Referências à prática de monitoria escolar: das funções às ambiguidades do apoio a pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289992porPalavras-chave:
Teaching assistantResumo
O processo de regulamentação da monitoria escolar no Brasil é um tema que suscita inquietações e enfrenta desafios significativos, os quais repercutem tanto em sua identidade profissional, quanto no processo de inclusão dos alunos no contexto escolar, além de serem suporte e mediadores no percurso de aprendizagem. Estes profissionais são conhecidos por diferentes denominações: como profissional de apoio, cuidadores e inspetores de alunos. Cada uma destas designações produz sentidos que impactam na sua função e desempenha um papel crucial na relação do profissional com o educando. Nessa perspectiva, analisaram-se diversos documentos e encontrou-se uma das primeiras menções sobre a profissão registrada no ano de 2008, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A menção foi feita de forma sucinta, direcionada aos cuidados do aluno atípico.
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