Corpo e imagem na obra coreográfica: entrelaçamentos entre Merleau-Ponty e Aby Warburg na pesquisa fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551275853porPalavras-chave:
Corpo, Imagem, PercepçãoResumo
O artigo se configura como uma reflexão acerca da trajetória metodológica fenomenológica e das relações entre imagens, corpo e memória. Neste processo, consideramos a experiência vivida como solo perceptivo para o conhecimento, em particular no que concerne à obra coreográfica como expressão poética e educativa. O texto tem como eixo a fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty, em particular sua compreensão de corpo, em diálogo com a noção de pathosformel de Aby Warburg. Registra-se que a compreensão construída no processo de pesquisa considera as experiências vividas com o mundo da dança e da obra coreográfica na condição de aprendizes, artistas, professoras e pesquisadoras. Por meio do processo da redução fenomenológica e da composição das pranchas visuais como locus mnemônico da experiência perceptiva, aponta-se que a construção imagética emerge do fundo da memória, da história e do tempo. A redução fenomenológica nos permite criar campos e sentidos polissêmicos: culturais, afetivos, epistemológicos, educativos na apreciação da obra coreográfica, articulando imagem e movimento. Por sua vez, no tocante ao pathosformel, compreendemos que as imagens ultrapassam o sentido ilustrativo, configurando-se como um princípio epistemológico orientador do processo de pesquisa; bem como, da organização textual. Ao entrelaçar os métodos percebemos nas imagens da obra coreográfica uma perspectiva poética e educativa revelada no corpo da experiência e na experiência do ver em movimento.
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