Monitoria acadêmica a universitários com necessidades educacionais específicas (NEE): desafios atuais

Autores

  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Naiara dos Anjos de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Danielle dos Santos Cutrim Garros Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282593por

Palavras-chave:

Educação superior, Políticas educacionais, Deficiência, Acessibilidade, Necessidades educacionais específicas

Resumo

O desenvolvimento de políticas afirmativas inclusivas tem fomentado o debate e a reflexão em torno do índice de matrícula de coletivos considerados em situação de vulnerabilidade na universidade, em uma mirada interseccional sobre o tema. Posto isso, o texto objetiva descrever e analisar os desafios do trabalho de monitoria oferecido pelo Núcleo de Atenção Pedagógica e Inclusão (NAPI), a universitários que apresentam necessidades educacionais específicas - NEE e que se reconhecem na situação de deficiência, em uma universidade do interior do estado de São Paulo. Os atendimentos foram realizados remotamente, durante e após o período da pandemia de Covid-19, seguindo-se o protocolo inicial de verificação de demandas específicas de suporte e permanência para acompanhar os estudos na universidade. A coleta de dados ocorreu por meio da análise dos registros escritos dos monitores e de anotações realizadas nos diários de campo dos atendimentos ofertados aos estudantes com NEE. Analisou-se o material recolhido, com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella. Agruparam-se os dados produzidos em três núcleos: 1) Revisão do termo NEE nas políticas institucionais da universidade; 2) Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no cenário de aulas e 3) Desafios retratados pelos monitores referentes as suas atribuições no programa. Os resultados evidenciaram aspectos das contribuições do trabalho de monitoria na formação dos envolvidos, estando estes em consonância com políticas institucionais inclusivas da Universidade. Todavia, a adoção de uma perspectiva interseccional, na práxis observada, constituiu um devir nas políticas e literaturas analisadas.

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Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

Como Citar

Monitoria acadêmica a universitários com necessidades educacionais específicas (NEE): desafios atuais. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282593. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282593por