O uso de Inteligência Artificial na produção acadêmica: o que pensam os pedagogos?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551294604porPalavras-chave:
Educação, Inteligência Artificial, Prática docente, Produção científica, Texto acadêmicoResumo
O avanço da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional tem gerado debates sobre seus impactos na produção acadêmica. Assim, surge o problema: como os docentes do curso de pedagogia orientam seus alunos acerca do uso da IA na produção acadêmica e quais os desafios e estratégias emergem deste processo? O objetivo deste estudo é compreender as percepções dos professores do curso de pedagogia quanto ao uso da IA na produção acadêmica, considerando os possíveis benefícios e preocupações. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou um questionário on-line aplicado a 22 professores de uma universidade pública cearense, questionando o que eles pensam sobre a IA e como utilizam a tecnologia. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados indicam que, embora muitos docentes reconheçam o potencial da IA para otimizar processos acadêmicos, há preocupações significativas quanto à originalidade, ética e impacto no pensamento crítico dos estudantes. A falta de formação específica e a ausência de diretrizes institucionais claras surgem como os principais obstáculos para uma adoção eficaz da IA na educação superior. Ela pode facilitar a personalização do ensino e a automação de tarefas, mas destacam-se desafios éticos e pedagógicos, que exigem maior preparação docente. Aponta-se a necessidade de políticas institucionais voltadas à capacitação dos professores que fomentem uma implementação crítica e responsável da IA no ensino. Recomenda-se, por fim, ainda o estudo de ferramentas de IA e a adoção de métodos ativos e debates sobre ética e autoria, promovendo um uso consciente dessa tecnologia.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1997.
BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araujo; UJIIE, Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e3908, 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908 Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908» https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Revista Pemo: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527
BRASIL. Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf Acesso em: 13 fev. 2025.
» http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf
BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 13 fev. 2025.
» http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
CACHAPA, Agostinho; ABEL, Martins; PATATAS, Teresa; CAMUNDA, Bernardo. Inteligencia artificial en la universidad de Namibe: descubriendo las percepciones y la preparación de los profesores. Portal de la Ciencia, Ciudad de Pasaje, v. 5, n. 2, p. 221-235, 2024. https://doi.org/10.51247/pdlc.v5i2.482 Disponível em: https://institutojubones.edu.ec/ojs/index.php/portal/article/view/482 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.51247/pdlc.v5i2.482» https://institutojubones.edu.ec/ojs/index.php/portal/article/view/482
DUQUE, Rita de Cássia Soares et al. Inteligência artificial e a transformação do ensino superior: um olhar para o futuro. IOSR Journal of Humanities and Social Science, New York, v. 28, n. 6, p. 1-6, 2023. https://doi.org/10.9790/0837-2809060106 Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.28-Issue9/Ser-6/A2809060106.pdf Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.9790/0837-2809060106» https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.28-Issue9/Ser-6/A2809060106.pdf
FADEL, Charles; BLACK, Alexis; TAYLOR, Robbie; SLESINSKI, Janet; DUNN, Katie. Educação para a era da inteligência artificial Tradução de Marcelo Schild Aelin. São Paulo: Santillana, 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Microcreativity with chat generative pre-trained transformer: Learnings in virtual space. Journal of Technology and Science Education, Terrassa, v. 14, n. 1, p. 95-108, 2024. https://doi.org/10.3926/jotse.2338
» https://doi.org/10.3926/jotse.2338
FITRIA, Tira Nur. Grammarly como assistente de escrita em inglês com tecnologia de IA: alternativa para alunos escreverem em inglês. Metathesis, Magelang, v. 5, n. 1, p. 65-78, 2021. https://doi.org/10.31002/metathesis.v5i1.3519
» https://doi.org/10.31002/metathesis.v5i1.3519
FONSECA, Gorete Ramos. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico - fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 3-23, 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254 Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254» https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, Giselle de Morais; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CARVALHO, Jaciara de Sá. Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, e273857, 2024. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/227522/206060 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por» https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/227522/206060
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n3/621-626/pt Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://www.scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n3/621-626/pt
MOSER, Giancarlo; BACK, Silvia Natalia Barbosa; ASSUMPÇÃO, Jairo José; FRANCISCO, Thiago Henrique Almino. Experiências didático-pedagógicas: um debate sobre o uso de inteligência artificial em trabalhos de conclusão de curso. Revista de Educação do Ideau, Getúlio Vargas, v. 4, n. 1, p. e212, 2024. Disponível em: https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/212 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/212
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva. Science teaching and the mobile collaborative learning approach: different educational contexts. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 45, 2023. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60665
» https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60665
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Neves Sabino; COSTA, Maria Aparecida Alves da; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 19, e024043-e024043, 2024. https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18370
» https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18370
REBELO, Emília Malcata. Como lidar com o uso da inteligência artificial no ensino superior? In: CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR, 9., 2023, Algarve. Anais [...]. Algarve: Universidade de Algarve, 2023. https://doi.org/10.34623/kf51-wf33 Disponível em: https://cnappes.org/cnappes-2023/apresentacoes/ Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.34623/kf51-wf33» https://cnappes.org/cnappes-2023/apresentacoes/
SILVA, Renata Ribeiro da; PIRES, Thiago Blanch. Olhares sobre a tradução automática: uma análise sobre o desempenho dos sistemas DeepL e Google Tradutor. Babel, Alagoinhas, v. 14, e20368, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/20368 Acesso em: 18 fev. 2025.
» https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/20368
SOARES, Adriana Benevides; ROCHA, Danielly Pierre Procópio da; JARDIM, Maria Eduarda de Melo; FONSECA, Rodrigo Gabrig. Gestão do tempo para estudantes universitários. Itajubá: Centro Universitário de Itajubá, 2020. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.28647.27046
» https://doi.org/10.13140/RG.2.2.28647.27046
SOUZA, José Ricardo Rodrigues de; RODRIGUES, Lenize Cristovão; RIBEIRO, Fabiana Girotto. O avanço da inteligência artificial e os desafios da educação superior. Revista Acadêmica Online, Curitiba, v. 9, n. 48, e1225, 2023. https://doi.org/10.36238/2359-5787.2023.100 Disponível em: https://www.revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/1225 Acesso em: 13 fev. 2025.
» https://doi.org/10.36238/2359-5787.2023.100» https://www.revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/1225
UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. Paris: Unesco, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386693 Acesso em: 13 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.