Concepções iniciais sobre o pensamento algébrico de um grupo de professores que ensinam matemática

Autores

  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282523por

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Concepções de professores

Resumo

Neste artigo, que, do ponto de vista metodológico, decorreu de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, objetiva-se analisar as concepções (ideias, representações ou crenças que os participantes têm em relação a um determinado tema) de 36 professores a respeito do pensamento algébrico. Os docentes participaram de três encontros on-line síncronos, com três horas de duração cada, nos quais se visava a discutir o que é o pensamento algébrico e como desenvolvê-lo. Buscou-se identificar, a partir das respostas dadas pelos participantes a duas questões que integraram o questionário inicial desta pesquisa, que temáticas associavam ao pensamento algébrico. Teoricamente, esta pesquisa subsidia-se por aspectos caracterizadores do pensamento algébrico preconizados por diferentes pesquisadores da área da educação algébrica. Dentre os resultados, podemos mencionar que as concepções dos docentes se agrupam em 13 categorias, predominantemente vinculadas às seguintes ações relacionadas ao modo de pensar citado: tratar quantidades desconhecidas como se fossem conhecidas e realizar cálculos com elas como fazemos com os valores conhecidos. Duas ações de extrema relevância para o desenvolvimento e para a mobilização do pensamento algébrico não foram evidenciadas pelos participantes em suas concepções: perceber as relações de variações e covariações; e compreender os diferentes papéis assumidos pelo sinal de igual.

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Imagem de nuvem de palavras com palavras em fontes maiores e menores. As que aparecem com maior destaque são: Equações, sequências, expressões, funções

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Concepções iniciais sobre o pensamento algébrico de um grupo de professores que ensinam matemática. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282523. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282523por