Identidade profissional de professores de educação física: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288205porPalavras-chave:
Identidade profissional, Professores, Educação físicaResumo
Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de revisão sistemática, a produção do conhecimento sobre identidade profissional de professores na educação física. A busca foi realizada em seis bases de dados indexadas (EbscoHost, Lilacs, Scielo, Web of Science, Eric e Scopus) e abrangeu o período de 2015 a 2022. Foram utilizados os descritores em português, inglês e espanhol (professor, educação física, identidade), combinados com operadores booleanos AND e OR. Após o processo de triagem e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 30 artigos foram selecionados para análise. Os achados indicam que a identidade profissional dos professores de educação física é constituída a partir de experiências vivenciadas durante a formação inicial, especialmente no Estágio Curricular Supervisionado, além de outras experiências formativas e interventivas. Destaca-se a relevância das experiências prévias, das vivências práticas in loco e da autonomia na resolução de situações-problemas no contexto escolar. Constatou-se ainda que a identidade profissional docente está em constante construção e ressignificação, demandando reflexões sobre a formação inicial, a implementação de práticas extensionistas e a formação em serviço. O estudo reforça a necessidade de investigações futuras sobre o impacto das novas diretrizes curriculares e políticas educacionais na constituição da identidade profissional de professores de educação física e o desenvolvimento de instrumentos quantitativos para mensuração dessa identidade.
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