O contexto político de inclusão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antônio Ferreira de Melo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283085por

Palavras-chave:

Deficiência, Ensino superior, Acessibilidade, Contexto político de inclusão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor a existência de um contexto político de inclusão entre 2002 e 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada na periferia do Brasil. Baseando-se na sociologia de Pierre Bourdieu, fixa a atenção no poder simbólico, nas características do campo e do habitus e na distinção entre os agentes, defendendo a tese de que lógicas específicas atuaram na concatenação da política de inclusão voltada às pessoas com deficiência no Ensino Superior antes mesmo da Lei Brasileira de Inclusão e em distanciamento das declarações mundiais. A maior articulação dos agentes vinculados ao Centro de Educação, a desigualdade acadêmica entre os agentes e a constatação de lideranças nas produções são os resultados que moldaram a acessibilidade na instituição em tela, apontando a possibilidade de aprofundamento do tema.

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Publicado

2025-11-21

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA - Práticas educacionais inclusivas no Ensino Superior: dilemas atuais

Como Citar

O contexto político de inclusão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e283085. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283085por