Formação permanente de profissionais de saúde: simulação in situ de parada cardiorrespiratória na atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551285296porPalavras-chave:
Simulação in situ, Educação permanente, Profissionais da saúde, Ressuscitação cardiopulmonar, Atenção primária à saúdeResumo
O artigo busca identificar a experiência dos profissionais de saúde da atenção primária quanto à participação na simulação in situ como estratégia de educação permanente no atendimento ao indivíduo em situação de parada cardiorrespiratória. Pesquisa retrospectiva e documental, de abordagem qualitativa, realizada com profissionais de saúde da atenção primária de dois Centros Municipais de Saúde localizados no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Aplicou-se um questionário com quatro perguntas abertas, ao final de seis cursos de extensão universitária desenvolvidos entre os meses de julho e setembro de 2023. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial para organização dos dados. Resultados: compuseram a pesquisa os questionários de 74 profissionais de saúde, que possibilitaram a construção de duas categorias, intituladas: “Curso de reanimação cardiopulmonar por meio de simulação in situ” e “Simulação in situ como estratégia de educação permanente”. Identificou-se a satisfação em participar da simulação in situ, motivação em querer aprender mais sobre a temática e a importância do uso de uma metodologia ativa na educação permanente, além da possibilidade da educação em equipe no local de trabalho. Observou-se a potência da simulação in situ como estratégia de educação permanente em saúde de profissionais atuantes na atenção primária, referente à temática de ressuscitação cardiopulmonar em adultos. A experiência dos participantes mostrou como um método de ensino fundamentado em metodologia ativa, gerou a sua participação e os motivou ao aprendizado a partir da experiência na simulação in situ.
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