Alfabetização, letramento e famílias: um tema em três tempos

Autores

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Pedersoli Pereira Universidade Estadual de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281622por

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Famílias

Resumo

Este artigo visa compreender, em três momentos históricos diferentes, como a sociedade cria expectativas de que as famílias possam participar do processo de alfabetização e letramento de seus filhos. No primeiro período (final do século XIX e início do século XX) é desenvolvida uma análise documental em fontes como publicidade, materiais impressos e mapas de frequência. Constata-se que a expectativa de uso de abecedários no espaço doméstico traz a herança de capital cultural herdado, em relação à escrita, que não se distancia do capital econômico, embora não se descarte o uso de abecedários populares. Para o segundo período (anos 50, 60 e 70 do século XX) são utilizados dados de pesquisa empírica sobre alfabetização no espaço doméstico, na zona rural de Minas Gerais. Neste período é demonstrado que as experiências de alfabetização doméstica revelam investimento das famílias e são identificados cruzamentos entre práticas de letramento familiar, social e escolar a partir do uso de livros de contas, folhinhas, orações, livros escolares, literatura, cartas. No terceiro período (século XXI) são analisados documentos do Programa federal Conta prá mim e trabalha-se com a ideia, disseminada em vários estudos, de que, na contemporaneidade, a escrita permeia as experiências das crianças desde muito novas, fruto de um processo social que extrapola a escola. No entanto, conclui-se que a expectativa de que os conhecimentos de alfabetização sejam desenvolvidos no espaço doméstico é idealizada, se não forem consideradas as desigualdades na distribuição da alfabetização e diferenças no uso da linguagem por camadas populares.

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Publicado

2025-09-29

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Alfabetização e letramento: contribuições de Magda Soares

Como Citar

Alfabetização, letramento e famílias: um tema em três tempos. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e281622. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281622por