Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica

Autores

  • Fúlvia Rosemberg PUC-SP; Programa de Pós-Gradução em Psicologia Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100004

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Mulher(es), Produção acadêmica

Resumo

O artigo discute a produção acadêmica contemporânea brasileira sobre educação e gênero (ou mulheres) a partir da análise de três fontes de dados: a base de teses e dissertações de programas de Educação filiados à ANPEd no período 1981-1998; o diretório de pesquisadores(as) Quem pesquisa o quê em Educação: 1998; e seis coleções de revistas especializadas em Educação e Estudos Feministas (de gênero). A análise do catálogo da ANPEd (1999) evidencia um aumento de teses/dissertações em números absolutos no período, uma concentração em certas universidades, de autoria e de orientação majoritariamente feminina. Tal perfil da produção acadêmica é confirmado, no geral, pelos dados sobre pesquisadores(as) incluídos(as) no diretório organizado pela ANPEd. Quanto à temática, nota-se dispersão e ausência relativa de questões que compõem a agenda educacional contemporânea. Teses e dissertações focalizam mais a condição feminina que o sistema educacional numa perspectiva de gênero. Esta particularidade foi também notada nas revistas especializadas em Educação. Por seu lado, as revistas feministas dão muito pouco espaço ao tema e disciplina da Educação. Daí os caminhos cruzados entre Educação e Estudos sobre a Mulher ou Gênero. O artigo conclui destacando os possíveis efeitos deletérios de tal fragilidade acadêmica no plano das propostas atuais sobre igualdade de gênero na educação.

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Publicado

2001-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caminhos cruzados: educação e gênero na produção acadêmica . (2001). Educação E Pesquisa, 27(1), 47-68. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100004