O contexto político de inclusão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283085porPalavras-chave:
Deficiência, Ensino superior, Acessibilidade, Contexto político de inclusão, Universidade Federal do Rio Grande do NorteResumo
Este artigo tem como objetivo propor a existência de um contexto político de inclusão entre 2002 e 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada na periferia do Brasil. Baseando-se na sociologia de Pierre Bourdieu, fixa a atenção no poder simbólico, nas características do campo e do habitus e na distinção entre os agentes, defendendo a tese de que lógicas específicas atuaram na concatenação da política de inclusão voltada às pessoas com deficiência no Ensino Superior antes mesmo da Lei Brasileira de Inclusão e em distanciamento das declarações mundiais. A maior articulação dos agentes vinculados ao Centro de Educação, a desigualdade acadêmica entre os agentes e a constatação de lideranças nas produções são os resultados que moldaram a acessibilidade na instituição em tela, apontando a possibilidade de aprofundamento do tema.
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