Educação Popular e a transição democrática no Chile: a neutralização em nome da governabilidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288246porPalavras-chave:
Popular education, Concertación, NeoliberalismResumo
Levando em conta que a Educação Popular foi um dos polos de organização, resistência e luta contra a ditadura pinochetista durante os anos 80, neste trabalho, temos como objetivo compreender, em linhas gerais, o cenário que estas organizações passaram a enfrentar nos anos 90, com a transição estando sob controle da Concertación. Para além do panorama vivido por este campo no recorte temático proposto, traremos para o debate o processo que culminou no fim de uma das experiências de maior influência no Chile por mais de década: o Programa de Educação Popular do CIDE - Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. Assim, buscamos captar alguns dos principais elementos que fizeram a década ser um marco para a constituição de um novo ciclo histórico entre os movimentos populares, em especial como a Educação Popular, comprometida com a autonomia participativa, buscou ser neutralizada pelos que controlavam o processo de transição em nome da governabilidade e dos “consensos” desenhados desde a(s) cúpula(s) política e econômica. Sendo parte de uma pesquisa mais ampla sobre o campo da Educação Popular em Santiago durante os anos 90, nossa análise colocou em debate uma bibliografia vinculada ao campo da Educação Popular, tanto de maneira mais ampla como a diretamente relacionada ao contexto chileno, juntamente de entrevistas com educadores populares que estavam atuando neste período de transição.
Downloads
Referências
ACEVEDO, Carlos. Entrevista com Carlos Acevedo [dez. 2023]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Valparaíso, Chile, 01 dez. 2023.
ACEVEDO, Carlos. 50 Anos do Golpe Civil-Militar no Chile e a Educação Popular. Passa Palavra, 22 dez. 2023b. Disponível em: https://passapalavra.info/2023/12/151016/ Acesso em: 03 jul. 2024.
» https://passapalavra.info/2023/12/151016/
BETTO, Frei. Os desafios da Educação Popular: as esferas sociais e os novos paradigmas da educação popular. São Paulo: CEPIS, 2005.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê, 2003.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. Quando a pedagogia tornou-se "do oprimido". Quando a educação tornou-se "popular": um ensaio de memórias escrito a várias mentes e mãos. A Partilha da Vida, 21 ago. 2018. Disponível em: https://apartilhadavida.com.br/wp-content/uploads/escritos/EDUCA%C3%87%C3%83O/EDUCA%C3%87%C3%83O%20POPULAR/ Acesso em: 06 mar. 2024.
BUSTOS, Luis. Educación popular: lo que va de ayer a hoy. Última Década, Valparaíso, n. 4, p. 1-9, 1996.
BUSTOS, Luis. Entrevista com Luis Bustos [dez. 2023]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Las Cruces, Chile, 19 dez. 2023.
CABALUZ, Fabian. Educación popular en América Latina: trazas históricas y nudos estratégicos para el siglo XXI. Revista de Ciências da Educação, Americana, n. 45, p. 35-51, 2019.
CABALUZ, Fabian; OLIVARES, Cristian. "Educación y marxismo en el Chile de la Unidad Popular: notas a partir de la Escuela Nacional Unificada". Boletín Clacso: El Ejercicio de Pensar, Buenos Aires, n. 4, p. 26-41, 2020.
CATINI, Carolina de Roig. Pedagogia da catástrofe. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, DF, v. 9, n. 3, dez. 2021.
CIDE. Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación. Informe evaluativo del proyecto Talleres de Educación Popular (Punta de Tralca, 1986). Santiago de Chile: CIDE, 1987.
ECO. Educación y Comunicaciones. ECO en el horizonte Latinoamericano (I): la educación popular bajo la Dictadura. Santiago de Chile: ECO, 2012.
FAURÉ, Daniel. Educación popular y autoeducación en nuestra historia reciente: preguntas y desafíos. In: JIMÉNEZ HERNÁNDEZ, Camila et al. (copiladores). Construcción y recuperación de la memoria histórica: reflexiones a 40 años del Golpe Militar. Santiago de Chile: LOM, 2014. p. 69-75.
FAURÉ, Daniel. Las prácticas de (auto) educación popular en Chile post-dictadura y la propuesta del 'Control Comunitario'. Revista Educación de Adultos y Procesos Formativos, Valparaíso, n. 3, 2016.
FAURÉ, Daniel; MIRANDA, Esteban. Prólogo. In: FAURÉ, Daniel; MIRANDA, Esteban (ed.). 4 de agosto: testimonios de una revuelta popular. Santiago de Chile: Núcleo de Historia Social Popular. Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad de Chile, 2016. p. 13-21.
FAURÉ, Daniel; VALDÉS, José. Memoria, educación popular y gestión cultural comunitaria: convergencias y proyecciones desde la experiencia chilena (1985-2018). Revista NuestrAmérica, Concepción, v. 8, n. 15, p. 191-206, Junio 2020.
GALEANO, Subcomandante Insurgente. La Tormenta, el Centinela y el Síndrome del Vigía. In: EZLN. El pensamiento crítico frente la hidra capitalista I: participación de la Comisión Sexta del EZLN. [ S. l.: s. n. ], 2015.
GARCÉS, Mario. Entrevista com Mario Garcés [out. 2019]. Entrevista concedida a Ian Gabriel Couto Schlindwein, Lucas Polli Bueno e Juan David Miranda González. Santiago de Chile, 28 out. 2019.
GARCÉS, Mario. Foro Ciudadano: Cierra la ONG ECO, deja una sólida huella en la memoria de Chile. Morral, 21 nov. 2023. Disponível em: https://www.morral.cl/cierra-la-ong-eco-deja-una-solida-huella-en-la-memoria-de-chile/ Acesso em: 01 jul. 2024.
» https://www.morral.cl/cierra-la-ong-eco-deja-una-solida-huella-en-la-memoria-de-chile/
GARCIA-HUIDOBRO, Juan Eduardo. CIDE, 50 años contribuyendo a la educación. Cuadernos de Educación/ CIDE, Santiago de Chile, n. esp. p. 32-38, 2015.
GARCIA-HUIDOBRO, Juan Eduardo; MARTINIC, Sergio. intento de definición de la educación popular. In: BUSTOS, Luis (comp.). Dossier artículos referidos a la educación popular: curso caminando por los senderos de la educación popular. Valparaíso: [s. n.], 2019. p. 248-258. Facilitador: Luis Bustos Titus, Universidad de Valparaíso, Chile.
JARA, Oscar. La educación popular latinoamericana: historia y claves éticas, políticas y pedagógicas. Santiago de Chile: Colectivo Caracol - El apañe de los piños; Quimantú, 2020.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Naomi Klein; tradução Vania Cury. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KOROL, Claudia. Educación como acción cultural para la libertad. In: KOROL, Claudia. Caleidoscopios de rebeldías Buenos Aires: America Libre, 2006. p. 25-42.
LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo; CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. História oral, sociologia e pesquisa: a abordagem do CERU. São Paulo: Humanitas: CERU, 2010.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses "Sobre o conceito de historia". São Paulo: Boitempo, 2005.
MATAMOROS, Christian; NEUT, Sebastián (coord.). Nuevas historias de la educación durante la unidad popular, v. I. Santiago de Chile: Sole, 2022.
MEJÍA, Marco Raul. Aprofundar na Educação Popular para construir uma globalização desde o sul. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília, DF: Ministério da Educação: Unesco, 2006. p. 209-216.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a tecnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: USP: Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1985.
REYES, Leonora; OSANDON, Luis; CABALUZ, Fabian. Educación y democratización en tiempos de crisis: alcances contemporáneos de la experiencia de la unidad popular. In: AUSTIN, Robert; SALÉM, Joana; CANIBILO, Viviana (comp.). La vía chilena al socialismo 50 años después: historia. Tomo I. Buenos Aires: Clacso: Ocho Libros, 2020. p. 63-89.
SALAZAR, Gabriel. Del modelo neoliberal en Chile: la difícil integración entre los pobres, los intelectuales y el poder (1989-1995). Santiago de Chile: PAS, 1995.
SANTANDER, Pilar. Educación Popular: un nuevo lenguaje para un nuevo Chile. In: CHILE. Colectivo Paulo Freire. " Somos Andando": prácticas, caminos y saberes para construir Educación Popular hoy. Santiago de Chile: Quimantú, 2012. s. p.
SCHLINDWEIN, Ian Gabriel Couto. A educação popular sob o céu da história: um estudo a partir da rememoração em Walter Benjamin. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
TORRES, Alfonso. Educación popular, trayectoria y actualidad. Caracas: Universidad Bolivariana de Venezuela, 2011.
VIEZZER, Moema. Educação popular feminista. Cunhary: Rio das Mulheres, Informativo da Rede Mulher, São Paulo, ano 2, n. 4, ago. 1989.
ZIBECHI, Raúl. Progre-sismo: la domesticación de los conflictos sociales. Santiago de Chile: Quimantú, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.