Contribuições de Magda Soares para as políticas e práticas de alfabetização e letramento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283950PORPalavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Práticas educativas, Políticas educacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico das obras de Magda Soares, consideradas fundamentais no debate sobre alfabetização e letramento no Brasil, com vistas a promover reflexões sobre suas contribuições para a compreensão e promoção da leitura e escrita no contexto educacional brasileiro. Além disso, busca-se analisar os desdobramentos de suas ideias na ampliação do debate sobre o tema, considerando perspectivas socioantropológicas, como os letramentos críticos, e multiculturais, como os multiletramentos. O estudo também visa evidenciar a influência do trabalho de Soares nas políticas públicas de alfabetização e formação de leitores. Para alcançar esses objetivos, o artigo analisa a produção acadêmica da autora e oferece uma contextualização histórica que destaca a relevância de seus pressupostos teóricos (1998, 2003, 2004, 2016, 2020) na produção de conhecimento e nas pesquisas acadêmicas, bem como seus impactos nas políticas públicas educacionais brasileiras. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com delineamento transversal, fundamentado na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). O embasamento teórico inclui autores como Correa e Corrêa (2017), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Kato (1986), Kleiman (2004; 2014), Laroca e Saveli (2001), Street (2014) e Tfouni (1988), dada sua relevância para os estudos sobre alfabetização. Espera-se que este artigo contribua para a produção acadêmico-científica sobre a temática e reforce o reconhecimento do legado de Soares nas discussões sobre linguagem e educação no Brasil.
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