Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação

Autores

  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Santos da Luz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100003

Palavras-chave:

Produção de textos, Interação, Ensino fundamental

Resumo

O artigo analisa o processo de interação entre pares em produção de textos narrativos. A escolha de tal tema está atrelada a uma concepção básica de que a elaboração textual é uma atividade cognitiva e social que impõe uma coordenação de ações e de decisões de diferentes tipos. São necessários conhecimentos quanto à situação de interação imediata, quanto às práticas culturais, quanto ao gênero textual e quanto aos aspectos lingüísticos formais. Dessa forma, defende-se a idéia de que o trabalho em pares pode favorecer a tomada de consciência acerca das decisões a tomar, pois idéias conflitantes desautomatizam a tarefa da escrita. Argumenta-se também que a interação pode levar as crianças a trocarem informações e a testá-las durante a geração do texto, assim como a partilhar estratégias para coordenar as ações. Foram realizadas atividades individuais e em dupla de escrita de notícias, cartas e contos em uma turma de 3ª série (ensino fundamental, escola municipal de Recife, 21 crianças, 8 e 13 anos de idade). Os resultados mostram que os textos produzidos pelas duplas foram melhores que os textos individuais em composições do tipo assimétrico (fraco-médio) e simétrico (médio-médio), não sendo tal efeito marcante em duplas compostas por crianças de níveis iniciais (fraco-fraco). As análises dos protocolos evidenciaram que em interação as crianças negociam informações e estratégias para elaboração textual e que apresentam diversos tipos de dinâmica de trabalho, podendo haver divisão clara de papéis ou negociação permanente em cada trecho do texto produzido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação . (2001). Educação E Pesquisa, 27(1), 27-45. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100003