Professores e estudantes no Currículo da Cidade: modelos projetados para uma rede municipal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284843por

Palavras-chave:

Professores, Estudantes., Currículo, Sociologia da educação, Bernstein

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação sobre as escolhas docentes realizadas por professores que desenvolvem o currículo nos anos iniciais da rede municipal de ensino de São Paulo, frente aos desafios decorrentes da pandemia e da implementação do Currículo da Cidade. Focaliza-se o texto introdutório desse documento, operando uma seleção de excertos que expressam princípios assumidos para a educação nessa rede de ensino, contribuindo para delinear modelos de professores e estudantes, notadamente os papéis que lhes são atribuídos e o tipo de interação projetada para ser estabelecida entre esses sujeitos. Em processo de análise documental, foram extraídos excertos relacionados ao Discurso Pedagógico, tanto no que tange ao Discurso Instrucional quanto ao Discurso Regulador, os quais foram reunidos nas subcategorias Professor-Ensino, Estudante-Aprendizagem e Interações. Os resultados mostram que, no que concerne ao professor, ainda que afirme ser ele protagonista do currículo, observa-se a restrição do seu papel à busca por metodologias que reduzem a aprendizagem dos conteúdos curriculares nele estabelecidos. Em relação aos estudantes, embora se defenda o respeito e a valorização de suas formas de aprender, e se afirme que os currículos são plurais, não se considera como parte da experiência formativa o que já sabem sobre o mundo: ao especificar o que devem aprender, o Currículo da Cidade remete apenas aos conteúdos curriculares por ele definidos, desconsiderando os saberes e as culturas próprias aos contextos e territórios em que se desenvolve o processo educativo. Em síntese, os modelos de professores e estudantes projetados no documento analisado restringem-se aos limites das definições curriculares estabelecidas, não os reconhecendo como produtores de conhecimentos nas interações pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Valentina Assumpção Galian, Universidade de São Paulo

    This article results from research on the pedagogical choices of teachers who develop the curriculum for the initial years of the municipal education network of São Paulo in facing the challenges arising from the pandemic and the implementation of the City Curriculum. This document’s introductory text is addressed by selecting excerpts that express educational principles assumed for this education network, contributing to the design of teacher and student models, notably their assigned roles and the planned type of interaction to be established between these subjects. A document analysis obtained excerpts related to the Pedagogical Discourse, both as to Instructional Discourse and Regulatory Discourse, which were classified into subcategories: Teacher-Teaching, Student-Learning, and Interactions. According to the results, although teachers claim to have a leading role in the curriculum, their role is restricted to the search for methodologies that are reduced to the learning of established curricular contents. As for students, although their ways of learning should be respected and valued, and despite claims that the curricula are plural, their prior knowledge about the world is not considered part of the educational experience: by specifying what they should learn, the City Curriculum refers only to its own defined curricular contents, disregarding knowledge and cultures specific to contexts and territories in which the educational process develops. In summary, the teacher and student models designed in the analyzed document are restricted to the limits of the established curricular definitions, without their recognition as knowledge producers in pedagogical interactions.

  • Émerson de Pietri, Universidade de São Paulo

    Émerson de Pietri é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da FEUSP, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Ensino de Línguas.

  • Raquel Milani, Universidade de São Paulo
    Raquel Milani é doutora em educação matemática pela Unesp/Rio Claro. É Professora Doutora II da FEUSP e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Crítica (GEPEMC).

Referências

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Tendências recentes do currículo do ensino fundamental no Brasil. In: BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000. p. 5-42.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research. critique. London: Taylor & Francis, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf Acesso em: 13 out. 2023.

» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf

CARRIJO, Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa. Pesquisa em política educacional e a abordagem do ciclo de políticas: a importância da vigilância epistemológica. Repod: Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1213-1228, 2021.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

COELHO, Franciele Braz de Oliveira Coelho. Análise de currículos de ciências à luz da teoria de Basil Bernstein. Ciência & Educação, Bauru, v. 3, n. 23, p. 795-808, 2017.

DÍAZ VILLA, Mario ¿Qué es eso que se llama pedagogía? Pedagogía y Saberes, n. 50, p. 11-28, 2019. Universidad Pedagógica Nacional, Facultad de Educación.

FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, out. 2007.

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; PIETRI, Emerson, SASSERON, Lúcia Helena. Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos PCNs à BNCC. Educação em Revista, v. 37, e25551, 2021.

GIMENO SACRISTÁN, Jose. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

HOADLEY, Ursula. Pedagogy in poverty: lessons from twenty years of curriculum reform in South Africa. London; New York: Routledge, 2018.

HOADLEY, Ursula; MULLER, Johan. Learning and human development curriculum and knowledge poverty in developing countries. In: WILKINS, Andrew (ed.) Policy foundations of education. London: Bloomsbury Academic, 2023. p. 97-114.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos; SILVA, Eliane. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista On Line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 816-840, 2020.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuição de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen; MAINARDES, Jefferson (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.

MAINARDES, Jefferson. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 16, 2018.

MOREIRA, Laélia. Portela. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Relepe: Revista de Estudios Teóricos y Epistemalógicos em Política educativa, v. 2, p. 1-14, 2017.

MORAIS, Ana Maria, NEVES, Isabel Pestana. Texts and contexts in educational systems: studies of recontextualising spaces. In: MORAIS, Ana Maria, NEVES, Isabel Pestana, DAVIES, Brian, DANIELS, Harry (ed.). Towards a sociology of pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research. New York: Peter Lang, 2010. p. 223-250.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Escola e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf Acesso em: 03 out. 2023.

» https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: EDUC, 1998.

SANTOS, Geniana dos; BORGES, Veronica; LOPES, Alice Casimiro. Formação de professores e reformas curriculares: entre projeções e normatividade. Linhas Críticas, v. 25, e26200, 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26200

» https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26200

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: ensino fundamental: matemática. São Paulo: SME/COPED, 2019. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-ensino-fundamental-matematica/ Acesso em: 13 out. 2023.

» https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-ensino-fundamental-matematica/

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Três questões para pensar sobre o planejamento pedagógico na Educação Básica. In: FABRIS, Eli Terezinha Henn; DALÍGNA, Maria Cláudia; SILVA, Roberto Rafael Dias da (org.). Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 181-196.

SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Mônica Ribeiro da; OLIVEIRA, Adriana Martins de. Processos de recontextualização: subsídios para uma análise crítica de políticas curriculares. Jornal de Políticas Educacionais, v. 16, e87821, 2022.

STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil: aspectos históricos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n.168, p. 01-25, 2018.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Professores e estudantes no Currículo da Cidade: modelos projetados para uma rede municipal de ensino. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e284843. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551284843por