A "lei da vida": confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos

Autores

  • Joana Bahia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100005

Palavras-chave:

Evasão escolar, Campesinato, Religiosidade popular, Identidade étnica

Resumo

O artigo analisa o significado do índice de evasão escolar na vida de uma comunidade de pequenos produtores rurais, imigrantes vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha. A população do município escolhido é composta por 90% de descendentes de pomeranos, que lá chegaram no ano de 1847. Embora o Espírito Santo não receba mais alemães desde a década de 1870, essas comunidades mantiveram o uso de seu dialeto, suas festas, seus costumes culturais e maritais, a continuidade da narrativa da tradição oral camponesa, enfim, o modo de vida camponês. No contexto da imigração brasileira, nenhuma outra etnia se concentrou tanto em áreas homogêneas e compactas como esta, concorrendo para modificar a estrutura fundiária e a vida rural dos estados onde se estabeleceu. Este trabalho aborda a relação entre o uso de várias línguas (portuguesa, alemã e pomerana) e a religiosidade luterana no cotidiano do grupo, os padrões de transmissão da herança da terra e a consequente valorização destes elementos no ensino confirmatório empreendido pela igrejas Luterana e Missouri, como pontos que permitem compreender os valores sociais e educacionais mais importantes para o grupo na reprodução da sua condição campesina. São examinadas as representações do grupo acerca do papel social desempenhado pela escola, pelo professor e pelo pastor, e sua relação com os elementos mantenedores de seu ethos camponês: a obediência às regras de reciprocidade, a conformidade com os princípios de hierarquia (autoridade paterna e pastoral) e a solidariedade com parentes e vizinhos.

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Publicado

2001-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A "lei da vida": confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos . (2001). Educação E Pesquisa, 27(1), 69-82. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100005