Alfabetização, letramento e famílias: um tema em três tempos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551281622porPalavras-chave:
Alfabetização, Letramento, FamíliasResumo
Este artigo visa compreender, em três momentos históricos diferentes, como a sociedade cria expectativas de que as famílias possam participar do processo de alfabetização e letramento de seus filhos. No primeiro período (final do século XIX e início do século XX) é desenvolvida uma análise documental em fontes como publicidade, materiais impressos e mapas de frequência. Constata-se que a expectativa de uso de abecedários no espaço doméstico traz a herança de capital cultural herdado, em relação à escrita, que não se distancia do capital econômico, embora não se descarte o uso de abecedários populares. Para o segundo período (anos 50, 60 e 70 do século XX) são utilizados dados de pesquisa empírica sobre alfabetização no espaço doméstico, na zona rural de Minas Gerais. Neste período é demonstrado que as experiências de alfabetização doméstica revelam investimento das famílias e são identificados cruzamentos entre práticas de letramento familiar, social e escolar a partir do uso de livros de contas, folhinhas, orações, livros escolares, literatura, cartas. No terceiro período (século XXI) são analisados documentos do Programa federal Conta prá mim e trabalha-se com a ideia, disseminada em vários estudos, de que, na contemporaneidade, a escrita permeia as experiências das crianças desde muito novas, fruto de um processo social que extrapola a escola. No entanto, conclui-se que a expectativa de que os conhecimentos de alfabetização sejam desenvolvidos no espaço doméstico é idealizada, se não forem consideradas as desigualdades na distribuição da alfabetização e diferenças no uso da linguagem por camadas populares.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conta pra Mim - Programa de Promoção da Literacia Familiar. Guia de Literacia Familiar, Brasília, DF, 2019a. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-praminVconta-pra-mirn-literacia.pdf Acesso em: 11 nov. 2023.
» https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-praminVconta-pra-mirn-literacia.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC/SEALF, 2019b.
BRASLAVSKY, Berta. Primeras letras o primeras lecturas: una introducción a la Alfabetización Temprana. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
CHARTIER, Anne. Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
FERRARO, Alceu. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização, escolarização e cultura escrita em Minas Gerais no século XIX. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010a. p. 249-278
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: MEC/CEALE, 2005.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Uma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no Brasil no século XIX. Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 264-281, 2010b.
FRAGO, Antonio Viñao. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOMEZ, Antonio Castilho História da cultura escrita. Ideas para el debate. Revista Brasileira de História da Educação, n. 5, jan./jun. 2003.
GRAFF, Harvey. O mito do alfabetismo. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.
HÉBRARD, Jean. Os livros escolares da Bibliothèque Bleue: arcaísmo ou modernidade? Revista Brasileira de História da Educação, n. 4, p. 10-45, jul./dez. 2002.
LAHIRE, Bernard. O sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
LEAL, Teresa et al. Desenvolvimento da literacia emergente: competências de crianças em idade pré-escolar. In: ENCONTRO NACIONAL, 6., 2006 (INTERNACIONAL, 4., 2006) de investigação em leitura, literatura infantil e ilustração, 2006, Braga. Actas do 6º Encontro Nacional (4° Internacional) [...]. Braga: Universidade do Minho, 2006. p. 56-65.
LE MEN, Ségolène. Les abécédaires français illustrés du XIXe siècle. Paris: Promodis, 1984.
LE MEN, Ségolène. Les abécédaires: lettres, mots, images. Chasseneuil-du-Poitou: Sceren/CNDP/CRDP, 2012.
PEREIRA, Ana Paula. Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte. Autêntica, 2001. p. 15-48.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.
SOARES, Magda. Práticas de letramento implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 54-67.
SOUZA, Mariana Souza Pereira. Abecedários, Brasil: contribuições à história dos impressos e sua circulação nos anos 1936 a 1984. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
STEPHANOU, Maria; SOUZA, Mariana Venafre Pereira. Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 297-325, set./dez. 2016.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.