Referências à prática de monitoria escolar: das funções às ambiguidades do apoio a pessoas com deficiência

Autores

  • Alessandra de Castro Benites Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Jerto Cardoso da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289992por

Palavras-chave:

Teaching assistant

Resumo

O processo de regulamentação da monitoria escolar no Brasil é um tema que suscita inquietações e enfrenta desafios significativos, os quais repercutem tanto em sua identidade profissional, quanto no processo de inclusão dos alunos no contexto escolar, além de serem suporte e mediadores no percurso de aprendizagem. Estes profissionais são conhecidos por diferentes denominações: como profissional de apoio, cuidadores e inspetores de alunos. Cada uma destas designações produz sentidos que impactam na sua função e desempenha um papel crucial na relação do profissional com o educando. Nessa perspectiva, analisaram-se diversos documentos e encontrou-se uma das primeiras menções sobre a profissão registrada no ano de 2008, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A menção foi feita de forma sucinta, direcionada aos cuidados do aluno atípico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AYRES, J. R. DE C. M. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 549-560, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/YtrNXZqLXQywQz8jHgBgLZR/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 mar. 2025

» https://www.scielo.br/j/csc/a/YtrNXZqLXQywQz8jHgBgLZR/abstract/?lang=pt

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf Acesso em: 08 jul. 2024.

» https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf

BEZERRA, Giovani Ferreira. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: a problemática do profissional de apoio à inclusão escolar como um de seus efeitos. Revista B rasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 673-688, 2020.

BIGGS, Elizabeth Ellen; GILSON, Carly Blustein; CARTER, Erik William. Developing that balance: preparing and supporting special education teachers to work with paraprofessionals. Teacher Education and Special Education, Reston, v. 42, n. 2, p. 117-131, 2019.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm Acesso em: 04 ago. 2024.

» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 10 ago. 2024.

» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n° 50/2023. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2024

» Acesso em: 20 jun. 2024

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Nota técnica n° 24/2013. Dispõe sobre a regulamentação da Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13287-nt24-sistem-lei12764-2012&Itemid=30192 Acesso em: 05 jul. 2024.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13287-nt24-sistem-lei12764-2012&Itemid=30192

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. Nota técnica n° 24/2013 MEC/SECADI/DPEE. Brasília, DF: MEC, 2013. Orientação aos Sistemas de Ensino para a Implementação da Lei n° 12.764/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13287-nt24-sistem-lei12764-2012 Acesso em: 05 jul. 2024.

» http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13287-nt24-sistem-lei12764-2012

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 08 ago. 2024.

» http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Nota técnica n° 11/2010. Dispõe sobre diretrizes e normatização da oferta de cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação a Distância. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnica-n112010&Itemid=30192 Acesso em: 03 jul. 2024.

» http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5294-notatecnica-n112010&Itemid=30192

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO - 2002. 3. ed. Brasília, DF: MTE, SPPE, 2010. Disponível em: https://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/CBO2002_Liv3.pdf Acesso em: 01 jul. 2024.

» https://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2016/04/CBO2002_Liv3.pdf

BROCK, Matthew Evan; ANDERSON, Eric James. Training paraprofessionals who work with students with intellectual and developmental disabilities: What does the research say? Psychology in the Schools, Hoboken, v. 57, n. 3, p. 433-448, 2020.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FERREIRA, Claudete Botelho; SELAU, Bento; BOÉSSIO, Cristina. Formação de monitores de alunos com necessidades educacionais especiais. Plurais: Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 179-196, 2021.

FREIRE, Paulo. Professora, Sim; Tia, Não: cartas a quem ousa ensinar. 30. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LACERDA, Lucelmo. Crítica à pseudociência em educação especial: trilhas de uma educação inclusiva baseada em evidências. 1. ed. São Sebastião do Grama: Luna Educação, 2023.

LIMA, Gabriel Kluppel; HALICK, Silvia Mara de Souza. Dificuldades para inclusão de crianças autistas na população neuropediátrica de Guarapuava e região. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 379-397, 2023.

LOPES, Mariana Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, e280081, 2023.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

MENDES, Enicéia Gonçalves; LOPES, Mariana Moraes. Profissionais de apoio à inclusão escolar: motivos para demandas e atribuições. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-18, 2021.

METZKA, Nara Rúbia Marques; OLIVEIRA, Rhubia Rodrigues; KLINGER, Ellen Fernanda. Atuação e preparo do profissional de apoio na educação básica no Brasil. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 16, e518111638494-e518111638494, 2022.

SILVA, Michele Oliveira da Costa. Produção acadêmica nacional stricto sensu: o profissional de apoio na educação especial inclusiva. Cadernos Macambira, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 196-202, 2023.

SOUSA, Rafael Lopes; OLIVEIRA, Andréia Mendes; HATAKEYAMA, Viviane Vieira. O direito da criança com deficiência: profissional de apoio em sala de aula. Cadernos de Educação: Reflexões e Debates, São Bernardo do Campo, v. 20, n. 41, p. 85-101, 2021.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Referências à prática de monitoria escolar: das funções às ambiguidades do apoio a pessoas com deficiência. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e289992. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551289992por