Educação Popular e a transição democrática no Chile: a neutralização em nome da governabilidade

Autores

  • Ian Gabriel Couto Schlindwein Universidade Estadual de Campinas
  • Jorge Fabian Cabaluz Ducasse Universidad de Chile

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288246por

Palavras-chave:

Popular education, Concertación, Neoliberalism

Resumo

Levando em conta que a Educação Popular foi um dos polos de organização, resistência e luta contra a ditadura pinochetista durante os anos 80, neste trabalho, temos como objetivo compreender, em linhas gerais, o cenário que estas organizações passaram a enfrentar nos anos 90, com a transição estando sob controle da Concertación. Para além do panorama vivido por este campo no recorte temático proposto, traremos para o debate o processo que culminou no fim de uma das experiências de maior influência no Chile por mais de década: o Programa de Educação Popular do CIDE - Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. Assim, buscamos captar alguns dos principais elementos que fizeram a década ser um marco para a constituição de um novo ciclo histórico entre os movimentos populares, em especial como a Educação Popular, comprometida com a autonomia participativa, buscou ser neutralizada pelos que controlavam o processo de transição em nome da governabilidade e dos “consensos” desenhados desde a(s) cúpula(s) política e econômica. Sendo parte de uma pesquisa mais ampla sobre o campo da Educação Popular em Santiago durante os anos 90, nossa análise colocou em debate uma bibliografia vinculada ao campo da Educação Popular, tanto de maneira mais ampla como a diretamente relacionada ao contexto chileno, juntamente de entrevistas com educadores populares que estavam atuando neste período de transição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ACEVEDO, Carlos. Entrevista com Carlos Acevedo [dez. 2023]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Valparaíso, Chile, 01 dez. 2023.

ACEVEDO, Carlos. 50 Anos do Golpe Civil-Militar no Chile e a Educação Popular. Passa Palavra, 22 dez. 2023b. Disponível em: https://passapalavra.info/2023/12/151016/ Acesso em: 03 jul. 2024.

» https://passapalavra.info/2023/12/151016/

BETTO, Frei. Os desafios da Educação Popular: as esferas sociais e os novos paradigmas da educação popular. São Paulo: CEPIS, 2005.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. Quando a pedagogia tornou-se "do oprimido". Quando a educação tornou-se "popular": um ensaio de memórias escrito a várias mentes e mãos. A Partilha da Vida, 21 ago. 2018. Disponível em: https://apartilhadavida.com.br/wp-content/uploads/escritos/EDUCA%C3%87%C3%83O/EDUCA%C3%87%C3%83O%20POPULAR/ Acesso em: 06 mar. 2024.

» https://apartilhadavida.com.br/wp-content/uploads/escritos/EDUCA%C3%87%C3%83O/EDUCA%C3%87%C3%83O%20POPULAR/

BUSTOS, Luis. Educación popular: lo que va de ayer a hoy. Última Década, Valparaíso, n. 4, p. 1-9, 1996.

BUSTOS, Luis. Entrevista com Luis Bustos [dez. 2023]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Las Cruces, Chile, 19 dez. 2023.

CABALUZ, Fabian. Educación popular en América Latina: trazas históricas y nudos estratégicos para el siglo XXI. Revista de Ciências da Educação, Americana, n. 45, p. 35-51, 2019.

CABALUZ, Fabian; OLIVARES, Cristian. "Educación y marxismo en el Chile de la Unidad Popular: notas a partir de la Escuela Nacional Unificada". Boletín Clacso: El Ejercicio de Pensar, Buenos Aires, n. 4, p. 26-41, 2020.

CATINI, Carolina de Roig. Pedagogia da catástrofe. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, DF, v. 9, n. 3, dez. 2021.

CIDE. Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. Informe evaluativo del proyecto Talleres de Educación Popular (Punta de Tralca, 1986). Santiago de Chile: CIDE, 1987.

ECO. Educación y Comunicaciones. ECO en el horizonte Latinoamericano (I): la educación popular bajo la Dictadura. Santiago de Chile: ECO, 2012.

FAURÉ, Daniel. Educación popular y autoeducación en nuestra historia reciente: preguntas y desafíos. In: JIMÉNEZ HERNÁNDEZ, Camila et al. (copiladores). Construcción y recuperación de la memoria histórica: reflexiones a 40 años del Golpe Militar. Santiago de Chile: LOM, 2014. p. 69-75.

FAURÉ, Daniel. Las prácticas de (auto) educación popular en Chile post-dictadura y la propuesta del 'Control Comunitario'. Revista Educación de Adultos y Procesos Formativos, Valparaíso, n. 3, 2016.

FAURÉ, Daniel; MIRANDA, Esteban. Prólogo. In: FAURÉ, Daniel; MIRANDA, Esteban (ed.). 4 de agosto: testimonios de una revuelta popular. Santiago de Chile: Núcleo de Historia Social Popular. Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad de Chile, 2016. p. 13-21.

FAURÉ, Daniel; VALDÉS, José. Memoria, educación popular y gestión cultural comunitaria: convergencias y proyecciones desde la experiencia chilena (1985-2018). Revista NuestrAmérica, Concepción, v. 8, n. 15, p. 191-206, Junio 2020.

GALEANO, Subcomandante Insurgente. La Tormenta, el Centinela y el Síndrome del Vigía. In: EZLN. El pensamiento crítico frente la hidra capitalista I: participación de la Comisión Sexta del EZLN. [ S. l.: s. n. ], 2015.

GARCÉS, Mario. Entrevista com Mario Garcés [out. 2019]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Lucas Polli Bueno e Juan David Miranda González. Santiago de Chile, 28 out. 2019.

GARCÉS, Mario. Foro Ciudadano: Cierra la ONG ECO, deja una sólida huella en la memoria de Chile. Morral, 21 nov. 2023. Disponível em: https://www.morral.cl/cierra-la-ong-eco-deja-una-solida-huella-en-la-memoria-de-chile/ Acesso em: 01 jul. 2024.

» https://www.morral.cl/cierra-la-ong-eco-deja-una-solida-huella-en-la-memoria-de-chile/

GARCIA-HUIDOBRO, Juan Eduardo. CIDE, 50 años contribuyendo a la educación. Cuadernos de Educación/ CIDE, Santiago de Chile, n. esp. p. 32-38, 2015.

GARCIA-HUIDOBRO, Juan Eduardo; MARTINIC, Sergio. intento de definición de la educación popular. In: BUSTOS, Luis (comp.). Dossier artículos referidos a la educación popular: curso caminando por los senderos de la educación popular. Valparaíso: [s. n.], 2019. p. 248-258. Facilitador: Luis Bustos Titus, Universidad de Valparaíso, Chile.

JARA, Oscar. La educación popular latinoamericana: historia y claves éticas, políticas y pedagógicas. Santiago de Chile: Colectivo Caracol - El apañe de los piños; Quimantú, 2020.

KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Naomi Klein; tradução Vania Cury. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

KOROL, Claudia. Educación como acción cultural para la libertad. In: KOROL, Claudia. Caleidoscopios de rebeldías Buenos Aires: America Libre, 2006. p. 25-42.

LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo; CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. História oral, sociologia e pesquisa: a abordagem do CERU. São Paulo: Humanitas: CERU, 2010.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses "Sobre o conceito de historia". São Paulo: Boitempo, 2005.

MATAMOROS, Christian; NEUT, Sebastián (coord.). Nuevas historias de la educación durante la unidad popular, v. I. Santiago de Chile: Sole, 2022.

MEJÍA, Marco Raul. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o sul. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação: Unesco, 2006. p. 209-216.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a tecnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: USP: Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1985.

REYES, Leonora; OSANDON, Luis; CABALUZ, Fabian. Educación y democratización en tiempos de crisis: alcances contemporáneos de la experiencia de la unidad popular. In: AUSTIN, Robert; SALÉM, Joana; CANIBILO, Viviana (comp.). La vía chilena al socialismo 50 años después: historia. Tomo I. Buenos Aires: Clacso: Ocho Libros, 2020. p. 63-89.

SALAZAR, Gabriel. Del modelo neoliberal en Chile: la difícil integración entre los pobres, los intelectuales y el poder (1989-1995). Santiago de Chile: PAS, 1995.

SANTANDER, Pilar. Educación Popular: un nuevo lenguaje para un nuevo Chile. In: CHILE. Colectivo Paulo Freire. " Somos Andando": prácticas, caminos y saberes para construir Educación Popular hoy. Santiago de Chile: Quimantú, 2012. s. p.

SCHLINDWEIN, Ian Gabriel Couto. A educação popular sob o céu da história: um estudo a partir da rememoração em Walter Benjamin. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

TORRES, Alfonso. Educación popular, trayectoria y actualidad. Caracas: Universidad Bolivariana de Venezuela, 2011.

VIEZZER, Moema. Educação popular feminista. Cunhary: Rio das Mulheres, Informativo da Rede Mulher, São Paulo, ano 2, n. 4, ago. 1989.

ZIBECHI, Raúl. Progre-sismo: la domesticación de los conflictos sociales. Santiago de Chile: Quimantú, 2010.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Educação Popular e a transição democrática no Chile: a neutralização em nome da governabilidade. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e288246. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288246por