O mundo de Ronald McDonald: sobre a marca publicitária e a socialidade midiática

Autores

  • Isleide Arruda Fontenelle UERJ; Laboratório de Políticas Públicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100010

Palavras-chave:

Propaganda, Publicidade, Socialidade midiática

Resumo

O palhaço Ronald McDonald -- uma das imagens de marca da Corporação McDonald's -- é tomado como paradigma para pensarmos as relações entre mercado, mídia e entretenimento, as quais tem uma ligação direta com o que estamos conceituando como "socialidade midiática". Enquanto uma metáfora ideal de uma propaganda que parece não querer mais fazer sentido, a história do palhaço nos permite desvendar os sentidos contidos em duas das principais práticas do marketing moderno, a propaganda e a publicidade, revelando-nos como, entre o nonsense da propaganda contemporânea e uma publicidade que fundiu realidade e ilusão, há uma relação visceral entre mídia e publicidade, que estabelece uma nova forma de comunicação, na qual o sujeito torna-se apenas um meio para fins que ele sabe quais são, mas, paradoxalmente, age como se não soubesse. Tal paradoxo é revelador de uma forma de subjetividade profundamente marcada pela mídia enquanto agente socializador, na medida em que a atuação da mídia como mediador da socialidade contemporânea acabou por alterar o nosso universo perceptivo, saturando o nosso imaginário de uma forma radicalmente nova. Some-se a isso o fato de que a "socialidade midiática" implica uma nova forma de representação do sujeito no registro do "espetáculo", no sentido de que "estar na imagem é existir". Desnecessário dizer o quanto essas questões precisam ser contempladas pelos estudos contemporâneos sobre os processos de socialização e o quanto são desafiadoras para aqueles que atuam no universo da educação.

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Publicado

2002-06-01

Edição

Seção

Em Foco: Educação e Sociedade Midiática

Como Citar

O mundo de Ronald McDonald: sobre a marca publicitária e a socialidade midiática . (2002). Educação E Pesquisa, 28(1), 137-149. https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100010