Um currículo de currículos Chamusca: Cosmos, 2011.

ROLDÃO, Maria; PERALTA, Helena; MARTINS, Isabel. currículo do ensino básico e secundário: para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil dos alunos. Lisboa: DGE, 2017. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento-enquadrador.pdf Acesso em: 13 abr. 2023.

» https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento-enquadrador.pdf

ROSE, Jim. Independent review of the primary curriculum: final report. Nottingham: DCSF, 2009. Disponível em: http://www.educationengland.org.uk/documents/pdfs/2009-IRPC-final-report.pdf Acesso em: 31 mar. 2023.

» http://www.educationengland.org.uk/documents/pdfs/2009-IRPC-final-report.pdf

SARGENT, Claire; BYRNE, Anne; O'DONNELL, Sharon; WHITE, Elizabeth. Thematic probe: curriculum review in the inca countries: june 2010. London: National Foundation for Educational Research, 2010. Disponível em: https://webarchive.nationalarchives.gov.uk/ukgwa/20130220111733/http://inca.org.uk/Curriculum_review_probe_final_01_dec_2010.pdf Acesso em: 31 mar. 2023.

» https://webarchive.nationalarchives.gov.uk/ukgwa/20130220111733/http://inca.org.uk/Curriculum_review_probe_final_01_dec_2010.pdf

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Harward, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SKILBECK, Malcom. The core curriculum. In: OECD (org.). The curriculum redefined: schooling for the 21st century. Paris: OECD, 1994. p. 95-100.

TSINDOS, Tess. Focus Group. In: AYTON, Darshini; TSINDOS, Tess; BERKOVIC, Danielle (coord.). Qualitative research: a practical guide for health and social care researchers and practitioners. Melbourne: Monash University, 2023. p. 124-136.

VALENTE, Bianor; LEITE, Teresa (Coord.). Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2024. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/17555 Acesso em: 10 jul. 2024.

» https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/17555

WHITBY, Karen; WALKER, Matthew; O'DONNELL, Sharon. Thematic probe: the teaching and learning of skills in primary and secondary education. London: Qualifications and Curriculum Authority, 2006.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Conceções dos professores na implementação de novas orientações curriculares em Portugal. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e275980. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275980