Produção e apreciação de jornais escolares em Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1968)

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282647por

Palavras-chave:

História da educação, Jornais escolares, Brasília, Yvonne Jean

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar os bastidores da produção e a apreciação dos jornais escolares das escolas primárias de Brasília, através das colunas da jornalista Yvonne Jean, publicadas entre os anos de 1962 e 1968 no jornal Correio Braziliense. Em termos metodológicos, consultaram-se as edições disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, com a busca pela palavra-chave: Yvonne Jean. A partir desse descritor foram localizadas as colunas assinadas pela jornalista. Após a leitura integral de mais de seis centenas de colunas, realizou-se um fichamento das informações que elas traziam sobre os jornais escolares. Depois de uma segunda leitura, agora do material fichado, evidenciou-se que o assunto era tratado pela jornalista sob duas perspectivas: o processo de produção dos jornais e a apreciação dos seus conteúdos, razão pela qual são abordados sob esse enfoque no presente estudo. Em termos de resultados, sobre a produção dos jornais escolares, observou-se que esta remetia a toda uma experiência pedagógica vivenciada pelas crianças, que as envolvia no processo de coleta de informações, redação, impressão e venda de espaços publicitários no jornal da escola. Contavam, é verdade, com o auxílio de adultos, mas tinham, sem dúvida, certo protagonismo nesse processo. Acerca da apreciação dos jornais, foi possível identificar uma série de dicas e sugestões de Yvonne Jean aos jovens redatores, no sentido de aperfeiçoar seu empreendimento editorial e, ao mesmo tempo, motivá-los nessa experiência pedagógica da imprensa escolar.

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Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Produção e apreciação de jornais escolares em Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1968). (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282647. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282647por