Visões partilhadas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no quadro do Erasmus+

Autores

  • Filipa Araújo Escola Secundária das Caldas das Taipa
  • Cristina Palmeirão Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287357por

Palavras-chave:

Erasmus+, Práticas pedagógicas, Inovação, Qualidade das aprendizagens

Resumo

O foco desta investigação apresenta dois objetivos principais, quais sejam: identificar e caracterizar a natureza e tipo de práticas pedagógicas sugeridas nos documentos oficiais de um agrupamento TEIP, no norte de Portugal, relativas ao ensino secundário, no âmbito do Erasmus+, bem como as percepções do diretor e da coordenadora do Projeto Erasmus+ sobre as competências desenvolvidas pelos alunos. A metodologia selecionada se assenta em um estudo de caso, privilegiando a pesquisa documental e a entrevista em profundidade, como técnicas escolhidas para a recolha de dados e análise de conteúdo por recurso ao software NVIVO. Dos resultados apurados, poder-se-á afirmar que o Programa Erasmus+ promove: práticas pedagógicas interativas, nomeadamente na área das Multiliteracias e Discussão, Aprendizagem Experimental, Aprendizagem Integrada, Aprendizagem Combinada e Gamificação; competências pessoais de informação e comunicação, linguagens e texto, pensamento crítico e criativo, sensibilidade estética e artísticas e, nesta lógica, aprendizagens únicas, experimentais, personalizadas e generativas. Da revisão da literatura, percebemos que o Erasmus+ é considerado um programa de excelência, inovador e de grande êxito e, por isso, um programa coerente com a necessidade de “reimaginar nossos futuros juntos” United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, (UNESCO, 2021a). Com este pressuposto, percebemos a necessidade, imperativa, de criar ambientes de aprendizagem reflexivos, interculturais e de aprendizagens positivas e de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUILAR, Blas Segovia; PAVÓN, Carmen. Creación audiovisual para comprender Europa en educación secundaria. Aportaciones desde un proyecto Erasmus+. Revista de Educación Mediática y TIC, Córdoba, p. 10-26, 2017.

AIGIOU, 2nd GEL. Project reference: 2023-1-EL01-KA122-SCH-000137418. Aígio: [ s. n .], 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-EL01-KA122-SCH-000137418 Acesso em: 7 fev. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-EL01-KA122-SCH-000137418

ALVES, José Matias; CABRAL, Ilídia. Uma outra escola é possível: mudar as regras da gramática escolar e os modos de trabalho pedagógico. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, 2017. Disponível em: https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2020-02/FEP_UCP_2017_Uma%20Outra_Escola_e_Possivel.pdf Acesso em: 23 jul. 2022.

» https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2020-02/FEP_UCP_2017_Uma%20Outra_Escola_e_Possivel.pdf

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

AMORIM, Maria Isabel Bettencourt; COSME, Ariana. A experiência de mobilidade de longa duração em alunos do ensino secundário: contributos para a sua formação cultural e psicossocial. Porto: Universidade do Porto, 2017.

ARAÚJO, Filipa Pereira. O processo comunicativo e os estilos de liderança em escolas TEIP e com contrato de autonomia. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2015.

ARAÚJO, Filipa Pereira; PALMEIRÃO, Cristina Maria Gomes da Costa. ERASMUS+: um estudo da rota das práticas de inovação pedagógica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, e09778, 27 nov. 2023b.

ARAÚJO, Filipa Pereira; PALMEIRÃO, Cristina Maria Gomes da Costa. Iluminando horizontes: o programa Erasmus+ e a inovação pedagógica. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, v. 25, p. 1-19, 2023a.

AZEVEDO, Joaquim. Liberdade e política pública de educação ensaio sobre um novo compromisso social pela educação. Vila Nova de Gaia: [s. n.], 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido sobre a fragilidade dos laços humanos. [S. l.]: Relógio D'Água, 2003a.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003b.

BÉCAR, Jean-Paul et al. Erasmus talking and doing. In: EDULEARN18: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 10., 2018, Palma de Maiorca, Espanha. Edulearn18 Seville: IATED, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326713629_ERASMUS_TALKING_AND_DOING Acesso em: 7 fev. 2022.

» https://www.researchgate.net/publication/326713629_ERASMUS_TALKING_AND_DOING

CARNEIRO, Roberto. A educação primeiro: Roberto Carneiro entrevistado por Joaquim Azevedo. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2004b.

CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2003a.

CASTRO, Maria; GORETTI Alonso de; GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José. Metodologías educativas de éxito: proyectos Erasmus+ relacionados con e-learning o TIC. Campus Virtuales, Salamanca, v. 11, n. 1, p. 95, 2022.

CLEMENS-BRENTANO-EUROPASCHULE. Project reference: 2023-2-DE03-KA122-SCH-000177287. Frankfurt am Main: Erasmus+ Programme, 2024. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000177287 Acesso em: 17mar. 2023.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000177287

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022a. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 12.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022b. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 7.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022c. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. 2023. p. 5.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022d. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. 2023. p. 9.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022e. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 10.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022f. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022g. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022h. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 5.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022i. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 1, p. 7, p. 9, p. 10.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022j. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 4.

CPE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: UCP, 2022l. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2.

CRAIOVA, Gradinita Sf Ana. Project reference: 2023-1-RO01-KA122-SCH-000129406. Craiova: Erasmus+ Programme, 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-RO01-KA122-SCH-000129406 Acesso em: 7 fev. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-RO01-KA122-SCH-000129406

CRESWELL, John Ward; BAEZ, Johanna Creswell. 30 essential skills for the qualitative researcher. Los Angeles: SAGE, 2016.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022a. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022b. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022c. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022d. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 14.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022e. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2, p. 3, p. 11.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022f. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento “A inovação pedagógica através do Erasmus+”. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 11, p. 14.

DAE. Entrevista [2022]. Entrevistadora: Filipa Pereira Araújo. Porto: DAE, 2022g. 1 gravação sonora (90 min), telemóvel. Transcrição da entrevista com paginação apresentada na tese de doutoramento "A inovação pedagógica através do Erasmus+". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2023. p. 2, p. 3, p. 4, p. 5, p. 7, p. 8, p. 9.

EEPE. Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, 2016-2019. Braga: EEPE, 2019a.

EEPE. Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, 2016-2019. Braga: EEPE, 2019b.

EEPE. Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, 2016-2019. Braga: EEPE, 2019c.

EEPE. Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, 2016-2019. Braga: EEPE, 2019d.

EMAEI. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação. Relatório de apoio educativo: 2.º Período 2023/2024. [ S. l. ]: Emaei, 2023. Corpus documental utilizado na pesquisa. Acesso em: 15 abr. 2024.

FARELLA, Mariella et al. ARLectio: An augmented reality platform to support teachers in producing educational resources. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION (CSEDU 2020), 12., 2020. Proceedings […]. Valência: Csedu, 2020a. p. 469-475.

FARELLA, Mariella et al. ARLectio: An augmented reality platform to support teachers in producing educational resources. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION (CSEDU 2020), 12., 2020. Proceedings […]. Valência: Csedu, 2020b. p. 469-475.

FERNANDES, Domingos. Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica. 1. ed. Lisboa: LeYa, 2022.

FISKER, Anna; CLAUSEN, Katja. Learn4health, a european project creating health and food literacy through innovative interdisciplinary teaching and learning methods. TEACHING & EDUCATION CONFERENCE, 4., 2017. Proceedings […]. Praga: International Institute of Social and Economic Sciences, 2017a. p. 53-59.

FISKER, Anna; CLAUSEN, Katja. Learn4health, a european project creating health and food literacy through innovative interdisciplinary teaching and learning methods. TEACHING & EDUCATION CONFERENCE, 4., 2017. Proceedings […]. Praga: International Institute of Social and Economic Sciences, 2017b. p. 53-59.

FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim. Equipas Educativas para uma nova organização da escola. 11. ed. Porto: Porto Editora, 2009.

FUNDATIA CENTRUL EDUCATIONAL SPEKTRUM. Everyday creativity: boosting the internal creative resources of European schools with Finnish models for education for creativity. In: FUNDATIA CENTRUL EDUCATIONAL SPEKTRUM. Base de Dados Erasmus+. Jyväskylä: Jyväskylän yliopisto, 2019. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2017-1-RO01-KA201-037185 Acesso em: 7 fev. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2017-1-RO01-KA201-037185

GROSSBURGWEDEL, Gymnasium. Project reference: 2023-2-DE03-KA122-SCH-000175559. [ S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000175559 Acesso em: 27 mar. 2023.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000175559

GUIJARRO, Rosa Blanco; RAIMONDI, Graciela Messina. Estado del arte sobre las innovaciones educativas en América Latina. Clayton: Convenio Andrés Bello, 2000.

GUSTAV-HEINEMANN-SCHULE; GESAMTSCHULE DER STADT MÜLHEIM AN DER RUHR. Project reference: 2023-1-DE03-KA122-SCH-000143762. [ S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://erasms-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-DE03-KA122-SCH-000143762 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://erasms-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-DE03-KA122-SCH-000143762

HERODOTOU, Christothea et al. Innovative pedagogies of the future: An evidence - based selection. Frontiers in Education, Education, Milton Keynes, United Kingdom, v. 4, 2019. DOI: 10.3389/feduc.2019.00113. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2019.00113/full Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://doi.org/10.3389/feduc.2019.00113» https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2019.00113/full

INOVAR CONSULTA. Informações sobre a atividade escolar, 2024. In: INOVAR+. Portal Inovar Consulta, 2024. Disponível em: https://inovar-mais.com/inovar-alunos/ Acesso em: 15 jan. 2022.

» https://inovar-mais.com/inovar-alunos/

LANGENHAGEN, Leibniz IGS. Project reference: 2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515. Bruxelas: Erasmus+, 2023a. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515 Acesso em: 7 fev. 2022a.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515

LANGENHAGEN, Leibniz IGS. Project reference: 2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515. Bruxelas: Erasmus+, 2023b. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515 Acesso em: 7fev. 2022b.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000180515

LICEUL TEORETIC “MIHAIL KOGALNICEANU” VASLUI. Comics in teaching languages/La BD en classe de langues. Chișinău: [s. n.], 2017. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2015-1-RO01-KA219-014963 Acesso em: 21 mar. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2015-1-RO01-KA219-014963

LÓPEZ, María Mercedes et al. Stimulating collaborative work among students: I competition ERASMUS+ Eurobotique Project. Digital Library, San Vicente del Raspeig, p. 7365-7374, 2017.

MAZOHL, Peter; OSSIANNILSSON, Ebba; MAKL, Harald. Technical innovation in blended learning: concepts for the creation of high quality continuous vocational education courses using multiple devices. In: SPECIAL SESSION ON BLENDED LEARNING AND QUALITY ENHANCEMENT, 2018, Funchal. Anais [...]. Lisboa: INSTICC, 2018. p. 548-554. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323976895_Technical_Innovation_in_Blended_Learning_-_Concepts_for_the_Creation_of_High_Quality_Continuous_Vocational_Education_Courses_using_Multiple_DevicesAcesso em: 27 mar. 2022.

» https://www.researchgate.net/publication/323976895_Technical_Innovation_in_Blended_Learning_-_Concepts_for_the_Creation_of_High_Quality_Continuous_Vocational_Education_Courses_using_Multiple_Devices

METODII”, OBU. Sv. sv. Kiril i. Project reference: 2023-1-BG01-KA122-SCH-000134674. Bruxelas: Erasmus+, 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-BG01-KA122-SCH-000134674 Acesso em: 7 fev. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-BG01-KA122-SCH-000134674

MORENO-FERNÁNDEZ, Olga; PUIG-GUTIÉRREZ, María; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. Good practices in school to educate critical citizens: the youth parliament programme from the perspective of secondary school teachers in training. EDP Sciences, Sevilha, v. 48, p. 1-5, 2018.

MORGADO, José Carlos; SILVA, Carlos Manuel Ribeiro da. Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa. In: BRAGA; CIEC. Centro de Investigação em Estudos da Criança = Research Centre On Child Studies; Universidade do Minho = University of Minho (org.). Crosscurricular teaching: curriculum flexibility and innovation. Braga: Universidade do Minho, 2018. p. 39-51.

NOGUEIRO, Teresa; ESTEVES, Ana. Transnational cooperation activities under Erasmus+, the case study of Portugal. EDULEARN19, 2019. Proceedings […]. [ S. l.: s. n .], 2019. p. 4643-4649. https://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2019.1157

» https://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2019.1157

NORTH, Bettina et al. Developing a platform for using game-based learning in vocational education and training. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON), 2021, Viena. Proceedings […]. Viena: IEEE, 2021. p. 1345-1352. https://dx.doi.org/10.1109/EDUCON46332.2021.9454124

» https://dx.doi.org/10.1109/EDUCON46332.2021.9454124

NOTÍCIA DE JORNAL (NJ). Notícia sobre políticas educacionais na região Norte de Portugal. [ S. l.: s. n .], 2024a. Documento não publicado. Acesso em: 23 mar. 2024.

NOTÍCIA DE JORNAL (NJ). Notícia sobre outra temática educacional na região Norte de Portugal. [ S. l.: s. n .], 2024b. Documento não publicado. Acesso em: 23 mar. 2024.

NOVAK, Niina; RABIEE, Maryam; TJOA, A. Min. Head in the Clouds: an initiative for digital learning among Roma Communities in Europe. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 10., 2018. International […]. [S. l.: s. n .], 2018. p. 384-390.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Santa Maria, v. 44, 1 jan. 2019.

OLABUÉNAGA, Ruiz; IGNACIO, José. Metodología de la investigación cualitativa. 5. ed. Bilbao: [ s. n .], 2012.

OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. PISA 2022 results: The state of learning and equity in education. v. 1. Paris: OECD, 2023. Disponível em: https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/2023/12/pisa-2022-results-volume-i_76772a36/53f23881-en.pdf Acesso em: mar. 2023.

» https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/2023/12/pisa-2022-results-volume-i_76772a36/53f23881-en.pdf

OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. The future of education and skills - Education 2030: The future we want. Diretoria de Educação e Habilidades. Paris: OCDE, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/2018/06/the-future-of-education-and-skills_5424dd26/54ac7020-en.pdf Acesso em: 12 dez. 2022.

» https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/2018/06/the-future-of-education-and-skills_5424dd26/54ac7020-en.pdf

PACHECO, José Augusto. Inovar para mudar a escola. Porto: Porto Editora, 2019a.

PACHECO, José Augusto. Inovar para mudar a escola. Porto: Porto Editora, 2019b.

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018a. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018b. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018c. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018d. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018e. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018f. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PANIAGUA, Alejandro; ISTANCE, David. Teachers as designers of learning environments: the importance of innovative pedagogies. Fonte, Paris, 2018g. Disponível em: https:// dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en Acesso em: 23 mar. 2022.

» https:// dx.doi.org/10.1787/9789264085374-en

PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. 4. ed. Lisboa: Ambar, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24070/1/ICS_JMPais_Ganchos.pdf Acesso em: 27 mar. 2022.

» https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/24070/1/ICS_JMPais_Ganchos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017a. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017b. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017c. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017d. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017e. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017f. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017g. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PASEO. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: DGE, 2017h. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Acesso em: 23 mar. 2017.

» https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021a. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021b.Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021c. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021d. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021e. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021f. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PEA. Projeto educativo 2021-2024. Braga: PEA, 2021g. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2021.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022a. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022b. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022c. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022d. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022e. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022f. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PE+. Plano Erasmus+ 2022-2027. Braga: PE+, 2022g. Aprovado no Conselho Pedagógico de 12 de outubro de 2022.

PECUE. Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia. Regulamento (UE) n. 1288/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro de 2013 que cria o Programa "Erasmus+" o programa da União para o ensino, a formação, a juventude e o desporto e que revoga as decisões n.o 1719/2006/CE, n.o 1720/2006/CE e n.o 1298/2008/CE. Jornal Oficial da União Europeia, p. 1-24, 20 dez. 2013.

PLAUEN, Evangelische Montessori Oberschule. Project reference: 2023-2-DE03-KA122-SCH-000175947. Plauen: Erasmus+ Programme, 2024. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000175947 Acesso em: mar. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-DE03-KA122-SCH-000175947

PORTUGAL. Decreto-Lei n° 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, 06 jul. 2018a. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476

PORTUGAL. Decreto-Lei n° 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, 06 jul. 2018b. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476

PORTUGAL. Decreto-Lei n° 54/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, 06 jul. 2018c. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/decreto-lei/2018-115654476

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, p. 2928-2943, 06 jul. 2018a. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, p. 2928-2943, 06 jul. 2018b. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República, Lisboa, n. 129, Série I, p. 2928-2943, 06 jul. 2018c. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962 Acesso em: 23 mar. 2023.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/55-2018-115652962

PORTUGAL. Despacho n. 5907/2017, de 5 de julho, 2017. Diário da República, Lisboa, 2017a. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/5907-2017-107636119 Acesso em: 23 mar. 2024.

» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/5907-2017-107636119

PORTUGAL. Despacho n. 6478/2017, de 26 de julho, 2017. Diário da República, Lisboa, 2017b. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620 Acesso em: 23 mar. 2024.

» https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620

PORTUGAL. Despacho Normativo n.º 55/2008, de 27 de junho. Diário da República, Lisboa, série 2, n. 206, p. 43128-43130, 23 out. 2008. Acesso em: mar. 2024.

PORTUGAL. Lei n.º 46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, 1.ª série, n.º 237, p. 3067-3081, 14 out. 1986. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/1986-34444975-44594375

» https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/1986-34444975-44594375

Acesso em: 27 out. 2022.

PPM: Plano Plurianual de Melhoria, 2019-2021, Braga, 2021a.

PPM: Plano Plurianual de Melhoria, 2019-2021, Braga, 2021b.

RAMOS, José Luis et al. Pedagogical models for the facilitation of teacher professional development via video-supported collaborative learning. A review of the state of the art. Journal of Research on Technology in Education, Cidade, v. 54, n. 5, p. 695-718, 2022.

RE+. Relatórios Erasmus+, 2022-2024, Braga, 2024a.

RE+. Relatórios Erasmus+, 2022-2024, Braga, 2024b.

RE+. Relatórios Erasmus+, 2022-2024, Braga, 2024c.

RE+. Relatórios Erasmus+, 2022-2024, Braga, 2024d.

ROCHA, Laura; ORVALHO, Luísa. Educação, territórios e desenvolvimento humano. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 3., 2019, Lisboa. Atas [...]. Lisboa: [s. n.], 2019. p. 1-23.

ROLDÁN, Silvia Molina et al. How inclusive interactive learning environments benefit students without special needs. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 12, art. 661427, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.661427/full Acesso em: 20 ago. 2021.

» https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.661427/full

RUTLEDGE, Pamela B.; HOGG, Jerri Lynn C.. In-depth interview: the international encyclopedia of media psychology. [ S. l.]: John Wiley & Sons, 2020. p. 1-7.

SA: Sítio do Agrupamento, 2021-2024, 2024a. Disponível mediante solicitação. Acesso em: 13 jan. 2022.

SA: Sítio do Agrupamento, 2021-2024, 2024b. Disponível mediante solicitação. Acesso em: 13 jan. 2022.

SÁ, Patrícia et al. Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-19, out./dez. 2021a. https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

» https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

SÁ, Patrícia et al. Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-19, out./dez. 2021b. https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

» https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

SÁ, Patrícia et al. Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-19, out./dez. 2021c. https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

» https://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.88488

SAARLAND, Europaeische Schule. Project reference: 2023-1-DE03-KA122-SCH-000121382. Saarland: Erasmus+ Programme, 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-DE03-KA122-SCH-000121382Acesso em: 27 mar. 2023.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-DE03-KA122-SCH-000121382

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Lisboa: Dom Quixote, 2006.

SCHOLARIS, Sukromná stredna odborna skola Pro scholaris. Start: study, teach and reform teaching. [ S. l .]: European Commission, 2018. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2016-1-SK01-KA101-022150 Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2016-1-SK01-KA101-022150

SPENCER, Richard. DesignSTEM: e-tools for integrated design and STEM education. An overview of the outcomes of an Erasmus Plus project involving educators from nine European countries, completed between 2016-2019. Relatório do Projeto Erasmus+. Sevilha, 2019. Disponível em: https://www.webofscience.com/wos/woscc/full-record/WOS:000530109203090 Acesso em: 13 jan. 2023.

» https://www.webofscience.com/wos/woscc/full-record/WOS:000530109203090

ST PATRICK'S CATHEDRAL GRAMMAR SCHOOL. Project reference: 2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830. Bruxelas: Erasmus+ Programme, 2023a. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830 Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830

ST PATRICK'S CATHEDRAL GRAMMAR SCHOOL. Project reference: 2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830. Bruxelas: Erasmus+ Programme, 2023b. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830 Acesso em: 23 mar. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-2-IE01-KA122-SCH-000178830

STAKE, Robert E. A arte da investigação com estudos de caso. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.

TRIANDRIA, 1st High School of. Project reference: 2023-1-EL01-KA122-SCH-000121823. Tessalónica: Erasmus+ Programme, 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-EL01-KA122-SCH-000121823 Acesso em: 27 mar. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-EL01-KA122-SCH-000121823

UCP. Universidade Católica Portuguesa. Código de ética e de conduta. Lisboa: UCP, 2021. Disponível em: https://www.ucp.pt/sites/default/files/2021-11/Aditamento-ao-Codigo-Etica-e-Conduta-UCP_29out2021.pdf Acesso em: 19 mar. 2022.

» https://www.ucp.pt/sites/default/files/2021-11/Aditamento-ao-Codigo-Etica-e-Conduta-UCP_29out2021.pdf

UE. União Europeia. Guia do Programa Erasmus+ 2024: versão 1. Bruxelas: Comissão Europeia, 2023a. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf Acesso em: 1 jan. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf

UE. União Europeia. Guia do Programa Erasmus+ 2024: versão 1. Bruxelas: Comissão Europeia, 2023b. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf Acesso em: 1 jan. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf

UE. União Europeia. Guia do Programa Erasmus+ 2024: versão 1. Bruxelas: Comissão Europeia, 2023c. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf Acesso em: 1 jan. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf

UE. União Europeia. Guia do Programa Erasmus+ 2024: versão 1. Bruxelas: Comissão Europeia, 2023d. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf Acesso em: 1 jan. 2024.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf

UE. União Europeia. Guia do Programa Erasmus+ 2024: versão 1. Bruxelas: Comissão Europeia, 2023e. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf Acesso em: 1 jan. 2024e.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/sites/default/files/2023-11/2024-Erasmus%2BProgramme-Guide_PT.pdf

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: Unesco, 2021a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707 Acesso em: 21 abr. 2024.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: Unesco, 2021b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707 Acesso em: 21 abr. 2024.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: Unesco, 2021c. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707 Acesso em: 21 abr. 2024.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: Unesco, 2021d. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707 Acesso em: 21 abr. 2024.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707

UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Reimagining our futures together: A new social contract for education. Paris: Unesco, 2021e. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707 Acesso em: 21 abr. 2024.

» https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707

VILLALBA, M. Teresa; CASTILLA, Guillermo; DUARTE, Sara Redondo. Factors with influence on the adoption of the flipped classroom model in technical and vocational education: information technology education. Journal of Information Technology Education, v. 17, p. 1-29, 2018a.

VILLALBA, M. Teresa; CASTILLA, Guillermo; DUARTE, Sara Redondo. Factors with influence on the adoption of the flipped classroom model in technical and vocational education: information technology education. Journal of Information Technology Education, v. 17, p. 1-29, 2018b.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 6. ed. Los Angeles: Sage, 2018.

ZÁKLADNÍ ŠKOLA PRO TELESNE POSTIŽENÉ, OPAVA, Dostojevského 12. Project reference: 2023-1-CZ01-KA122-SCH-000129627. Opava: Erasmus+ Programme, 2023. Disponível em: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-CZ01-KA122-SCH-000129627 Acesso em: 27 mar. 2022.

» https://erasmus-plus.ec.europa.eu/projects/search/details/2023-1-CZ01-KA122-SCH-000129627

Downloads

Publicado

2025-10-20

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Visões partilhadas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no quadro do Erasmus+. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e287357. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287357por