A evolução da força de trabalho dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2010-2022)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287101porPalavras-chave:
Institutos Federais, Força de trabalho, Servidores, Governo FederalResumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram criados pela Lei nº 11.892/2008, a partir da integração e/ou transformação de instituições já existentes. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorreu a evolução da força de trabalho dos IFs, sob os prismas nacional e regional, diante de cenários fiscais tão variantes enfrentados pelo Brasil desde então. Foram tabulados dados disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal, do Governo Federal, sobre o quantitativo de servidores, entre 2010 e 2022, dos 38 IFs criados pela referida lei, já que eles começaram a ser instalados durante 2009. Os dados foram analisados com base na literatura sobre a história fiscal recente e sobre o desenvolvimento dos IFs no Brasil. Os resultados demonstraram que, de modo geral, a evolução da força de trabalho variou de acordo com os cenários econômico-fiscais enfrentados pelo País. Regionalmente, os IFs do Centro-Oeste foram os que mais cresceram (em média, 312%), o que converge com estudo anterior que apontava ser essa a região com menor proporção entre alunos e docentes em tempo integral. Concluiu-se também que, nos últimos anos da série, a principal modalidade de contratação nos IFs deixou de ser o concurso público e passou a ser o processo seletivo, com forte crescimento proporcional da contratação de professores temporários.
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